Finalmente a Nikon acordou pras câmeras superzoom com a Coolpix P80, anunciada hoje nos EUA.
Tem zoom óptico de 18x (equivalentes a 27-486 mm em uma câmera 35 mm), resolução de 10,1 megapixels, LCD traseiro de 2,7″, ISO até 6400 (uau, olha o grão!), estabilizador de imagem, modos programa/automático/ manual/disparador mais 15 modos de cena, 50 MB de memória interna + slot para SD/SDHC, tudo por US$ 399,95 (preço sugerido nos Estados Unidos) a partir de abril nas lojas. Parece ser uma boa concorrente para a Panasonic Lumix FZ18.
Vamos esperar as fotos, pois comprei a Fuji S8000fd, que teoricamente, tem tudo para ser uma boa máquina, inclusive duplo sistema de estabilização da imagem necessário para quem vai utilizar os 18x das lentes, mas a Fuji errou no projeto pois o JPEG final, mesmo no chamado modo ultra-fine é muito compactado o que reduz sensivelmente a qualidade das fotos e continua pecando pois parece não pretender liberar o modo RAW apesar de ter feito dois update no firmware.
Então vamos com calma! afinal a Fuji não é uma empresinha qualquer assim como a Nikon. Espero que a Nikon não cometa pecados semelhantes.
Estou numa dúvida mortal entre adiquirir uma panasonic Lumix DMC-FZ18 ou uma nikon coolpix p80
A Nikon sempre teve tradição de grandes máquinas e lentes. Tive oportunidade de ter as duas nas mãos e percebi que em condições de melhor luminosidade ae utilizando o zoom a Nikon fez uma foto muito mais nÃtida e clara.
qual das duas?
Eduardo
acho que é uma questão agora de preço mesmo. a FZ18 já tem quase 1 ano de mercado, a Panasonic deve (espero) lançar uma substituta em breve. confesso que a vida toda tive câmeras nikon, hoje tenho uma canon S3 e, se fosse trocar de câmera hoje, pegaria uma FZ18.