No novo mundo das TVs , com definição monstro e tamanho gigante, costumamos esquecer que até dez anos atrás (ou menos) nossas telas eram menores.
A TV Semp LED 14″ HD (modelo LE1474W) une os dois mundos: uma tela fina e pequena de apenas 14 polegadas. É um modelo pequeno para ficar na cozinha ou instalar no banco traseiro do carro para distrair crianças durante uma viagem.
Ao tirar a TV da caixa, a sensação que dá é que estou lidando com um brinquedo: com toda a estrutura em plástico e pesando apenas 1,8 kg, é um produto extremamente leve, que dá para ser carregado com uma mão só. E fino também: mede apenas 35 x 24,4 x 6,3 cm.
Para dar uma ideia do tamanho, a TV de 14″ à frente da minha TV de 42″. O mais curioso: as duas têm a mesma resolução (720p, 1.366 x 720 pixels).
Como padrão nas TVs nacionais, o modelo da Semp vem com sintonizador digital integrado. Como a Zumocaverna é um buraco negro de sinal digital (analógico nem pensar), a TV até encontrou os canais, mas nada de imagem (problema meu, não da TV).
Ao ligar a TV de 14″ a uma fonte digital via HDMI, a coisa melhora: a imagem é boa!
E, ops, um pixel morto no canto inferior esquerdo.
O problema (ou solução!) de uma tela tão pequena é que a diferença de imagem em transmissão padrão para a em alta definição é mínima. Aqui, manobras de ginástica em HD…
Ao alternar para o canal SD, praticamente a mesma coisa. O canal em HD tem um pouco a mais de nitidez apenas.
E a TV pequena sofre do mesmo, velho e bom problema de ângulo de visualização da tecnologia LCD: de frente é lindo…
Mas se deitar no sofá ou ver de lado, não presta por conta da distorção de cores no painel.
Entretanto, observando melhor os detalhes da TV de 14″, dá para entender para que tipo de público esse modelo é direcionado: criança no carro (ou avó na cozinha!).
Nagano comenta: Para os olhos de alguns, esse produto pode parecer simples e até despojado, mas acredito que ele tenha o seu público principalmente entre taxistas, motoristas de caminhão, dentistas, vigia de cemitério, porteiros e até manobristas de estacionamento que adorariam ter um desses por perto para — numa horinha de folga — ver a novelinha das
oitonove ou o jogo da quarta feira.
O alto-falante central (2W RMS, bem fraquinho) fica à frente da tela…
Com um LED indicador de estado e o receptor infravermelho do controle remoto.
E as entradas de energia e de sinal de vídeo na traseira, assim como um suporte em um estranho padrão com dois pontos de fixação (note que essa foto foi feita com a tela ligada: dá para ver a iluminação do painel vazando por trás e o cabo flat ali na parte inferior).
Entradas de vídeo: uma porta USB (roda fotos e vídeos em pen drives), uma HDMI, uma vídeo composto e uma vídeo componente, além de entrada para antena externa/cabo.
Atrás da tela também ficam os controles de liga/desliga – canais – volume/menu – fonte de vídeo. Com a TV ligada, não precisa virar a tela para ver o que cada botão faz: pressione um e a TV mostra a sequência dos botões na tela.
Mas dá para usar o controle remoto, claro.
Por ser tão leve e básica (nada de smart tv! nada de internet! nada de 3D! só TV mesmo), a televisão reduzida da Semp vem com um acessório essencial na caixa: um cabo de força adicional 12V para ligar no acendedor de cigarros do carro.
O modelo da Semp já está à venda pelo preço sugerido de R$ 499.