Galaxy S20 Ultra é o modelo mais avançado da linha S20 anunciada hoje em San Francisco e segue com a mudança de filosofia na linha de smartphones da Samsung – composta também pelos modelos S20 e S20+, o novo dobrável Galaxy Z Flip e os fones sem fio Galaxy Buds+.
Um dos temas principais da nova família é a qualidade da câmera, e o S20 Ultra promete muito com uma configuração quádrupla com 108 megapixels no sensor principal e zoom híbrido de até 100x – ótimo para impressionar os amigos e as garotas.
A série S20 traz uma pequena, porém essencial, mudança na filosofia de produto da Samsung.
Ano passado, a marca coreana consolidou sua linha de produtos nas famílias A (entrada e intermediários com recursos experimentais, como a câmera giratória do A80), M (entrada/intermediários com grandes baterias e foco em venda online apenas) e as três premium conhecidas (S, Note e a nova categoria Fold).
Onde está a mudança da série Galaxy S então? Falando com os executivos da marca aqui em San Francisco, dá para entender uma coisa primordial – câmera é o que o consumidor quer e pede (independente da categoria do aparelho). Ano passado, no S10, ainda chegou a existir o curioso modelo S10e, que era uma versão com menos recursos que os S10/S10+.
Em 2020, o “e” foi embora, e não é preciso ir longe para entender que existe uma intenção de uniformizar a experiência de desempenho para o consumidor entre os três tamanhos de tela – 6,2” no S20, 6,7” no S20+ e 6,9” no S20 Ultra. Todos com telas com taxa de atualização de 120Hz, que é algo bem-vindo, especialmente para games.
Os três modelos têm o mesmo hardware (no Brasil, com processador Samsung Exynos 990), baterias grandes (4.000 / 4.500 / 5.000 mAH respectivamente para S20, S20+, S20 Ultra), muita memória (S20 e S20+ com 8 ou 12 GB de RAM/128 a 256 GB de armazenamento; S20 Ultra com 12 ou 16GB de RAM e 128/256/512 GB de armazenamento). Os smartphones virão com carregador de 25W na caixa – o modelo S20 Ultra tem capacidade de 45W de recarga rápida, mas será um acessório separado. Ah sim: o conector P2 para fones de ouvido se foi para sempre – agora, use o fone com USB-C que vem na caixa ou fones sem fio 😉
Nas cores, a Samsung foi bastante conservadora com os novos modelos de smartphone, com poucas variações – cinza e preto estão em todas as variantes, azul no S20 e S20+ e rosa só para o S20. As bordas da tela seguem mínimas, com uma pequena redução milimétrica na base do display.
Na mão, o S20 e o S20+ dão uma sensação de leveza, e o Ultra, apesar do tamanho extra na tela, não passa o sentimento de “estou carregando um peso no bolso” (algo que o Galaxy Fold passa, por exemplo). Todos os modelos de S20 têm linhas visíveis nas laterais, parece uma homenagem ao histórico de design da marca desde o S7 edge, ficou muito bonito.
A grande diferença está mesmo nas câmeras – 64 megapixels na principal do S20 e S20+, 108 megapixels na do S20 Ultra. É uma estratégia diferente que lembra algo que já vimos no passado em outra marca do oriente: a Huawei.
Viagem pessoal minha, mas o S20 Ultra está para a linha P30 Pro (aquela que foi lançada no Brasil três dias antes de o Trump cortar as asinhas da Huawei com o mundo comercial ocidental, incluindo o Google), assim como o S20/S20+ está para a linha P30 “convencional”. Dois modelos para vender, um para ser aspiracional. Acho que vai funcionar: você vê o S20 Ultra e pensa que pode ser seu próximo smartphone – mesmo com o calombo da câmera na parte traseira.
Preços e disponibilidade dos Galaxy S20 para o mercado brasileiro não foram anunciados ainda, mas esperamos vê-los, seguindo a tradição da marca, já em meados de março para o lançamento oficial. A Samsung segue com a campanha intensa de marketing e comunicação focada em influenciadores (Anitta, Nana Rude, Coisa de Nerd, Giovanna Lancelotti, Marcella Tranchesi) durante o pré-lançamento do produto – que, como já disse, deve chegar em março.
Galaxy S20 Ultra: detalhes
Galaxy S20 Ultra: a câmera
A câmera quádrupla do S20 Ultra traz um prisma (como no Huawei P30 Pro) para trazer o zoom ao máximo. A Samsung chama de Space Zoom esse modo novo de zoom capaz de chegar até 100x (o P30 Pro chegava até 50x).
Não importa: você não vai usar isso – brincando com a câmera do S20 Ultra deu para perceber que é um truque de marketing que funciona extremamente bem. É metido a besta dizer que sua câmera tem um 100x enorme ali atrás.
O zoom híbrido vai razoavelmente bem até 30x (forçando a amizade um pouco) e depois é o show do borrão – quem usou um P30 Pro sabe bem como é. Mas não importa: é o recurso que serve para você chegar na janela de um apartamento e dar zoom até longe, impressionando os amigos (De novo, quem usou um P30 Pro…).
