Feliz ano novo!
Todo mundo comemorou demais o natal e o réveillon e agora metade dos nossos conhecidos pegou Covid ou gripe.
Mas a verdade é que nesse intervalo de duas semanas muita coisa mudou em relação ao principal evento do mundo dos eletrônicos de consumo, a CES.
O avanço da variante omicron (a gente falou disso lááááá em… novembro?) fez primeiro que os sites de tecnologia (Verge, Engadget) desistissem de cobrir in loco a conferência em Las Vegas e grandes empresas – Intel, AMD, Lenovo, NVidia, entre tantas outras – e concentrarem sua participação apenas no evento online.
E não nos surpreende nem um pouco ver um influenciador brasileiro que foi cobrir a feira ter sintomas e precisar ficar isolado no quarto. Quem foi, embarcou sabendo do risco (quem convidou também). Pelo menos as pessoas estão vacinadas e não precisam de hospital.
MWC e outros lançamentos de produtos presenciais seguem aguardando o cancelamento. A gente segue em casa. Boa leitura e até semana que vem.
ELETRÔNICOS DE CONSUMO
ANTES TARDE DO QUE MAIS TARDE
O Galaxy S21 FE era esperado para outubro do ano passado (não veio) e vazou demais desde então.
Foi anunciado pela Samsung na CES 2022 e roubou a cena da turma de TVs (que é o grande lançamento do ano para a turma das telas). E mais uma vez se estreita o espaço entre os intermediários e os topo de linha.
Saberemos preço e configurações para o Brasil na próxima semana (dia 11), em um evento online (muito bem, sem potenciais infectados de Las Vegas no pedaço). Fato é que em fevereiro a Samsung deve anunciar a linha Galaxy S22 que, para não perder a prática, já vazou todinha.
TETO
O conceito de projetores como substitutos das TVs nos fascina faz tempo – e a Samsung (ela de novo) anunciou o The Freestyle, um modelo Full HD com promessa de som decente e que pode ser usado do chão ao teto. Já entrou na lista de desejos para 2023 (em 2022 vamos gastar dinheiro com outras coisas).
DOBRASUS
A Asus mostrou seu tablet com tela OLED dobrável, o Zenbook 17 Fold. A melhor parte do produto – que indica que alguém finalmente acertou no design de um notebook dobrável – é que ele tem um teclado externo, não precisa digitar na tela. Para transportar, basta dobrar e colocar na mochila, ocupando menos espaço. Chiquérrimo.
AINDA NOS NOTEBOOKS
O Dell XPS 13 já era um objeto de desejo, agora tem versão XPS 13 Plus ainda mais minimalista. E a Lenovo mostrou um ThinkBook Plus com… duas telas – uma delas ao lado do teclado e parece ser gigante.
E NO SILÍCIO
Intel, AMD e NVidia anunciaram um monte de coisa para notebooks e… carros.
TVS GRANDES
- Samsung teve MicroLED, NEO QLED e tal, mas o mais importante (como em 2021) foi o controle remoto solar – agora com carregamento via ondas de rádio (!).
- LG foi forte no OLED de novo.
- TCL mostrou óculos que são TV e uma 4K de 98 polegadas “acessível”.
- Sony também foi de OLED.
CINCO COISAS QUE VOCÊ SÓ VÊ NA CES
- Uma mochila com o rastreador da Apple
- Uma máscara conectada com amplificador para voz da Razer
- Gadget para pintar o cabelo da LOreal
- Meias para dormir (e monitorar seu bebê)
- A privada invasiva da Toto
CARRÕES
A Sony também mostrou um protótipo de carro elétrico. Mas foi a BMW que roubou o show com um conceito que muda de cor – graças a uma tinta eletrônica aplicada no seu exterior.
Será que por ser e-ink dá para ler uns livros do Kindle no painel do carro? O que será que acontece em caso de acidente de trânsito? Qual a cor que aparece nos documentos?
AJUDAR O PEIXE
Não é da CES, mas achamos preocupante que peixes dourados saiam dirigindo por aí.
CULTURA DIGITAL
O QUE O INSTAGRAM FEZ CERTO ESTA SEMANA
Começou o processo de voltar ao velho e bom feed cronológico. Mas pode deixar no modo atual aleatório também.
O QUE O TWITTER FEZ ERRADO NO BRASIL
Até o momento não tornou disponível por aqui a opção de denunciar desinformação relacionada a vacinas, e o povo que usa o Twitter está muito bravo.
Velha máxima: não adianta reclamar para as @s que trabalham na subsidiária local – seu poder de decisão sobre isso deve ser mínimo e eles só seguem regras da matriz em San Francisco.
E a outra coisa que sempre percebemos: os empregados do Twitter estão longe de serem usuários hardcore da rede. Só sabem postar ações de clientes e fazer comentários que mais parecem caber no LinkedIn.
EMOTIONAL DAMAGE
Seu chefe te espia pelo computador? Que medo.
DEDOS CRUZADOS
Donald Trump, bravo pelo banimento no Twitter de uma republicana-chapéu-de-alumínio, pediu para seus seguimores deixarem de usar o Facebook e o Twitter. Será que eles obedecem?
QUEREMOS MAIS
Todo dia o desafio de formar uma palavra de 5 letras. Claro que é a versão local de um site gringo.
VINTAGE
Tetris é uma das manias em campeonatos que nada tem a ver com o modorrento cenário dos brick games dos anos 90.
LEITURAS LONGAS
OPEN WEB
Na Protocol, um perfil de Matt Mullenweg, CEO da Automattic. A empresa é criadora do WordPress, que acredita que seu produto é o caminho para uma internet mais aberta.
Por mais Matts e menos Marks se metendo no futuro da internet, por favor.
MINORITY REPORT
No NYT, o uso de testes de DNA para a identificação de criminosos com base no genoma de seus parentes – e as implicações disso num futuro de vigilância exacerbada.
TECHBIZ
CONTOS DO CRYPTO
- A Crypto.com está investindo pesado em anúncios, e o garoto-propaganda da vez é Matt Damon, parte de uma estratégia de expansão global.
- Na China, sua moeda digital, o yuan eletrônico (e-cny) começa a ser implantada com a chegada da carteira digital em lojas de aplicativos.
IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã
Para assinar, clique aqui.
[…] última edição reclamamos da falta de ação do Twitter Brasil em combater desinformação sobre […]