iPhone de botão | Truco do Twitter | WWDC
Início » NEWSLETTER » iPhone de botão | Truco do Twitter | WWDC

iPhone de botão | Truco do Twitter | WWDC

RESUMO

Edição enviada em 10 de junho de 2022 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Bom dia. Semana animada com Apple WWDC e lançamentos da Motorola. A aquisição do Twitter segue estagnada – porém com a rede de microblogs mostrando serviço – e as startups dos sonhos se tornaram pesadelo ao demitir em massa. Ótima leitura e até semana que vem! – Henrique.

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

WWDC 2022

A Apple inovou no evento para desenvolvedores esta semana: levou gente do mundo todo para San Jose, na Califórnia… para ver um vídeo pré-gravado no telão para a apresentação principal. A atividade externa foi recompensada aos presentes depois, que puderam ver de perto os lançamentos de perto.

https://youtu.be/h8-dl4NcFfQ

Curioso lembrar que o novo MacBook Air, agora com o novo chip M2, que vazaram no final de 2021, são coloridos, mas bem mais sóbrios do que os rumores indicavam – por isso é sempre bom ler informação antecipada com um pé atrás.

Como todo WWDC, a Apple apresentou um monte de novidades em software – para Mac, iPhone, iPad, Apple Watch e TV – com destaque enorme para a iniciativa de acabar com senhas nas próximas versões de sistemas operacionais e a capacidade de usar o sensor Lidar dos iPhones Pro para criar mapas 3D realistas de ambientes internos com muita facilidade. E – óbvio – já tem rumor de novos Macbooks.

MacBook Air 2022: finos, coloridos e com chip M2 (Apple/Divulgação)

OBJETO DE DESEJO

A Dell aproveitou o final da semana, já distante do hype do WWDC da concorrente, para mostrar a versão nova do notebook ultrafino XPS 13 (nosso eterno sonho de consumo), agora também com um modelo 2 em 1 que vira tablet. Por enquanto, só nos EUA.

Dell XPS 13 2-em-1: queremos (Dell/Divulgação)

LIMITE

A Motorola, em São Paulo, lançou oficialmente o Moto Edge 30, smartphone da linha premium 5G (é um intermediário turbinado que sai por R$ 3.999) e um monte de outros Moto G (já perdemos a conta de quantos Moto G estão no varejo hoje).

A briga de foice pelo mercado de 5G nos intermediários segue quente. Curioso perceber que, pela primeira vez (acreditamos que na história) tinha gente da Lenovo no evento da Motorola…

Moto Edge 30: não confundir com o Edge 30 Pro ou com a linha Edge 20, que segue em linha (Henrique Martin/Interfaces)

FAKE 5G

A Folha de S.Paulo testou o 5G DSS – aquele que a gente chama de falso 5G, já que é baseado nas redes 4G – e chegou a uma conclusão óbvia: falhou em superar a geração anterior.

MANIAS

Se você tem um “iPhone de botão”, você é pobre. Não é a gente dizendo, são as redes sociais.

UNIVERSAL MESMO

A União Europeia disse que a partir de 2024 todos os smartphones e notebooks (esses em uma segunda fase) terão de usar o mesmo padrão de conector. Desse modo a Apple será obrigada a trocar o padrão proprietário Lightning pelo USB-C universal – já presente em alguns iPads, por sinal.

PERDEU A HORA

Para nossa felicidade, o Facebook/Meta desistiu de lançar um smartwatch. E vai parar de vender a linha de cacarecos de videoconferência Portal para consumidores finais.

ACHADOS AMAZON DA SEMANA

CULTURA DIGITAL

PEDIU TRUCO

Seguimos cansados da novela Twitter e Elon Musk: a ação da semana ocorreu quando Elon ameaçou desistir do negócio ao dizer que não tinha sido atendido na reivindicação pelo total de bots na plataforma.

O Twitter, que vem agindo de forma impiedosa, disse que vai liberar pra Musk sim. Além disso, o processo de denunciar contas problemáticas ficou mais eficiente.

SEMPRE PARA CIMA

Se o Netflix diz que as assinaturas estão caindo (e com rumor de que vai comprar a Roku), o Only Fans diz que tudo segue em pé (e crescendo) por lá.

HOMENAGEM

Saiu a nova temporada de The Boys, na Amazon Prime Video, e já esperávamos algo grotesco no humor pesado da série.

Só não imaginávamos que os primeiros 15 minutos da série teriam uma “homenagem” (com muito sangue e um link cheio de spoilers) ao Ant Man, da Marvel.

GIGANTE

Casimiro já é maior em audiência na Twitch que muito canal de TV paga.

NEM SEMPRE OUÇA a FANBASE

Morbius (nem vimos, nem queremos ver) foi relançado nos cinemas dos EUA por pressão dos fãs nas redes sociais. Mas os “fãs” só queriam o caos mesmo. É um bom caso para demonstrar que nem tudo que bomba na internet funciona de verdade.

FOFOCA

TV Foco, um site de notícias inventadas com títulos sensacionalistas – algo que o algoritmo da busca do Google adora – é a central de desinformação sobre jornalistas e artistas da Globo.

DISTOPIA TRABALHISTA

Hoje seu currículo precisa ser otimizado para os robôs automatizados que decidem – sem intervenção humana – se você pode ou não seguir em frente com entrevistas por uma vaga. O próximo passo disso? Fazer uma entrevista com o robô.

ENQUANTO ISSO, EM MOSCOU

IBM e Huawei fecharam seus escritórios. Até a Huawei, quem diria.

BUROCRACIA DIGITAL

Agora dá para reconhecer firma pela internet no Brasil. Vai acabar com cartórios? Não. Mas pelo menos não precisa mais sair de casa.

CHORA KAVAK

Startups seguem demitindo no Brasil – a mais recente é a “unicórnio” Kavak. Dinheiro demais, resultados de menos e instabilidades globais são as culpadas.

GAMES

TV É O NOVO CONSOLE

Jogos na nuvem deixaram de ser um sonho (ou pesadelo se você for o Google investindo no Stadia) para se tornar uma realidade possível – e o XBox Cloud Gaming chega às TVs da Samsung.

O BARATO QUE SAI CARO

Após todo o hype do lançamento de Diablo Immortal, fizeram as contas e descobriram que é preciso gastar US$ 110 mil para comprar as melhores roupinhas e arminhas do jogo.

VAZA KOJIMA

A produtora de Hideo Kojima pediu para uma jornalista deletar informações vazadas, em mais uma demonstração de que a indústria dos jogos tem muito buraco no processo e vazamentos já se tornaram parte da rotina.

LEITURAS LONGAS

EM LISTA

  • No Tecnoblog, a confusão para ter uma casa inteligente.
  • Na Fast Company Brasil, por que os logotipos das criptomoedas são parecidos.
  • E na Fast Company americana, a jornada do YouTube em tentar derrubar o TikTok.
  • Na Bloomberg, um resumo do legado de Sheryl Sandberg no Facebook (anúncios! anúncios! anúncios!)
  • Na EFF, a nova vítima dos direitos autorais: cadeiras de rodas.
  • Na Spectrum IEEE, mais uma leitura de como a Xerox tinha tudo para ser enorme e não foi.
  • No Rest of World, como a Coreia do Sul corre para colocar o máximo de robôs nas fábricas.
  • Na Global News, um perfil do adolescente ucraniano que ajudou a evitar um pouco da invasão russa.

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.