O Samsung Galaxy Core Advance não é dos smartphones mais recentes da fabricante coreana. Mas a companhia de Seul lançou uma linha de acessórios de acessibilidade para esse telefone – e isso é uma ótima notícia.
São três acessórios principais, ainda sem preço sugerido:
1) Optical Scan Stand: um “leitor” de materiais impressos. Ao inserir o smartphone na base, ele ativa um app de escaneamento óptico e reconhecimento de texto – e que lê o que está escrito em voz alta. Diz a Samsung que é um item útil para momentos em que quem tem problemas de visão está sozinho, já que basta encaixar o fone e o app começa a ler automaticamente qualquer coisa colocada ali embaixo.
2) Ultrasonic cover: é uma capa para o aparelho que ajuda a “detectar obstáculos e navegar por locais desconhecidos” enviando alertas por vibração ou voz. Funciona com objetos até 2 metros de distância e me parece com uma “bengala virtual” para quem tem problemas visuais – é meu favorito dos três.
3) Voice Label: tags NFC para serem colocadas em objetos e “falar notas de voz” sobre aquilo. Diz a Samsung que também pode ser usado para gravar breves explicações sobre como usar um eletrônico (mas pode ser confuso: usar um celular, tocar numa tag NFC que explica outra coisa me parece… complicado demais).
A Samsung diz que quer levar esses acessórios para outros aparelhos Galaxy no futuro. A conferir (E, por sinal, o Galaxy S5 será anunciado oficialmente aqui no dia 26/3).