O LG G Pad 8.3, anunciado pela fabricante coreana na IFA 2013, mostra uma nova tentativa em investir no mercado de tablets com Android. Saem os modelos grandes (teve um em 2011 e mais recentemente, um com Windows 8), entra um fino, leve e com tela Full HD de 8,3 polegadas.
O tablet usa um processador Qualcomm Snapdragon 600 de 1,7 GHz quad-core, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, tem uma câmera traseira de 5 megapixels e uma frontal de 1,3 megapixel. Suas configurações lembram bastante o foblet Optimus G Pro, e a LG escondeu uma piadinha no nome do produto: além da tela ter 8,3″, o tablet tem 8,3 mm de espessura.
A interface segue o padrão LG usado nos demais smartphones da marca. O Android usado é o 4.2.2 “Jelly Bean”.
A parte traseira é construída em um corpo de alumínio, que pode ter acabamento em prata ou preto – a bateria não é removível.
Atrás vemos a câmera de 5 megapixels, os alto-falantes estéreo e logo acima a portinhola para o slot de expansão para o cartão microSD e a entrada de headset.
Ao lado, o controle de volume e o botão de liga/desliga.
A tela é o melhor recurso, à primeira vista: nítida, brilhante e sem grandes distorções de cor. Além disso, o tablet vem com um recurso chamado QPair, para parear o tablet com seu smartphone LG para receber notificações, responder mensagens e sincronizar abas do navegador entre os dois dispositivos.
A LG também criou uma capinha com encaixe magnético para o G Pad 8.3:
Que, como as SmartCover da Apple, liga o aparelho ao ser aberta e tem uma dobradura no meio para usar como apoio.
Esse é o G Pad 8.3 em preto (eu, particularmente, acho o branco mais bonito). A LG não divulgou o preço do seu tablet ainda, mas ele deve chegar às lojas no final do ano na Europa, Ásia e EUA.
Disclaimer: ZTOP viajou a Berlim a convite da Philips/TP Vision. Todas as opiniões e fotos são nossas.