Tizen existe: sim, o sistema operacional reencarnado do MeeGo mostra as caras em um estande dedicado no Mobile World Congress (e com demonstradores sem a menor paciência para falar com qualquer pessoa no último dia de feira).
Ao mexer em um modelo da Samsung com Tizen e interface TouchWiz só dá para prever uma coisa: com compatibilidade com Android, poderia dar trabalho em algum momento com o Google. Mas acredito que o papo de bastidor/teoria da conspiração de que a venda da Motorola ajude a pôr um freio nos ânimos da Samsung em tornar Tizen em algo viável.
Veja as fotos e tire suas conclusões:
(só trocaram “widgets’ por “mini apps”)
Tinha um modelo da ZTE, apenas para efeitos de comparação, com uma interface mais “crua”:
E o icone de contatos do ZTE? tsc tsc tsc…
Espero que seja um fracasso, enquanto houve sistemas que nasceram para serem parecidos outros eu desejo que fracassem, diferente do Ubuntu OS que é original
Será que vai rolar um update pro Nokia N9 ??? (espero que sim!!!)
Acho difícil, porque Tizen não é Meego e a Nokia transformou o mesmo em “pesquisa de laboratório” o que é uma maneira sutil de dizer que ele vai para o vidro de formol e ser esquecido em algum arquivo morto da empresa.
Acho muuuito difícil, pelo menos oficialmente. Já um hack da vida…
ficou muito parecido com o firefox OS, olhando de relance . tenho um maemo 4.0 , na forma de um nokia N810..Eu gostava dele, parecia na epoca o sucessor natural do symbian…mas a nokia não investiu nele e nao foi a frente depois do maemo 5 do Nokia N900. perdi a fé que esse sistema ainda possa achar seu lugar no mercado,no momento uso android e tenho vontade de testar wp8..fé talvez no ubuntu,ma deve virar um smart de nicho
Sempre menciono quea concorrência é excelente para o consumidor. Quando era só o PalmOs, veio o windows mobile prometendo o “pc em suas mãos” e desbancou o palm. Depois o iPhone, Android e Windows Phone. Se a Nokia tivesse investido no Maemem aparelhos high end (com multi-tarefa real e personalização quase ilimitada), teríamos mais um grande player. Mas preferiram morrer nos braços da microsoft e o resto é história (Parabéns, Elop).
Sobre o Tizen, a samsung tem uma alternativa de baixo custo ao android. Ela nunca propaga o sistema, apenas “samsung galaxy” – e é isso que as pessoas desejam e compram, um galaxy.
Não importará se ele vier com tizen ou androis, já que a touchwiz disfarça o que está por “baixo”
Sim, sim concordo… Se rodar Watts App, Instagram e Twitter, entrar no Facebook e der pra jogar Angry Birds tá valendo!
O que a Samsung ganharia tento um sistema somente dela?
O mesmo que a Apple: um maior controle sobre o seu ecossistema de hardware/software, além de não ter que pagar royalties e/ou aguentar desaforos do tio Larry.
Fora isso, vale a pena lembrar que o Tizen não é um produto da Samsung e sim um sistema aberto apoiado por outras empresas como a Intel, Panasonic, ZTE e até operadoras como a Sprint, Orange e NTT Docomo.
Acho que o grande desafio do Tizen e de similares como o Firefox OS, Ubuntu Mobile, etc. é que o mercado de smartphones/tablets talvez se comporte como o de consoles de jogos, ou seja, nos dias de hoje o mercado não seja capaz de absorver mais do que três grandes plataformas (Sony, Microsoft e Nintendo) e, no nosso caso, essas três vagas já estão preenchidas pela Apple, Google e Microsoft.
Pior que eu pensei que fosse um ‘fork’ do Android, estilo da Nokia… é a cara do tema dela…. mas um outro sistema. A falta de aplicativos, atualizações, etc, isso sempre é problema.
AFAIK o Tizen é uma evolução do Meego que foi a fusão do Maemo da Nokia com o Moblin da Intel.
Ah sim, ainda existe o Sailfish Jolla q alguns consideram o sucessor do Meego (http://en.wikipedia.org/wiki/Sailfish_OS)