A Amazon lançou ontem no Brasil a versão atualizada do seu leitor de e-books Kindle Paperwhite. Tá, o que que um e-reader tem de novo? No caso desse Paperwhite, a resposta é velocidade (e uma tela com maior contraste!)
O modelo, que agora está sendo vendido apenas em sua versão com Wi-Fi pelo preço sugerido de R$ 479 (o modelo com 3G não chega às lojas brasileiras por enquanto), representa um bom avanço em comparação ao Paperwhite anterior (que já era ótimo, diga-se de passagem). É mais rápido e a tela de 6″ é bem mais nítida e clara – e continua sendo uma excelente alternativa para ler livros sem distrações (tablets e celulares – mesmo com o app Kindle – estão sempre online e com outros apps mais divertidos, além de toda uma internet, para tirar a atenção das páginas).
Fisicamente, tem as mesmas dimensões (169 mm x 117 mm x 9,1 mm) e quase o mesmo peso do Kindle Paperwhite anterior (206 gramas, contra 213 gramas) e design minimalista com acabamento em plástico reforçado.
O armazenamento não-expansível de 2 GB continua (segundo a Amazon, é suficiente para mais de 1.000 livros na memória interna do aparelho). Na parte traseira, sai a inscrição “Kindle” da anterior, entra o “Amazon”.
Embaixo continua igual: botão de liga/desliga, LED indicador de ligado/carga da bateria e uma porta microUSB para recarga/sincronia com o computador (se quiser).
A tela é o principal destaque: o e-ink usado deixa a tela mais nítida e com maior contraste. Parece papel mesmo. Aqui vemos a tela do novo Paperwhite em um ambiente iluminado sem nenhum brilho…
…com brilho médio…
… e com brilho máximo:
Ver o Paperwhite sozinho talvez não dê a percepção correta do avanço na tecnologia da tela. Aqui, os dois Kindles – o novo à esquerda e o antigo à direita:
Um detalhe da tela do Kindle anterior, recortado da imagem acima:
E do Kindle Paperwhite novo: percebe-se a mudança na resolução das fontes também.
Como disse lá em cima, a traseira também mudou:
Além da tela, o novo hardware usado no Kindle Paperwhite novo é mais veloz na transição de páginas. Fiz um vídeo rápido de demonstração: à esquerda, o Kindle Paperwhite novo, à direita, o modelo anterior.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=MP15p-tkr9c]Além disso, o Kindle Paperwhite novo traz algumas novidades no software, como a capacidade de organizar livros e textos em coleções. As mais importantes (pra mim) são o acesso mais rápido a referências – seja na Wikipedia…
…Ou no Dicionário…
E, finalmente, notas de rodapé que podem ser vistas na página que você está lendo, sem precisar ir até o fim do capítulo e voltar.
A chegada do novo Kindle Paperwhite não muda a estratégia de vendas da Amazon para o aparelho no Brasil: ele continua a ser encontrado em livrarias e lojas de informática pelo país e no Ponto Frio online. Pô Amazon, quando teu comércio eletrônico pra valer chega, hein?
O principal concorrente do Kindle Paperwhite hoje é o Kobo Aura HD – o modelo Kobo Aura, mais simples e mais parecido com o Paperwhite, tem lançamento previsto só para 2014 no mercado nacional.
[Amazon]