Google Assistente contra o assédio | Favela X + Roblox | QR Code x caloteiros
Início » NEWSLETTER » Google Assistente contra o assédio | Favela X + Roblox | QR Code x caloteiros

Google Assistente contra o assédio | Favela X + Roblox | QR Code x caloteiros

RESUMO

Edição enviada em 06 de maio de 2022 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Bom dia. Em uma semana sem nenhum lançamento de smartphone no nosso radar (milagre!), queremos uma ajudinha: se tiver alguns minutos livres depois de ler a edição, responda este e-mail (para quem lê na web, manda um oi no Twitter) para a gente o que gostaria de ver novo ou diferente na Interfaces – só para termos um toró de ideias coletivo.

Não prometemos mudanças, mas sempre bom arejar a mente 😉 Obrigado! – Henrique

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

PASSADO…

Dois livros recém-lançados nos EUA dão alguma luz sobre a história da Apple – antiga e recente. O primeiro é “Build: An Unorthodox Guide to Making Things Worth Making“, de Tony Fadell – um dos pais do iPod e do iPhone. Tem uma pegada mais “coach de negócios“, mas traz detalhes sobre o desenvolvimento de produtos na Apple.

… E PRESENTE

Já “After Steve: 3How Apple Became a Trillion-Dollar Company and Lost Its Soul“, de Tripp Mickle, é uma boa reportagem de bastidores sobre como a empresa mudou desde a morte de Steve Jobs – tem até um pouco da fofoca de como sir Jony Ive deixou o design da Apple.

FUTURO BASTANTE VISÍVEL

A Apple já deixou a Intel para trás, o próximo passo é começar a desenhar e fabricar seus próprios modems – e a Qualcomm vai ser a vítima de um futuro próximo.

ACESSÓRIOS QUE VOCÊ ACHAVA QUE NÃO PRECISAVA

  • Já existem cabos USB-C capazes de carregar dispositivos a 240W – ou transmitir dados até 40 gigabytes por segundo. Só faltam os dispositivos compatíveis.
  • O teclado de copiar e colar código ganhou nova versão com… luzes RGB.
  • Popsockets, aquele suporte de smartphone, agora tem utilidade de verdade, com ferramentas integradas no modelo SOG.

PULSO

A Xiaomi lançou mais um smartwatch por aqui, o Watch S1 Active. Mais um com bateria que dura mais que uma semana, deixando donos de relógios Apple e Samsung com um pouco de inveja.

Bonitinho e cada vez menos ordinário (Xiaomi/Divulgação)

FOI

O YouTube Go vai deixar de funcionar – mostrando que o investimento do Google em Android para aparelhos mais básicos e com apps em versão “lite” já começou a ficar no passado.

2022 É O ANO DO LINUX

Todo ano é o ano do Linux, mas agora pelo menos está mais fácil (não que pessoas normais pensem em instalar Linux, mas isso é outra coisa).

ISSO É HORRÍVEL

Bichos robóticos encontram bichos de verdade. Parabéns a todos os envolvidos (quem tem gato e aspirador robô sabe o trauma).

3 REVIEWS

  • No GSM Arena, o tablet híbrido muito legal da Huawei.
  • No RPP, uma visão latina do projetor The Freestyle, da Samsung (falam bem, mas melhor esperar a próxima geração).
  • No Verge, como é um bom projetor de verdade.

ACHADOS AMAZON DA SEMANA

CULTURA DIGITAL

O QUE O GOOGLE FEZ CERTO ESTA SEMANA

O Google Brasil levantou dados e descobriu que 2% das interações consideradas mais “pessoais” com o Google Assistente envolvem algum termo abusivo ou inapropriado, com preconceito ou violência de gênero, homofobia e até mesmo sexo explícito.

Então agora o Assistente responde de volta com frases do tipo “O respeito é fundamental em todas as relações, inclusive na nossa” e até mesmo “Não fale assim comigo”. Um passo de cada vez para tentar ensinar o povo, nem que seja pelo assistente digital.

Amazon Alexa, sua vez.

PROTEJA SUAS SENHAS

Dia 5 foi o dia mundial da senha. Duas coisas legais: o mesmo Google Assistente agora alerta para senhas comprometidas no Chrome, e Apple, Microsoft e Google se uniram para tentar acabar de vez com senhas (curioso não ver o Facebook na lista).

CANTORA, MEMBRO DE CONSELHO DE BANCO E…

Defensora dos direitos autorais, Anitta entrou na propaganda do lobby antipirataria – bancado pelos EUA – no Brasil. Ah sim, ela também virou personagem do Free Fire.

PASSARINHO VOA

Tendência: jornalistas deixando de usar o Twitter.

SOBROU UM

Apesar da debandada das redes sociais e empresas de tecnologia em geral do mercado russo, o Snap segue firme e forte.

