O Bloom Energy Server ES-5000 seria ótimo pra ter em casa. Mas como não tenho 800 mil dólares sobrando, deixo a tarefa pro Google, Coca Cola, FedEx, eBay e outras empresas que já usam o caixote de alumínio pra gerar energia limpa usando células de combustível – e não é metanol ou hidrogênio: o combustível aqui é gás natural ou biogás.
Diz a Bloom Energy, que criou a tecnologia e apresentou-a hoje numa coletiva com a presença de tio Schwarzenegger, Larry Page e figurões dos primeiros clientes na sede do eBay, que cada caixa gera 100 kilowatts de energia – na definição deles, o suficiente pra fornecer eletricidade pra 100 casas ou um pequeno escritório. Precisou de mais energia, coloca mais um “servidor lá”. Retorno do investimento? 3 a 5 anos, com redução de emissão de carbono entre 40% e 100%, dependendo do combustível utilizado.
O diferencial da Bloom, ao que dá a entender, é que ela usa uma tecnologia de células de combustível de óxido sólido, mais barata e fácil de produzir (uma animaçãozinha em Flash mostra como funciona). Junte o gás/biogás, água e pronto: energia limpa, com baixíssima emissão de carbono (se for biogás, zero emissão de CO2). Problema: ainda é caro, claro. Nada que alguns anos de mais pesquisa e desenvolvimento não resolvam – e eu possa ter uma dessas em casa (e dizer “tchau, AES Eletropaulo”). Já pensou que legal?
800 mil dolares cada caixinha ou o conjunto todo como esta na foto??
cada unidade dessas que aparece na foto… argh!
[…] Fonte: UOL Tecnologia – RSS Leia o restante do artigo Gadget verde do dia: Bloom Energy Server ES-5000 […]
Torcendo ardentemente para funcionar!!
Fantástico.
Pela economia de escala, qdo produzir em série pode baratear…
Só falta saber qto vai ser a reposição do eletrólito!!!
Tem por 50 pau no mercado livre
Bloom Energy Server: o gerador ecolgico…
O Bloom Energy Server ES-5000 um caixote de alumnio pra gerar energia limpa usando clulas de combustvel e no metanol ou hidrognio: o combustvel aqui gs natural ou biogs. Diz a Bloom Energy que cada caixa gera 100 kilowatts de energia na definio deles, …
U$ 800.000 para 100 casas, U$ 8.000 para cada um, retorno em 3 a 5 anos, não achei caro, vou levar isso para o síndico do condomínio, aí sim, adeus AES Eletropaulo!!!!
Toh precisando de um desses lé em casa… Mas toh meio sem dinheiro.
Sempre quis uma alternativa a AES Eletropaulo, e o único jeito de acabar com esse monopólio, e abaixar o preço da energia elétrica. Concorrência é tudo. Ai ninguém mais vai colocar metas, falar que os reservatórios estão baixos,etc..etc… Sem contar a parte estética. Sempre achei muito horríveis esses cabos pelas ruas. Isso é coisa do século passado.
Gostei, muito util, poderiam colocar em brasilia quem o consumo de energia com fraude diminui heim.
qual o preço de reposição de cada celula dessa e qto tempo dura?