HTML5 chega ao smartphone (via LG)
Início » SMARTPHONES » 3G » HTML5 chega ao smartphone (via LG)

HTML5 chega ao smartphone (via LG)

RESUMO

O primeiro celular da LG a vir com um navegador compatível com HTML5 é o Mini GD880, um smartphone básico com sistema operacional proprietário e um design monobloco que sai este mês na Europa.

O primeiro celular da LG a vir com um navegador compatível com HTML5 é o Mini GD880, um smartphone básico com sistema operacional proprietário e um design monobloco que sai este mês na Europa. Acredito ser a primeira vez que um fabricante de aparelhos destaca o HTML5 – padrão ainda em especificação – em um telefone.

O Mini é fabricado em uma peça única de metal. Tem tela de 3,2 polegadas sensível ao toque, 3G, Wi-Fi, Bluetooth, rádio FM, câmera de 5 megapixels e a já conhecida interface S-Class (em cubos, presente no Arena e no New Chocolate BL40, por exemplo). Até aí, as configurações já eram conhecidas (o aparelho foi mostrado no Digital Experience em março e deve chegar ainda este semestre ao Brasil). Hoje, a LG anunciou na Coréia que o Mini virá com o navegador compatível HTML5.

O browser Phantom, diz a LG, “oferece uma experiência de internet muito mais rápida e estável”. O navegador foi feito com padrões mais recentes do Webkit e, bem, permite até 10 janelas abertas ao mesmo tempo, roda JavaScript e Flash (yay!) e “como ser o primeiro feature phone compatível com HTML5, é compatível com Google Latitude, Gmail, Calendar, Maps e Buzz com as mesmas funcionalidades de um desktop”. A conferir, certo? Vi o Mini no Digital Experience e seu sistema ainda estava em fase de testes – e nem me lembro de terem citado HTML5 na época.

De qualquer modo, é mais um padrão chegando aos celulares via LG – a mesma fabricante que faz um monte de eletrônicos de consumo (celulares, TVs, Blu-ray players) compatíveis com DivX, por exemplo. Agora, aguardemos a resposta da Samsung (olá, Bada!) e um exemplar do Mini pra ver se realmente o navegador faz tudo que promete.

Ah, sim, sem previsão de preço pro Mini ainda.

Escrito por
Henrique Martin
7 comentários