[Ainda na CES 2018] Como sempre (e fetiche pessoal meu), o notebook Dell XPS 13 ganhou uma nova versão com algumas melhorias durante a CES 2018 e ideias interessantes da turma de Round Rock (válidas para outros produtos também) para dar uma cara nova ao modo que usamos o computador pessoal.
Fato é que o PC (independente do formato, notebook, 2 em 1 ou desktop) virou commodity após a ascensão do smartphone como reizinho da comunicação pessoal/entretenimento/trabalho móvel. Aproveitei a minha passagem pelo Yardbird (restaurante-QG da Dell na CES) e conversei rapidamente com Neil Hand, vice-presidente de estratégia de produto e inovação da Dell para tentar entender para onde esse mercado vai.
Comecei o papo perguntando onde está a inovação em PCs hoje. Neil Hand disse que existem dois caminhos para essa resposta: o primeiro é fazer seu notebook “valer mais a pena” com novos materiais, acabamento e sem perder a preocupação com a questão do preço e da performance. O segundo é que o modo de usar um PC mudou, e muito mais gente usa em casa, mas não do modo tradicional em uma mesa.
“Percebemos que as pessoas vêem menos TV e usam mais seus PCs”, disse Hand. Na prática, serviços de streaming fazem com que a gente consuma conteúdo na cama ou no sofá. “Um fabricante precisa adaptar o uso ao modo que o consumidor quer. Um notebook pode ser feito para não esquentar demais”, comentou.
Tanto que o XPS 13 (já à venda no Brasil por um pedaço do fígado e dois rins, mais ou menos) usa materiais para proteger o colo (ou a barriga) de quem o usa. O modelo continua com sua tradicional versão em preto com fibra de carbono, mas a Dell mostrou na CES a nova versão com acabamento em branco por dentro e “Rose Gold” (oi Apple!) por fora.
Mas não suja esse notebook branquinho? Não fica encardido?
A Dell diz que utiliza “uma camada de sílica cristalina sobre fibra de vidro” – o que dá um acabamento único e que evita manchas/sujeira conforme seu uso. Hand complementa dizendo que o isolamento térmico do XPS 13 foi melhorado, permitindo sua utilização sem se preocupar com o calor. “O XPS 13 já virou nosso produto icônico”, disse Hand.
Aproveitei o papo para perguntar por que a Dell ainda não mostrou nenhum produto “Always Connected” com processador Qualcomm Snapdragon – diferente dos seus concorrentes Asus, HP e Lenovo.
“Um notebook desses vem com a promessa de longa duração de bateria, portátil e de estar sempre conectado. Vemos que a demanda para algo sempre conectado é de 6% a 7% dos consumidores, o que não muda o cenário de forma drástica. Além disso, o mercado de LTE é basicamente europeu, então não vemos muito valor adicionado a esse produto”, comentou Neil Hand. “Um produto nosso como o XPS 13 tem duração de bateria de até 19 horas”, concluiu.
Fotos do Dell XPS 13
Bônus track
A linha 2018 da Dell (incluindo linhas XPS e Inspiron) se baseia em melhoria de tecnologias em três pilares: cor, som e streaming, em algo que a fabricante chama de “Dell Cinema”. Na prática, os modelos novos têm telas compatíveis com padrão HDR, melhor calibragem de som (WavesMaxx Audio Pro) e priorização de banda de internet para vídeo/streaming (deixando outras atividades em segundo plano, como sincronizar e-mails).
Aqui vemos uma demo de “Chef’s Table” da Netflix em um notebook com HDR desligado (à esquerda) e HDR ligado (à direita). Para a priorização de banda, a Dell usa uma solução da Smart Byte.
“Um notebook desses (Always Connected) vem com a promessa de longa duração de bateria,
portátil e de estar sempre conectado. Vemos que a demanda para algo
sempre conectado é de 6% a 7% dos consumidores, o que não muda o cenário
de forma drástica. Além disso, o mercado de LTE é basicamente europeu,
então não vemos muito valor adicionado a esse produto”
Se meu tradutor está correto, o cara da Dell quis dizer “Always Connected é um p*a trabalho pra vender pra meia-dúzia de três ou quatro em um continente específico”.
excelente tradução!
Cara, como professor fico babando neste tipo de notebook. Mas gostaria muito que possuísse caneta stylus pra tomar notas, fazer cálculos, preparar aulas. A Lenovo tem um modelo assim, mas seria interessante ter isso em outras fabricantes.
se não me engano, o XPS 15 (que não é vendido aqui…) vem com caneta stylus. e tem os da Samsung com caneta tb.
Quais da Samsung? Pensei que apenas o Lenovo vinha com caneta!
O recém lançado Notebook 9 Pen.
no Brasil, ele vai se chamar Samsung Style 2 em 1 (2018)
tem o Surfsce tb.
Qualquer modelo Pro, a partir do 3, aimda dãobom caldo.
Temos o Pro 1 aqui em casa, qje jádá sinais de cansaço – mas tem o bônus de usar a mesma caneta do Galaxy Note Tab (mais barata)
Pena que o Grosso desses modelos do vende lá fora.
[…] Fonte: Ztop […]
what a machine!
a vontade fica dividida entee ele e o Surface Pro