O mesmo não pode ser dito do site Chess.com – aí é motivo para revolta popular.

VAI SUBIR

Amazon Prime, nosso serviço amigo de entregas que vem com grandes extras (vídeo, música, games, livros), vai ficar mais caro pela primeira vez no Brasil.

A partir de 20 de maio, o preço passa a custar R$ 14,90/mês ou R$ 119,90/ano – ainda compensa o custo/benefício.

ATUALIZAÇÃO DE STATUS

A novela Elon Musk compra o Twitter segue sem grandes novidades: ele continua arrecadando fundos (incluindo de locais não muito amigos da “liberdade de expressão“), seu plano é não ter plano – talvez monetizar tweets virais e lançar o botão de editar. J

ack Dorsey finalmente se manifestou, mas sem falar muita coisa em um texto altamente editado por advogados. E, sempre bom lembrar, dono de empresa de mídia sempre é bilionário, não?

SARAJANE FEELINGS

Twitter tem um recurso novo: a Roda de amigos. Quem já abriu a rodinha para você?

NO MUNDO DOS MENSAGEIROS

Outra coisa que não imaginávamos: um Telegram Premium com mais recursos. E o WhatsApp lançou reações por emoji e as tais comunidades – menos no Brasil, por conta das eleições.

O QUE KWAI FEZ ERRADO ESTA SEMANA

Destacou fake news, claro.

CEMITÉRIO

O Facebook saiu do mercado de podcasts.

BRIDGERTON

Bridgerton, depois da fraca segunda temporada (leia-se pouca gente fazendo peladeza), virou uma experiência “de museu”. Será que tem uma sala escura real?

OH DÓ

Notícias que fazem críticos do capitalismo dar risada: a queda do número de assinantes da Netflix deixou os empregados TISTINHOS.

HORA DA PRIVACIDADE

Mais uma história do app de pegação Grindr vazando dados – e com informações sensíveis fáceis de encontrar à venda (prato cheio para países que perseguem a população LGBTQIA+).

Mas até mesmo quem quer cuidar da saúde mental encontra problemas de privacidade – e, nos EUA, a questão da provável derrubada de Roe x Wade vá levar a preocupações maiores de privacidade para quem quer fazer um aborto. Nada bom.

CAME-L-Ô

O Cameo, o OKanal dos gringos, demitiu um monte de gente. E que fim levou o OKanal, hein?

GAMES


RETRÔ

O Jam.gg, site de retrogaming, chegou ao Brasil com mais de 100 títulos diferentes e a possibilidade de jogar em grupos.

GAMEFLIX

Na luta contra a perda de assinantes e a crescente irrelevância de títulos do seu acervo, a Netflix agora tem uma aba de games nos celulares. A Input Mag jogou todos e disse a que veio essa nova tentativa.

JOGUINHO

Videogame não é coisa de criança há um bom tempo, mas agora foram longe demais com a adaptação do controle de brinquedo da Fisher-Price em um controle funcional.

ROBLOX, O REAL METAVERSO

A ONG Gerando Falcões vai usar o Roblox em seu projeto Favela X – que leva tecnologia de ponta para crianças de favelas. O jogo Missão Favela X será criado dentro do Roblox em mais uma maneira de acessar públicos jovens.

LISTA DE LEITURAS LONGAS


PARA TE LOTAR DE ABAS ABERTAS

  • Na Real Life, uma análise de como os gadgets que monitoram o sono podem mais atrapalhar que ajudar.
  • O Morning Context traz um balanço do estranho, bizarro e talvez ilegal mercado de dados da população indiana.
  • No NYT, um perfil de como Tucker Carlson virou símbolo da mídia de direita.
  • Na Vanity Fair, uma roteirista de Grey’s Anatomy pode ter… mentido.
  • A Protocol pergunta: você pagaria para acessar uma rede social?
  • No 60 Minutes, a campanha Birds Aren’t Real em vídeo.
  • A Bits To Brands testou o app Be Real (nós achamos o app bem chato).
  • Na Wired, um perfilzão (mais um) do império da Shein.

TECHBIZ

WEB IN RIO

O Web Summit, seguindo a tradição de eventos globais virem para o Brasil e se tornarem irrelevantes, terá uma edição no Rio de Janeiro em 2023.

SEM NDA

A Salesforce liberou os funcionários de contratos de confidencialidade em casos de assédio ou discriminação.

QUEM DIRIA

Que o mercado de NFTs iria despencar tão rápido.

GRANDE USO DO QR CODE

Os editores da Interfaces de 10 anos atrás estariam estupefatos ao saber que o ridículo (na época) QR Code seria algo relevante (e funcional!) em 2022 – e usado por advogados para bloquear conta de igreja televisiva que deve na justiça.

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.