A Samsung antecipou sua agenda de lançamentos e anunciou hoje em Nova York seus dois novos aparelhos topo de linha: Galaxy Note 5 e S6 Edge Plus. São dois aparelhos muito parecidos nas especificações técnicas, com pequenas diferenças de estilo e design, e que chegam ao mercado brasileiro em setembro.
O que eles têm em comum?
- Processador Samsung Exynos Octa core (2.1GHz Quad + 1.5GHz Quad), 64 bit.
- 4 GB de RAM (LPDDR4). A regra do quanto-mais-RAM melhor é bem-vinda sempre.
- 32/64 GB de armazenamento interno
- Tela de 5,7″ quad-HD (2560 x 1440, 518 pontos por polegada) – com a tela “escorrida” nas laterais do S6 Edge Plus
- Câmeras: traseira de 16 megapixels com lente f/1.9 / frontal de 5 megapixels (Também f/1.9)
- Bateria de 3.000 mAH com recarga rápida (incluindo sem fios) – Samsung diz que os aparelhos carregam por completo em 90 minutos (com fio) ou 120 minutos (sem fio).
- conectividade WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.2 LE, ANT+, USB 2.0, NFC.
- 4G: LTE cat. 9 ou cat. 6 (dependendo do país)
- Sensores: acelerômetro, proximidade, luz RGB, geomagnético, giroscópio, impressões digitais, barômetro Hall e HRM
- Não existe expansão de armazenamento nos dois aparelhos (argh)
- Muitas cores: White Pearl, Black Sapphire, Gold Platinum e Silver Titanium.
- Android 5.1
E de diferente?
- A tela do S6 Edge Plus é curvada nas duas laterais, escorrendo para o lado de fora (como do seu irmão menor S6 Edge, um favorito deste ZTOP).
- O Galaxy Note 5 tem caneta S-Pen integrada e apps de produtividade que aproveitam da stylus.
- Dimensões: o S6 Edge Plus é mais leve e fino (154.4 x 75.8 x 6.9mm, 153g) que o Note 5 (53.2 x 76.1 x 7.6mm, 171g).
Lado a lado e vistos de frente, são muito parecidos. Curioso notar que o time de design da Samsung fez a tela do S6 Edge Plus curva, assim como a traseira do Note 5 também é curva.
A apresentação da Samsung (com menos convidados do que de costume em comparação com feiras e com recepção fria da plateia para os novos anúncios) teve um foco muito grande no interesse do consumidor em telas grandes (mercado que a Samsung abriu as portas com o Note original em 2011). Some a isso a explicação de que o Note 5 é para quem procura um foblet (híbrido de smartphone com tablet) para multitarefa/produtividade e o S6 Edge Plus, para quem procura entretenimento/diversão na tela grande.
Segundo a Samsung Brasil, os dois smartphones serão lançados com fabricação local já em setembro. Nada ainda sobre preços, mas ambos entram em pré-venda nos EUA ainda hoje. Prefiro não especular valores, mas vai ser caro.
Em tempo: tenho material para hands-on dos dois produtos, mas talvez consiga fotos melhores logo mais em uma demo no Samsung Studio.
Galeria de fotos do S6 Edge Plus e do Note 5 juntos (clique para ampliar):
Disclaimer: ZTOP viajou a convite da Samsung. Fotos e opiniões são nossas.
Me pareceu um “downgrade” em relação ao Note 4. Bateria menor, sem SD, sem IR Blaster…
Em comparação CPU/GPU muito melhores, mais memória e memória mais rápida (LPDDR4), tela melhor, câmera melhor (frontal e traseira), fisicamente menor e uma construção superior.
Eu até sinto falta do SD Card e fico curioso pra ver como vai se comportar com uma bateria menor, mas não é como se o aparelho fosse realmente pior que do ano passado. Eles fizeram escolhas e em muitos sentidos ele está melhor que o Note do ano passado.
voto com o relator.
downgrade visivel em relação ao Note 4.