5G Chegou | CD voltou | Minions | Cambly
Início » NEWSLETTER » 5G Chegou | CD voltou | Minions | Cambly

5G Chegou | CD voltou | Minions | Cambly

RESUMO

Edição enviada em 08 de julho de 2022 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Oferecimento da Edição

Bom dia, tudo bem?

Finalmente temos 5G “de verdade” no Brasil – em apenas uma cidade, mas tudo bem. O progresso vem rápido e temos que comemorar que tem um monte de aparelho compatível à venda – nunca vou esquecer, na transição para o 3G, o Nokia N95 (o melhor celular da história) era um dos poucos que funcionava para chamadas de vídeo – algo que hoje é mais que corriqueiro.

Obrigado ao Cambly pelo patrocínio da edição. Boa leitura e até semana que vem! – Henrique

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

5G CHEGOU

Brasília é a primeira cidade brasileira a ter uma rede 5G funcionando – com aquele esquema de velocidade meia-boca e cobertura parcial (algo mais que esperado).

São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa serão as próximas capitais a terem a rede de alta velocidade funcionando – mas as operadoras estão batendo cabeça com preços e planos (também algo esperado).

Para o consumidor, a boa notícia é que já tem aparelho de tudo quanto é preço à venda, graças à demora nos processos de regulamentação do 5G por aqui. Mas o que queremos é acabar com a banda larga fixa em casa e ter só um roteador 5G para resolver a conexão das tralhas todas.

NO AR E NA AGENDA

Parabéns para o youtuber MKBHD, que fez um vídeo do novo Asus ROG Phone 6 e vazou uns dias antes a data correta de pré-venda do novo MacBook Air com chip M2. O notebook entra em pré-venda hoje no Brasil também, vale notar.

NÃO COMPRE

Por outro lado, o MacBook Pro com chip M2, modelo mais básico, vem apanhando demais nos reviews gringos.

AJUDAR O PEIXE

O vindouro iOS 16 terá um módulo adicional de proteção chamado lockdown– para limitar acesso ao sistema em caso de invasão por apps do tipo Pegasus. Vai ser bom para políticos e jornalistas, que costumam ser alvo desse tipo de malware.

Vai ser bom (de certa forma) para dar uma camada adicional de proteção contra golpe do Pix em caso de roubo de celular. Será que funciona com coisas tipo esse Movius (o novo “inimigo” de Wall Street)?

Mas o que vem chamando a atenção dos especialistas em testar betas de iOS na verdade é… um fundo de tela com o peixe-palhaço. Para contexto: foi apresentado no anúncio do iPhone lá em 2007 e a Apple nunca liberou essa imagem. Agora vai! 🙂

#VAZAGALAXY

EvLeaks já começa a falar dos lançamentos de segundo semestre da Samsung, com o Galaxy Watch5 sendo o primeiro a dar as caras.

ADEUS ÀS CÂMERAS PORTÁTEIS

Xiaomi Mi 12S Ultra é o smartphone que nos faz perguntar: é um telefoneou uma câmera?

PARA GAMERS

A Asus lançou mais uma versão do seu smartphone ROG Phone 6, voltado para quem joga no celular. E, como sempre, cheio de penduricalhos e acessórios.

CUBOS

A LG anunciou sua nova linha de refrigeradores premium com um baita diferencial para quem gosta de fazer drinks: as geladeiras produzem gelo redondo (ótimo para uísque e coquetéis). Sai caro? A partir de R$ 15,7 mil, mas ficamos com vontade – só falta o espaço em casa.

A marca também renovou a linha de TVs OLED e QNED e mostrou uma prévia da sua tela com design exclusivo chamada Posé – que tem até um porta-trecos atrás. Nos lembrou a The Serif, da Samsung.

A gente evitou piada chamando a Posé de “Pois é”. (Henrique Martin/Interfaces)

CABÔ A CRISE?

Na beira de uma recessão global e com o mercado de cripto em baixa, uma boa notícia: as placas de vídeo de alto desempenho para games da AMD e NVidia voltaram a preços que humanos conseguem pagar. Não humanos que recebem em real, claro.

VISÃO

Ideias doidas que aparecem na CES e que se tornam algo que viram algo palpável: a Delta implementou no aeroporto de Atlanta a tecnologia de realidade paralela – em que o painel de informações dos voos mostra informações personalizadas para cada passageiro. Funciona? Não sabemos, mas que parece legal demais… parece!

Informação individualizada para cada passageiro (Delta/Divulgação)

INGLÊS COM TUTORES NATIVOS

Oferecimento: Cambly

Vira e mexe os leitores da Interfaces dizem que não gostam de uma coisa na newsletter: muitos links em inglês. Nem todo mundo é obrigado a saber falar o idioma dos gringos, mas lá é onde a ação acontece no mercado de tecnologia.

Eis que entra em campo o pessoal do Cambly: é uma plataforma para aprender inglês com tutores nativos e aprender mais sobre a cultura de outros países – tem professores dos EUA, do Reino Unido, da Irlanda e muito mais. Tecnologia se encaixa aí, certo?

