Hoje foi o dia de ir visitar a CEATEC. Em comparação com a Consumer Electronics Show, de Las Vegas, é um evento até que menor – não que isso signifique andar menos por enormes pavilhões. A boa notícia é que todas as grandes novidades (pelo menos para mim) estavam em um só local, o pavilhão 9, voltado aos eletrônicos de consumo.
Basicamente empresas japonesas lá: Panasonic, Hitachi, Toshiba, Sony, Pioneer, JVC com uma versão interessante da “guerra de formatos” – tanto HD DVD x Blu-Ray como plasma x LCD (essa parece que acabou, pois a maioria já fala sobre o assunto sem muito tabu e acha que plasma é pra grandes formatos de tela e LCD para menores). O que eu vi – e você vai ler a seguir no Zumo – de mais interessante:
- O MP3 player Rolly, da Sony, roubou TODAS as atenções.
- Telas gigantes em todos os lados. 103 polegadas na Panasonic, 108 na Sharp, 140 na Mitsubishi (protótipo LCD).
- Mas o tamanho da tela não é o mais importante agora: o que vale na disputa – e nem todas estão nessa briga ainda – é a espessura do equipamento. Vi uma TV LCD de 20 mm de espessura. Sim, 20 mm!
- Algumas novidades em câmeras, a maioria da Panasonic.
- TV digital no Brasil (sim, foi tema de uma conversa inusitada em português)
- E-paper colorido.
Do mundo “ocidental” de tecnologia, só um estande da Microsoft sem grandes novidades. O resto da feira é voltado para componentes, equipamentos, parte técnica que um dia fará parte dos nossos objetos de desejo. Fique ligado: muitos vídeos a caminho.
[…] Ceatec: o que vem por aà […]