Primeiro, o Samsung Gear 360. Passei quase meia hora brincando com essa câmera – um complemento para o Galaxy S7 – em um estúdio montado no stand da coreana. E é bastante divertido usá-la.
Tem toda a cara e jeito de uma webcam, só que com lentes dos dois lados, com 15 megapixels de resolução por lado. Não tem armazenamento interno e é preciso usar um cartão microSD.
São lentes olho-de-peixe, grande angulares, que enxergam 180 graus cada uma: a imagem é colada em tempo real pelo smartphone, conectado via Bluetooth ou Wi-Fi. A câmera funciona sozinha também, sem conexão ao Galaxy S7. E ela vem com esse simpático tripé.
Note no meio para o lado direito da imagem: tem uma quebra ali – é onde a costura de imagens é feita em tempo real (e imagino que esse não é o software final).
A Gear 360 tem quatro modos de uso e pode ser comandada pelo smartphone, via aplicativo, ou direto na câmera. Os modos são fotografia, vídeo, timelapse e vídeo loop.
Pelo app dá pra ver também quanto ainda tem de bateria.
A câmera da Samsung é bem simples de usar, com botões intuitivos: gravar em cima, uma tela minúscula com informações sobre modo de uso/espaço/tempo no cartão microSD, LEDs indicadores de atividade…
O controle é feito pelo botão Menu/Back, na lateral.
O tripé também se fecha e serve para segurar a câmera com a mão, sem atrapalhar a captura de imagem.
O tripé se desencaixa, podendo prender a Gear 360 a um tripé padrão.
Atrás da tampa com a marca Samsung…
Está a bateria, o conector micro USB para carregar o acessório e o slot para cartão de memória. A Samsung deve lançar o Gear 360 no Brasil junto com os novos Galaxy S7 (imaginamos que em meados de maio). Não tem preço definido ainda.
Quem também lançou algo similar foi a LG, com sua LG 360 CAM. O conceito é parecido, o hardware tem pequenas diferenças: duas câmeras de 13 megapixels com ângulo de 200 graus cada, 4 GB de armazenamento interno mais espaço para cartão microSD. Grava vídeos em resolução 2K com áudio 5.1 (são 3 microfones internos).
Segundo a LG, as imagens feitas com a 360CAM podem ser enviadas para o Google Street View e para o YouTube, graças a uma parceria com o Google. Não tem preço nem data de lançamento, mas deve acompanhar o LG G5, que chega em abril ao Brasil.
Nagano comenta: Essa câmera da LG se parece muito com a câmera panorâmica Ricoh Theta lançada no Japão em 2013 e recentemente renovada com o modelo Theta S . Seria a 360CAM uma sucessora ou mesmo um OEM?
Pode parecer estranho que uma empresa mais associada com soluções de impressão ter um produto desse tipo em seu portfólio, mas vale a pena relembrar que, em 2011, a Ricoh comprou a divisão de câmeras Pentax da Hoya, formando assim a Pentax Ricoh Imaging Company, Ltd.
Mas se você quer mesmo, mesmo, mesmo produzir conteúdo original em 360 graus para realidade aumentada, não vai ser nem a Samsung nem a LG que vão atender suas necessidades. É a velha e boa Nokia, com sua câmera Nokia OZO. É um modelo profissional, avaliado em… (argh) 60 mil dólares (são 500 GB de armazenamento). Sem mais comentários – e o design é cool pra diabos.
Correndo por fora, a Sony mostra em Barcelona seu conceito Xperia Eye. Nada 360, mas totalmente pessoal. É uma câmera (ainda protótipo) que fotografa seu cotidiano de forma automática e inteligente – detectando sorrisos, por exemplo. A ideia é que você use-a pendurada na camisa e ela faz o resto sozinha, e você vê (claro) as imagens em um smartphone Sony Xperia.
O conceito da sony é estranho, pois a GoPro já faz isso.
A Lg fez uma jogada interesse ao colocar 200° em cada lente e permitir uma área comum (400> 360°)
E não quero falar de preço pra não deprimir…