Conseguimos um belo cupom de desconto: o Cambly tá com uma super promoção para destravar seu inglês e, por que não, também dos seus filhos – o Cambly também tem programas para jovens entre 4 e 15 anos de idade.

Presta atenção no descontão: são 55% de desconto em todos os planos anuais e mais 5% de desconto se você pagar à vista, mas é só até o dia 14/07 com o cupom INTERFACES55OFF. Clica aqui para fazer sua assinatura.

Ah, e como o Cambly é incrível, com esse mesmo código você ganha também uma aula grátis para experimentar e se apaixonar pela plataforma. E como falamos de tecnologia, vamos fazer umas aulinhas para destravar um pouco nosso inglês.

CULTURA DIGITAL

GARBO E ELEGÂNCIA

Adoramos que a geração Z decidiu – via TikTok– que vai assistir Minions 2: A Origem de Gru usando terno e gravata. É uma ideia simples e boba, mas que faz barulho – e tem cinema proibindo os jovens de entrar na sala a caráter pela bagunça (esses aí nunca entraram em uma sala brasileira).

ALERTA DE SPOILERS

Stranger Things segue batendo recordes com o final da quarta temporada e os irmãos Duffer já preparam um spinoff da série. Mas o mais legal é ler essa longa entrevista da Deadline com os diretores para entender os bastidores das escolhas feitas na temporada – que conseguiu dar um gás extra nas carreiras da Kate Bush e do Metallica em pleno 2022.

Jamie Campbell Bower, o Vecna, estava em São Paulo esta semana e foi ver futebol… a convite da Roku (Nilton Yassunori Fukuda/Divulgação)

EM TURNÊ

France Haugen, delatora dos Facebook Papers, veio ao Brasil para reafirmar o que já sabemos: o Facebook não prioriza o país no combate à desinformação.

BURACO DE MINHOCA DA SEMANA

A teoria infundada e altamente disseminada pelo TikTok de que a volta à operação do CERN vai abrir buracos negros e destruir a Terra. Argh.

DISTOPIA DO DIA

A solução para um artista/ator/cantor estar em vários locais ao mesmo tempo: gêmeos digitais. É sério.

HABBO JAIL

Porque o mundo é moderno, o Japão começa a penalizar quem insulta os amiguinhos na internet. E, no Brasil, comentário ofensivo em rede social dá justa causa sim.

INDO PARA O BURACO

O lance do Twitter – que agora vai permitir co-autores em posts – com Elon Musk parece que está se esvaindo. A conferir.

UBER XXX

2022 e óbvio que motorista de Uber descobriu (ou melhor, a grande imprensa descobriu) que dá para ganhar um extra nas corridas.

QUEM O FACEBOOK COPIOU ESTA SEMANA

O Discord.

CEMITÉRIO

Lembram da Diem, moeda digital do Facebook/Meta? Não? nem eles. O projeto foi pro buraco.

GÊMEOS

Torcemos por uma vida longa e próspera de Elon Musk, pois com mais dois filhos – gêmeos – a divisão da herança fica cada dia mais complicada com nove crianças.

AI JULIO

A data passou batida, mas ainda estamos no mês certo: Julho é o mês de Julio Iglesias virar meme na web em espanhol.

VISITA

A Amazon começou a se relacionar com os TikTokers no Brasil – e até levou alguns para visitar o centro de distribuição.

PISCOU E ABRIU UMA NA SUA ESQUINA

A Oxxo cresce (ao menos por São Paulo) e virou meme, claro.

AQUISIÇÕES

A Hotmart comprou a eNotas para facilitar a emissão de notas fiscais por influenciadores. A operação segue independente – já que grandes empresas (e influenciadores) usam o serviço.

E DEMISSÕES

Segue o passaralho nas startups e unicórnios, com mais uma rodada de cortes na Loft.

CONTROLE

Adoramos o experimento da Twitch de zapear entre canais de streamers.

ACHADO AMAZON DA SEMANA (QUE VEM)

O Amazon Prime Day vem aí (fiquem de olho no nosso Twitterpara ver nossa seleção/curadoria), com dias 12 e 13 cheios de ofertas – mas já tem um monte de descontos, como na linha de dispositivos Echo.

LEITURAS LONGAS

LISTA DE ENTREVISTAS

  • Na Exame, a Lu, do Magalu, sabe que não é uma pessoa (ainda bem).
  • No Brazil Journal, David Vélez, do Nubank, fala da evolução do banco.
  • No PropMark, uma conversa com Fátima Pysarra, CEO da Mynd, sobre posicionamento político de influenciadores.

MIRAGEM

Mais um ensaio sobre o desastre que foi El Salvador adotar Bitcoin, no NYT.

FELIZ DIA 1

Andy Jassy completou um ano como CEO da Amazon, e a Protocol traz um balanço.

JESUS

No BuzzFeed News, como é a vida de influenciadores de castidade cristã depois que se casam.

RABO

Na newsletter de Ted Gioia, uma análise de onde foi parar a teoria da cauda longa (pelo visto, morta por SEO, SEM e outras siglas imediatistas). Foi bom enquanto durou.

PRÓXIMO HYPE

Vinil é coisa do passado de novo. A moda agora é o revival do CD (nossos amigos indie já estão nessa há alguns anos).

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.