[CES 2019]
Passado: smartphones com notch/franja para acomodar sensores e ampliar a tela
Presente: smartphones com um furo na tela (ou um V ou um U) para acomodar sensores e ampliar ainda mais a área de visualização.
Futuro: smartphones com frente totalmente preenchida pela tela.
Estamos naquele estágio tecnológico em que sensores e câmeras frontais dos smartphones ainda brigam por espaço no topo dos aparelhos.
A Apple foi pioneira no notch com o iPhone X e manteve na geração seguinte, e o mundo inteiro copiou – Asus, Motorola, LG e inúmeras marcas chinesas. Em 2018, só a Samsung se mostrou ilesa ao dentinho acima das telas, priorizando uma pequena (e mais elegante) borda no seu topo.
Mas nem a Samsung está salva da tendência, já que disse em novembro que trabalha em novos tipos de tela – e devemos ver alguma do tipo “O”, “U” ou “V” no Galaxy S10 (ou mesmo no smartphone dobrável), a ser anunciado em fevereiro antes do MWC:
Andando pelos corredores da CES 2019, em Las Vegas, deu para identificar que algumas marcas já se adiantaram e têm modelos comerciais com o furo no canto esquerdo da tela – o que as classificaria como “telas O”. As telas “V” e “O” têm marcações no centro da tela.
O notch, para mim, é feio – acho invasivo demais, mas você acaba se acostumando com aquela faixa em cima da tela.
O furo (ou verruga ou NOTCH CIRCULAR, que nome horrível!) também é invasivo e ainda o vejo como uma solução paliativa, mas ainda é um pouco melhor (visualmente falando) que o notch (tem gente bem otimista com isso). De qualquer modo, para ver um filme ou jogar algo em tela cheia será preciso ajustar a proporção para não ficar com um buraco no caminho.
Enquanto a tecnologia de displays não evoluir para uma tela 100% cheia na frente dos smartphones e com a câmera frontal escondida embaixo da tela (e sem gambiarras, como uma parte traseira móvel que esconde a câmera).
Vi dois modelos da Huawei – o Nova 4 e o Honor View 20 (que tem um acabamento traseiro estupidamente lindo) – e um da HiSense, o U30 – com um furo tão grande que mais parece uma verruga.
A Huawei também tem o gigantesco Mate20 X, que tem uma tela em “O” centralizada, mais elegante que no canto esquerdo da tela – e suas três câmeras traseiras (mmm, Leica!).
Galerias de fotos abaixo.
Huawei Mate20 X
Huawei Nova 4
Honor View20
Hisense U30
Disclaimer: Henrique viajou a Las Vegas a convite da Samsung. Opiniões e fotos são nossas, assim como escrever textos com seis horas de fuso horário e torcer para não ter cometido nenhum erro de digitação no caminho.
[…] grandes marcas globais chinesas, a Huawei tem mais escala (e ousadia) em design. A Asus com a troca de CEO e história do fim da divisão Zenfone me parece uma […]
[…] para abrigar a câmera frontal. Blogs norte-americanos estão usando “hole punch”. Por aqui, já sugeriram “verruga”. […]
[…] Display) com bordas menores, taxa de atualização de 120 Hz e uma câmera interna do tipo “Infinity O” (popular furo na tela). O leitor de digitais segue na lateral do […]