Mas o S20 Ultra tem algo que o P30 Pro nunca teve: um guia do zoom no canto da tela.
O controle do zoom pode ser manual, com movimento de pinça na tela, ou seguir a indicação do guia na base do display:
Parei no 30x aqui porque… era o melhor que dava para mostrar. Acima disso, o prisma não é estável e a imagem segue dançando pela tela (de novo, o guia no topo serve para indicar para onde você está vendo).
Galaxy S20: o recurso mais legal
A família Galaxy S20 traz alguns truques de software novo, como o Quick Share, para troca rápida de arquivos estilo Apple Airdrop entre dispositivos Samsung com Android 10, e Music Share, para usar um smartphone Samsung como uma espécie de “roteador” de música do Spotify em uma festa.
Mas o mais legal é o da foto acima: É o que a Samsung chamou de Single Take. Ao escolher esse modo na câmera, ele vai usar todos os recursos possíveis de câmera e IA do S20 para tirar várias fotos e vídeos de um momento, criando diversas opções para um resultado diferente/divertido ou até mesmo pegando detalhes que você nem imaginava. Vai fazer o maior sucesso em festas de aniversário de criança.
[…] O produto, como sabemos, é o smartphone Galaxy Z Flip, um modelo com design que se dobra ao meio, como o Motorola razr. Já tinha comentado aqui que seria interessante o timing de lançamento do Z Flip – os rumores (afinal, quase tudo que foi anunciado hoje no Unpacked apareceu antes via XDA Developers e outros sites) indicavam que o lançamento nos EUA seria agora, dia 14 de fevereiro – data já confirmada pela Samsung durante o Unpacked 2020. […]
[…] Samsung anuncia hoje (11), além dos smartphones Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra, os fones de ouvido sem fio (true wireless) Galaxy Buds+, nova versão do modelo lançado ano […]
[…] Z Flip. Note que não há entrada de fones 3,5 mm/P2, apenas o conector USB-C, como ocorre no Galaxy S20 Ultra e demais modelos da família Galaxy […]
[…] começou no dia do anúncio da linha Galaxy S20 / Galaxy Z […]
[…] Samsung anuncia hoje a chegada da linha Galaxy S20 ao Brasil – S20, S20+ e S20 Ultra, além do dobrável Galaxy Z Flip. Estou com uma unidade de testes do S20 Ultra, o modelo topo de […]
[…] Acredito que cada pessoa tem sua lista de prioridades na hora de escolher um celular. O topo da minha lista é a câmera. Precisava trocar o Samsung Galaxy S9 e optei pelo Galaxy S20 Ultra. […]
[…] Samsung anunciou hoje o lançamento global de edições especiais do smartphone Galaxy S20+ e dos fones Galaxy Buds+ dedicadas ao grupo/boyband/ídolos […]
[…] É a volta da marca ao mercado super premium, tentando criar alguma concorrência para Apple e Samsung na faixa mais alta de […]
[…] modelos com configurações parecidas, como ocorreu com o S20/S20 Ultra. Lançamento global dos smartphones em 21 de agosto, sem data para Brasil ainda (costuma ser em um […]
[…] indica que os dobráveis na Samsung são mesmo parte da família Z agora (lembrando: Galaxy Note/Galaxy S = topo de linha, Galaxy A/M = linha de entrada e intermediários), depois de um simples Galaxy Fold […]
[…] de linha – com um processador Snapdragon 865 no exterior (e 5G), mantém a estrutura que os S20 já tinham. Tem 128 GB de armazenamento interno e 6 GB de […]
Gostaria de ter ele mais a falta de entrada p2 me faz não querer ele kk nem o note 10 tem Tb agora se alguém quiser um top desses com entrada p2 só tem o s10 ou os anteriores da linha que já estão defasados e até já saíram de linha vacilo esses olho puxado pau no cu da koreia podiam fazer uma versão sem entrada p2 e outra com entrada p2 eles não faz pra ver se o povo compra essas boxta de earbud
Fico imaginando se eles pensassem em aumentar a espessura pra eliminar o calombo, de quebra, teria mais espaço pra bateria.
E ainda não gostei da qualidade dos fones BT, mesmo quando meu Note 9 já tem BT 5.0. Como ainda prefiro fone cabeado (e nem quero perder o investimento já realizado), estou a procura de um DAC usb-c.
O modo Dex ainda existe? Alguma novidade? Com tanta memória RAM talvez seja bom para editar vídeos com maior precisão ao conectar em um monitor.
sim, está lá. não falaram muito sobre, porém.
16GB RAM no s20 Ultra?? Deu-me vontade de trocar o PC antigo por este que é mais potente!! Se pudesse, faria este lance!! Meu PC tem apenas 4GB RAM e pena bastante em uso básico!! Ter o s20 Ultra no lugar seria mais vantajoso e econômico em energia, por exemplo!!!