No MWC 2015, o antigo estande da Nokia foi substituído pelo da Microsoft. Mas, porém, todavia, entretanto, a “velha” Nokia vive em outro pavilhão, demonstrando soluções de rede, mapas (o adorável Here Maps) e… o tablet N1, que roda Android.
Já falamos do N1 aqui quando ele foi anunciado no final de 2014: É uma peça de alumínio de 6,9 mm de espessura com acabamento em “natural aluminum” ou “lava grey” (traduzindo: prata ou preto), com tela IPS de 7,9″ (2048 x 1536) e que usa um processador Intel Atom Z3580 quad-core de 2,4 GHz. Tem ainda 2 GB de RAM, câmera traseira de 8 megapixels, Gorilla Glass 3 na frente para proteção contra riscos e arranhões e pesa 318 g.
Preço sugerido: US$ 250, mas é algo exclusivo do mercado chinês por enquanto – o modelo de demonstração tinha serviços Google, por sinal. Disse o demonstrador que a Nokia – que licencia a marca para a Foxconn, que fabrica e vende o tablet clone do iPad mini – pretende lançar o produto em outros mercados este ano.
De qualquer modo, é uma experiência um tanto curiosa ver a velha marca de dispositivos móveis em um novo produto que nada tem a ver com sua antiga divisão (hoje pertencente à Microsoft, claro).
O mais interessante do Nokia N1 é a adoção nativa do Android Lollipop (algo quase impensável na Nokia antiga, salvo a resistência de 2014) com o Z Launcher como interface principal (ele organiza os apps por ordem alfabética e para abrir ou ir direto para o que você quer basta desenhar com os dedos a letra inicial do aplicativo ou serviço).
Mais fotos do tablet da “velha Nokia” 🙂
[Nokia N1]
possibilidade de vir ao Brasil?
E, IMHO, 8″ (e valores próximos) é o tamanho ideal pra compatibilizar peso, tamanho de tela e maneabilidade.
chance brasil? -550?
🙁