O dia zero do Mobile World Congress começou agitado.
No meio da tarde em Barcelona, a Huawei teve um show interessante com seu Ascend D e a promessa de ultravelocidades em quad-core. Logo depois, na confusão da Sony (com gente sentada pelo chão e muito jornalista em pé no fundo para ver meia hora de apresentação morna), foi impossível ver os novos Xperia de perto – nada também que chame muito a atenção, apesar de os aparelhos serem bem bonitos – e correr para a HTC as 21h no horário local.
Nunca tinha visto um keynote de Peter Chou, CEO da HTC. E, bem, ele poderia ter ido, digamos, pelo avançado da hora, direto ao ponto.
Falou de experiências de vida. Da importância do celular/smartphone na vida da gente. E falou do HTC One. Por uns 40 minutos.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=dUKwGPqt14M]De um conceito. De como a música é boa no aparelho. De como as fotos são boas e rápidas nele. De como a interface nova Sense 4 é maravilhosa. Falou, falou, falou. Cadê o aparelho, sr. Chou? Calma.
Falou ainda do lançamento simultâneo mundial do HTC One em mais de 140 operadoras pelo mundo (vejo Oi,Tim e Vivo na imagem abaixo).
HTC One, no fim das contas, é uma família de dispositivos. Hoje são três:
HTC One X, topo de linha, monstro quad-core de 1,5 GHz (Tegra 3), 4,7 polegadas de tela HD, Android 4.0 (não precisava de HTC Sense, na minha opinião), câmera de 8 megapixels com lente f/2.0 (super luminosa), som Beats Audio, capacidade de fotografar enquanto se filma um vídeo. Terá ainda uma versão com processador Qualcomm Snapdragon S4 com conectividade LTE.
É esse bonitão abaixo:
É ultrafino (8,9 mm) e atrás tem uma pequena protuberância para a lente da câmera. O corpo é estilo único (unibody) em policarbonato.
Diferente dos foblets, o HTC One X tem uma tela de 4,7 polegadas que, apesar de grande, não parece um monstrengo perdido quando você o segura: talvez pela espessura muito fina e o vidro levemente curvado, ele pareça menor – sem perder o conforto visual – na mão.
Mas a câmera do HTC One X é incrível. Rápida entre cliques (0,7 segundo para o primeiro disparo e clique-clique-clique sequencial) e para focar (0,2 segundo para focar).
A imagem é um dos pontos importantes da família One.
Veja a demo de foto que fiz com o irmão menor, o One S (piadinhas à parte para one-ass, ok?)
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=f_EFakostPs]O One S é parecido com o X, só que menor, com tela de 4,3″ e processador Qualcomm Snapdragon dual-core de 1,5 GHz. Tem corpo unibody em um material chamado pela HTC de Ceramic Metal bastante resistente, bonito e diferente de quase tudo que tem no mercado hoje em smartphones. E apenas 7,9 mm de espessura.
A aposta da HTC com a linha One é alta. Tem que tentar bater a Samsung, que vem liderando o mercado Android sem fazer muito esforço. Tem que bater os concorrentes chineses, que vêm com força e preço. E tem Apple e – por que não – Nokia correndo em paralelo. Tudo depende, agora, do preço que a HTC colocar nos One. E se realmente vai conseguir entregar em abril, na promessa do CEO Chou.
A HTC ainda mostrou o One V, mas não consegui vê-lo de perto – fica para amanhã no primeiro dia de Mobile World Congress.
Obrigado amigo, gostei da noticia, agora no aguardo do lançamento na china para comprar como comprei meu htc sensation.
Quem a 5 anos iria imaginar que hoje falariamos "Nokia correndo em paralelo".
O mundo da voltas..
"Falou ainda do lançamento simultâneo mundial do HTC One em mais de 140 operadoras pelo mundo (vejo Oi,Tim e Vivo na imagem abaixo)."
Também vi o logotipo da Claro (não vi Telcel, o que é estranho – perdeu na nave-mãe, Carlos Slim Helú?).
Certo, mesmo, só podemos dizer que Oi e Vivo trarão para o Brasil, afinal teoricamente a TIM pode levar apenas para a Itália e a Claro pode deixar apenas em alguns mercados.
Estão três logos da Claro acho que ela lança no Brasil e lembro que a Claro tb é do Carlos Slim…
Creio que quis se referir a Telmex não? Porém a Telmex é o braço de telefonia fixa do bilionário Slim, a empresa de telefonia móvel, proprietária da Claro, chama-se América Móvil.
Nenhuma novidade da HTC para o sistema do Windows???????? Que pena
Cacildis! Eles largaram exclusividade com a Qualcomm?!?
Nem na concorrência pelos Nexus (Nexii?) eles abriram mão do Snap.
O dual-core do One S é S3 ou S2? Ou é um dual-core S4 (com krait)?
haha, não vejo a hora de sair o Xiaomi Phone 2 com krait :p
hmmm
O dual core do One S é S4 (Krait). O desempenho em apps que não aproveitam os quatro núcleos do Tegra3 vai ser melhor no One S que no X… (igual o dilema nos PCs quatro~seis anos atrás).
E o One X com LTE e Krait vai se chamar One XL.
O design, acabamento e qualidade da HTC se equipara com a Apple e Sony, o resto é lixo industrial!
Samsung aprende aí como se faz um celular fino DE VERDADE!
[…] fazer barulho com o anúncio do seu novo smartphone Nokia 808 PureView que, ao contrário de alguns concorrentes, não se limita a oferecer mais do mesmo e sim algo realmente novo que pode revolucionar o conceito […]
Hum, nunca acreditei muito nos HTC, mesmo que fossem os tops la fora, a marca nunca me fez dar muito credito.
Mas acho que to mudando de ideia. Essa historia de que o marketing é o rei da floresta é verdade…
[…] mundo quer um aparelho celular topo de linha. Mas nem sempre o que se quer é o que se tem. Não tem problema: para isso, […]
Esperando lamçar aqui no Brasil! Mto ansioso pra pegar o ne x ou one s
[…] de 720 x 1080 pontos – a mesma resolução usada nos concorrentes Samsung Galaxy S II e HTC One X (respectivamente, com telas maiores de 4,8″ e 4,7″). Na prática, isso significa ver […]
[…] os planos de lançamento de novos aparelhos – incluindo a nova linha de smarpthones Android One – está […]
[…] hoje no mundo capaz de concorrer com o S III em hardware e recursos não será lançado por aqui, o HTC One X, por conta da recente desistência da fabricante […]
Henrique,
boa tarde.
Sempre leio seus posts e gosto da sua analise sempre precisa e imparcial. Pelo que percebi, você possui o HTC One S e tenho interesse em adquirir um deste nos EUA. Mas andei lendo sobre dois problemas que este modelo possui, o primeiro é uma instabilidade no botão Home Screen e outro a baixa recepção de sinal, em uma pesquisa simples na internet você encontra alguns relatos sobre estes problemas. Queria saber se você já teve um destes problemas aqui no Brasil e se o modelo que você possui foi adquirido na Europa ou nos EUA.
Obrigado !!
opa. comprei o meu One S em Taiwan. Não tive nenhum dos problemas relatados, e o aparelho funciona bem como modem (algo raro nos Androids hoje) além de hotspot Wi-Fi. O que eu não gosto? o modo chato que ele gerencia telas iniciais (deveria ter um bloqueio disso) e a câmera (que é muito rápida) para tirar fotos em HDR.
Henrique,
Ok, valeu pelo retorno!!! abs