ChatGPT | Copa Sem Atraso? | Galaxy S23
Início » NEWSLETTER » ChatGPT | Copa Sem Atraso? | Galaxy S23

ChatGPT | Copa Sem Atraso? | Galaxy S23

RESUMO

Edição enviada em 09 de dezembro de 2022 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Bom dia. Pedimos tanto para vocês votarem no prêmio + Admirados da Imprensa de Tecnologia que… chegamos ao Top 3!

O Henrique entrou no top 25, o que é ótimo também. Obrigado a todos que votaram – a premiação será no dia 15.

Edição rápida hoje, com muita inteligência artificial dominando o mundo, Elon Musk e o Twitter e uma listona de leituras longas. Boa semana e até a próxima!

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

DICA DO DIA

O Núcleo diz que tem como reduzir ao máximo o atraso na transmissão da Copa pelo YouTube contra a TV aberta… a testar na hora do jogo!

AOS POUCOS

A família Samsung Galaxy S23 vai dando as caras, nos preparando para um possível lançamento no começo de 2023 (se o calendário for similar aos últimos anos, chutamos fevereiro). O S23+ já passou na Anatel, assim como a bateria do S23 Ultra e da S-Pen que vem no celular.

VEM AÍ

O Engadget botou as mãos em um protótipo do dobrável Honor Magic VS e gostou bastante.

NÃO É NADA, NÃO É NADA…

Mas a Nothing, de Carl Pei (fundador da OnePlus), se prepara para vender smartphones no mercado americano.

COSPLAY DE BANE

A Dyson lançou – e caro, quase US$ 1.000 – seus fones com cancelamento de ruído e purificador de ar. É o produto mais errado que a Dyson já fez na sua brilhante história de design.

Mordaça cibernética isola o dono de ruídos e da poluição. Mas e a coragem de sair com isso na rua? (Dyson/Divulgação)

ChatGPT | Copa Sem Atraso? | Galaxy S23

DE MUDANÇA

A Apple acelera mais um pouco para mover sua produção de hardware para fora da China, diz o WSK (paywall). E, nos EUA, Tim Cook afirmou que os chips da TSMC produzidos no Arizona serão usados nos produtos da marca.

MOTOBANCO

Agora a Motorola tem uma conta digital nos seus smartphones: a companhia lançou esta semana o Dimo, em parceria com o banco Arbi – e que só funciona nos telefones da marca.

FUTURO DA FOTOGRAFIA

Conheça a Pixii A2572, a primeira câmera do mundo com um chip ARM de 64 bits – o que dá muitas vantagens em pós-processamento de imagem. Ainda aceita lentes das câmeras Leica, que chique. Mas é bem cara – US$ 2.900.

Pixii A2572 explora novos mundos fotográficos – mas foto digital ajustada por chip é foto? (Pixii/Divulgação)

NOTÍCIAS DE AVIÃO

Na União Europeia, já se fala em abolir o modo avião (coisa que brasileiro ignora por padrão) durante os vôos – porque planejam trocar o wi-fi satelital tosquinho e lento por 5G (taí um bom uso da tecnologia) E a Boeing encerrou a produção do 747. A última rainha do ar saiu da fábrica de Seattle esta semana depois de 50 anos em produção.

ACHADOS AMAZON DA SEMANA

CULTURA DIGITAL

O MUNDO É DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (1)

O tema da semana é ChatGPT – um chatbot que te entende e dá respostas incríveis e coerentes. Fato é que o bicho fala português, escreve código (pânico!), reportagem (!!) e o o que mais você quiser (ainda não as newsletters de tecnologia)– até mesmo rodar uma máquina virtual(!). E com mais gente usando, mais a máquina aprende, mais rápido nos curvaremos aos senhores supremos tecnológicos (11!!)

