2 em 1: Philips divide tela 3D para jogadores
Início » NOVOS PRODUTOS » TV » 3D » 2 em 1: Philips divide tela 3D para jogadores

2 em 1: Philips divide tela 3D para jogadores

Durante seu evento mundial em Barcelona, a Philips aproveitou e mostrou alguns conceitos experimentais. Um dos mais intrigantes foi colocar em tela cheia um game exibido originalmente em tela dividida, para dois jogadores. Será que funciona?

Marcelo Natali,  gerente técnico de produtos da Philips (o “Geekmeister”  da multinacional holandesa no Brasil), explica para o Ztop/Zumo como o sistema funciona.

A sacada é boa. Como o lance já estava lá – é só usar lentes iguais para os dois olhos e apenas um dos dois canais visuais aparece para quem vê – os engenheiros colocaram para funcionar. O melhor é que vai custar apenas o preço dos óculos, pois a tela em um jogo dividido aparece mais ou menos como um vídeo 3D em uma TV comum. Com uma diferença crucial: os consoles apertam as duas telas usando a resolução máxima da TV.

Por exemplo, em Resident Evil 5, é possível jogar com tela dividida. Cada pedaço da tela tem metade da resolução total da tela. A TV 3D da Philips, na versão modificada que vimos, pega as metades do quadro e coloca em tela cheia. Porém, em um vídeo 3D, os quadros são espremidos em resolução máxima cada um, para aparecer em alta definição na hora da exibição. Como a opção de tela dividida para dois jogadores usando a polarização 3D nunca foi utilizada, os games não prevêem esse uso, usando só metade do que poderiam.

Notem que o jogo de demonstração não foi o melhor exemplo de qualidade gráfica. É um jogo de corrida bem xexelento do Sonic, rodando no Wii. Esse festival de serrilhados ruins não refletem a qualidade real da tela. Certamente com um jogo Full-HD a coisa seria bem mais bonita. Imaginem Gears of War 3 com um negócio desses…

Essa deficiência de resolução nem seria percebida no calor dos combates. De novo, dar o que o consumidor de verdade quer é o foco primordial que a Philips tem perseguido. Chatões videófilos certamente vão inflamar o mimimi sobre a resolução, mas nenhum moleque de 12 anos ou marmanjo empolgado vai lembrar disso na hora de jogar.

 

9 comentários
  • Meu, pra quem até pouco tempo jogava numa tela de tubo com resolução 720X540 (se não me engano), isso é um luxo. A ideia é realmente interessante e, principalmente, barata.

    • Sabe qual a resolução das TVs de tubo padrão? 640×480 ENTRELAÇADOS. Só as TVs mais nutridas que tinham essa resolução. Curiosamente, vinham com um selinho bem do sem vergonha falando que eram HDTV ready. Como dizem na rede, tá de brinks, champz?

  • videófilos = videótas

    possuem visão além do alcance. visualizam coisas que nem um olho de águia consegue distinguir, geralmente a super imagem é resultado do seu ultra-cérebro gráfico.

    • A visão além do alcance pode ser, em um infinitésima escala, verdade. Mas existe mesmo uns vidiotas que acham bacana esnobar com aparelhos caros e baboseiras pseudo-técnicas. Tipo o povo que paga uma naba naqueles cabos Monster que tem a mesmíssima qualidade de cabos vendidos oficialmente no Brasil por uma fração do preço.

      Ainda bem que esse bando de aspirantes a geeks do lado negro da força prefere vagar pelas sombras em fóruns…

  • OMG, pq não testaram Killzone 3??? Já habilitado pra co-op com 3D???
    Pena que o 3D, a performance cai 5%, mas nada que um gamer desesperado por umas platinas vai notar!

    Além de não fazeram juz à tecnologia ao usar o wii… ¬¬'

    Mas tudo bem, agora precisamos de preços e prazos de entrega!

  • Tecnologia legal, mas “conceitual” demais.

    O nicho dessa tecnologia é restrito demais para ela chegar a ver as prateleiras do mercado.