Echo Show 8 é o novo alto-falante conectado da Amazon com tela com a assistente virtual Alexa. Como o nome diz, é um modelo com tela de 8 polegadas. Ou uma TV portátil na sua mesa do escritório.
Vale lembrar que é o quarto produto da família Echo a ser lançado por aqui – cinco meses atrás tivemos a chegada dos Amazon Echo, o Echo Dot e o Echo Show 5 no anúncio da Alexa em português (notícia que já tinha adiantado no meio do ano passado).
O que fazer com o Amazon Echo Show 8?
O Echo Show 8 é um dispositivo de mesa, que precisa ficar ligado a uma tomada o tempo todo. Eu deixo na estante da sala ou na mesa do escritório – caso das fotos desse post – porque é útil para servir como um rádio-relógio grande, ouvir músicas durante o dia de trabalho e até ver séries em um momento de pausa. Ou pedir para a Alexa contar uma piada. Ou acreditar que a Amazon está ouvindo tudo que você fala no ambiente e colocar um chapéu de alumínio.
As principais funcionalidades do Echo Show 8 são:
- Assistir séries no Prime Video.
- Ouvir músicas no Amazon Music ou Spotify. No Amazon Music, dá para acompanhar letras, se estiverem disponíveis.
- Controlar dispositivos de casa inteligente, se você tiver algum – como as lâmpadas da Positivo ou os gadgets da Geonav, por exemplo.
- Acompanhar notícias (G1, UOL, CBN, Veja, Jovem Pan, entre outros). Ou, aqui em casa, pedir a previsão do tempo – acho que se olhar meu histórico de conversas com a Alexa, 99% dos pedidos são “Alexa, vai chover hoje?” – faz sentido nesse verão frio de São Paulo em 2020.
- Fazer ligações, vídeo conferências ou deixar recados para outros donos de equipamentos com Alexa que estejam na sua lista de contatos.
- Usar as skills para com jogos e vídeos (Galinha Pintadinha, Porta dos Fundos, Show do Milhão e Perguntados, entre outros), pedir comida no iFood, seguir receitas da Rita Lobo. Falar baleiês é um bônus divertido, mas um simples “Alexa, Boa Tarde” te faz sorrir.
- Complemento ainda com o item “Entreter sobrinhos pequenos por horas” (o complicado é a Analu, de 4 anos, falar “Alexa” e não “Alexia”. Fico imaginando como será essa geração que cresce com telas sensíveis ao toque e já se acostumando a falar com gadgets).
Voltando ao Echo Show 8: é, à primeira audição, um belo alto-falante com graves bem fortes. Segundo a Amazon, o Echo Show 8 vem com um alto-falante de neodímio de 2 polegadas com radiador de graves passivo.
Em cima do aparelho, controle de volume e um botão para silenciar a Alexa.
Atrás, o conector do cabo de força, uma porta de serviço microUSB e uma saída para fones de ouvido padrão 3,5mm. Vale lembrar que o Echo Show 8 vive conectado ao Wi-Fi da sua casa/escritório e permite conexão via Bluetooth com smartphones.
Eu configurei o Echo Show 8 direto na tela, com nome de usuário e senha, mas é possível simplificar esse processo com o smartphone com o app da Alexa conectado por Bluetooth).
Embaixo, número de série e selos de certificação.
O Echo Show 8 – como seu irmão Echo Show 5 – tem uma câmera integrada…
…que pode ser desativada com um botão no topo do dispositivo.
Echo Show 5 ao lado do Echo Show 8
Preço e disponibilidade
O Amazon Echo Show 8 está à venda a partir de hoje (4) pelo preço sugerido promocional de R$ 749 até dia 16 de março. Depois, volta ao preço regular de R$ 899.
[Amazon]
[…] inteligentes Echo (3a geração) e Echo Dot, assim como os “alto falantes com tela” Echo Show 8 e Echo Show 5. Falta ainda o Echo Studio, alto-falante de maior qualidade de som, que passou na […]
[…] especificações técnicas, o Amazon Echo Studio é uma grande caixa de som que faz tudo que os dispositivos com Alexa fazem. Tem três alto-falantes direcionais, sete microfones, um woofer de 5,25″, potência máxima […]
Acho meio ridículos esses “assistentes” . O conceito é bom, mas na prática, não servem pra muita coisa, a utilidade ainda tem que evoluir para além da previsão do tempo (que você pode ter na tela do seu celular), buscas em comando voz (que não raro não são entendidas) e comando de lampadas em casas “conectadas”. Em suma esse treco ainda tem que tomar algumas doses cavalares de A.I para mostrar a que veio, por enquanto é mais uma coisa pra se mostrar para os amigos quando te visitam, tipo aquele assistente de estacionamento para carros que você usa uma vez e depois…..
…se fossem baratos, pq não? acho que gastar 900 pilas num gadget que é mais uma “bobagem legal” do que realmente útil é questionável…
fico pensando em ter um deste no quarto, e você tendo aquela conversa com a patroa. https://media1.giphy.com/media/ZbUIi5RuPahtCN90OL/giphy.gif
dá pra usar essa câmera em videochamada? quais apps?
Dá sim. Mas se não me engano só entre os Echo e dispositivos com app Alexa (que baixa na play store)
meu problema nem é a falta de uso, mas o monitoramento constante de seus diálogos. Lembro dos comandos de voz aonda no Symbiam, mas eram sob demanda – você ativava o assistente pra então falar. Agora, ficam te ouvindo constantemente pra executar um comando que virá.
O título me lembrou da época em que meu amigo, de posse de um recém e caro PC 486 DX, sentou na cadeira e soltou: e agora, o que faço com isso?
falar do lançamento do produto é fácil 🙂
Lembro do meu 486 com 40 mHz com seus incríveis 4 MB de RAM e 540 MB de HD (ou Winchester como se dizia na época) no longínquo ano de 1994! Jogar Doom e Wolfenstein 3D era Flórida!
Faltou vir a versão de 10 polegadas oficialmente!!! Lamentável ter entradas micro-USB e DC-IN!! Deveriam ser apenas USB-C, bem mais moderno e prático!!!
Pena n contar com bateria, seria ótimo poder colocar ela em qualquer ambiente sem necessidade da tomada. Fato da tomada limita muito a utilização.
ai você usa o celular
[…] vem com Netflix instalado (os Echo Show anteriores permitiam apenas acesso ao Prime […]