Trocando uma ideia com o ChatGPT em português sobre o ChatGPT (Reprodução)

O MUNDO É DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (2)

EPÍLOGO

Em San Francisco, acabou a saga dos robôs policiais. Depois de trocar tiros por bombas, a polícia local decidiu suspender o projeto.

CANTA COMIGO

O Apple Music lançou o recurso essencial para festas de final de ano: karaokê.

TOMOU NOVALGINA

Ricardo Feltrin, colunista do UOL, diz que a “febre” do streaming acabou no Brasil, citando dados do Ibope. Bem, com trocentos serviços e preços cada vez mais altos… Mas, olha só, a série sobre a vida do serial killer Jeffrey Dahmer já é a terceira mais vista na Netflix: 1 bilhão de horas vistas em 60 dias.

FILHOTE

Max é o nome do resultado da fusão da HBO Max com a Discovery+.

RODA E AVISA

A busca do Google vai passar a ter rolagem contínua no desktop, como já ocorre no celular – acabando com décadas de temor de especialistas de SEO de aparecer na página 2 e morrer nos resultados.

ENTREGAS

O Telegram já tem 1 milhão de assinantes do serviço Premium – poderia servir de inspiração para o Twitter Blue, né?

VERDE E AMARELO

A nova CEO do Slack é brasileira.

RARO DE VER

Os jornalistas sindicalizados do New York Times fizeram uma paralisação ontem (8) por 24h em busca de melhores salários. Se fosse em qualquer jornal brasileiro, todo mundo iria para a rua. Aos poucos, claro, para não chamar a atenção do sindicato.

STRAY É O NOSSO VENCEDOR MORAL

Rolou a premiação do The Game Awards e Elden Ring foi eleito o Jogo do Ano. Stray levou melhor game indie, porém – e teve um monte de anúncios e trailers.

O TWITTER DE ELON MUSK

AJOELHOU…

A Bloomberg tem razão: Elon Musk e seu Twitter vão se render (paywall) à Apple de Tim Cook – porque sem ela, não existe aplicativo (ao menos nos EUA) Mas claro que Elon Musk deve ter um parente brasileiro que deu a brilhante ideia de relançar as verificações do Twitter Blue com uma gambiarra: cobra mais caro no iPhone, cobra. O NYT é mais enfático (paywall) sobre a realidade do Twitter: o plano de Musk é não ter plano. Os acionistas da Tesla já dizem que Musk está distraído pelo Twitter.

TEVE SEU MOMENTO

Defunto digital da semana: o recurso Moments, do Twitter. Sem equipe de curadoria para cuidar, fica difícil manter o produto, né?

ELON MUSK SAN FRANCISCO HOTEL, TWITTER E SPA

O escritório do Twitter em San Francisco agora tem camas e até lava-roupas para os funcionários. Isso deve infringir umas 6.934 leis da Califórnia, provavelmente. Musk pelo menos poderia convidar o YouTuber que dá plantão por lá pra tirar uma soneca, pelo menos – o cara só quer um abraço!

CONFUSO E ERRÁTICO

Elon Musk segue sem entender o conceito de liberdade de expressão (ou mesmo jornalismo) – ao começar a dar acesso a terceiros a sistemas internos do Twitter. A treta da semana foi “expor” a decisão interna do Twitter – em 2020, antes da eleição de Joe Biden – de não divulgar os dados sobre o notebook de Hunter Biden, filho do então candidato. Expectativa: bomba. Realidade: nada demais e um pouco de exposição indevida de dados pessoais.

SE A MODA PEGA…

O filho do presidente de Uganda foi ao Twitter pedir likes… e se oferecer para ocupar o cargo do pai. É sério isso.

ENQUANTO ISSO, NOS MATADORES DE TWITTER

O Hive, que falamos bem outro dia, saiu do ar por problemas sérios de segurança.

LEITURAS LONGAS

EM LISTA, QUE É MAIS LEGAL

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.

Este post contém links de associados para a Amazon Brasil. 
Caso você compre algo, Interfaces pode receber uma comissão.