Bom dia, Interfacers
Seguimos no modo pós-evento da Apple: os primeiros reviews começam a aparecer dos novos produtos, confirmando expectativas: o iPhone 14 virou o modelo de entrada (quem dera todo smartphone “de entrada” fosse como ele) e a estrelinha do momento é o iPhone 14 Pro.
Mas estamos curiosos mesmo para ver o que o Apple Watch Ultra tem a dizer – até o momento, os testes lá fora ainda não foram publicados.
Aproveitem a leitura e até semana que vem.
PS: na última edição falamos que o evento da Motorola em Buenos Aires seria dia 7/9 – erramos, sempre foi no dia 8, informam os motolovers. A versão do site já está corrigida.
ELETRÔNICOS DE CONSUMO
COISAS NOVAS DA APPLE
Como um reloginho, os primeiros testes e avaliações dos novos produtos anunciados pela Apple semana passada começaram a ser publicados pelos principais sites de tech do mundo. O que eles disseram:
- MKBHD gostou do iPhone 14 Pro, da tela e diz que acha que é um produto competitivo – mas sem grande inovação de design ou hardware.
- O pessoal do MacStories escreveu uma bíblia sobre o novo iOS – que está disponível para a maioria dos mortais com iPhones anteriores.
- A Wired fala do novo Watch OS 9 e também acha que as atualizações do iPhone 14 Pro não são “dramáticas”.
- O Verge fez trocadilhos com o “Dynamic Island” do 14 Pro e da sua ausência no iPhone 14.
- Os caras do app Halide e o fotógrafo Austin Mann testaram a fundo as câmeras do iPhone 14 Pro – são os reviews que você precisa ler.
- O Engadget achou a “Dynamic Island” útil e botou o Apple Watch Série 8 para usar na vida real.
- E o Monday Note, de Jean-Louis Gassée, faz um balanço dos anúncios da Apple pensando em negócios mesmo.
CICLOS
Quem surfou bem no meio da onda de avaliações dos produtos novos da Apple foi a Bose: até o momento não saíram os reviews dos AirPods Pro de 2a geração – e foi um ótimo momento para destacar os fones QuietComfort Earbuds 2 (que parecem ser excelentes).
UMA BOA RESPOSTA
A Garmin não se sentiu ameaçada com a chegada do Apple Watch Ultra – dizendo que a bateria dos seus relógios dura semanas, não dias. A gente sabe que isso é um fator, mas facilidade de uso importa mais, né?
Ah, o Apple Watch Nike Edition não existe mais.
DURÁVEL
SSDs são mais confiáveis que HDs a longo prazo, diz pesquisa.
QUASE UM PAPERWHITE
A Amazon lançou um Kindle básico novo – agora com USB-C e 16 GB internos, uma boa adição a um produto que muda pouco com o tempo. Segue sendo o carro-chefe da casa e já entrou em pré-venda.
FUTUROLOGIA
A Intel fala do futuro das suas plataformas (vem aí a 13a geração de chips Core) e a MediaTek pensa em Wi-Fi 7 já.
ACHADOS AMAZON DA SEMANA
- Xbox Series S e Playstation 5
- Carregador Portatil Xiaomi 20000mAh
- O Negócio do Jair: A história proibida do clã Bolsonaro, e-book
- Novo Kindle (11ª geração)
- Fire TV Stick com 30% de desconto
CULTURA DIGITAL
O QUE O INSTAGRAM FEZ DE ERRADO NA VIDA?
Quis copiar o TikTok com o Reels – os dados que o WSJ conseguiu mostram que a ideia foi bem errada e não compensou para ninguém. E os criadores não estão contentes com o que o Instagram entrega de resultado. (links com paywall)
O QUE O TIKTOK FEZ ERRADO ESTA SEMANA
Dados internos vazados para o Buzzfeed mostram que bastante informação dos usuários no ocidente vai para a China – e não deveria. Ah sim, o TikTok também copiou o BeReal.
FALANDO EM CHINA
O Twitter (que aprovou a compra por Elon Musk, independente do processo judicial) tinha um agente espião em sua folha de pagamento. Chinês, claro.
FECHOUPEE
Sucesso no Brasil, a Shopee fechou operações em vários países da América Latina.
FOME
Mr. Beast, youtuber e agora dono de rede de fast food, abriu uma loja física para vender hambúrgueres em um shopping americano. Lotou.
GIRO DOS STREAMINGS
- A Globoplay lançou anúncios que só aparecem quando você dá pausa no que está vendo. Pedágio da hora de ir ao banheiro.
- Uma atualização de software da Roku parece que facilitou as buscas.
- O YouTube decidiu que, se você não paga pelo Premium, pode ver até cinco anúncios (sim, cinco!) antes de ver sua desinformação favorita.
DISTOPIA GEOLOCALIZADA
Por que não criar uma tecnologia para rastrear fotos tiradas no Instagram e mostrar as câmeras de segurança do lugar – abertas a qualquer um – na hora do clique?
NÃO FAZ SENTIDO, MAS ALGUÉM TEM QUE TENTAR
O Starbucks criou uma iniciativa de Web3 incluindo blockchain e NFTs.
O QUE ACONTECE…
Quando você lança um produto real e um dos principais meios de pagamento – o PayPal – suspende grande parte do seu pagamento porque tem dúvidas da viabilidade do negócio? Pois é, a história é real com a Flipper.
TOCA UM SOM NA CALL
Do TikTok para o mundo corporativo, conheça o ringtone remix do Microsoft Teams. A empresa está tão moderninha que agora até o Terminal do Windows ficou colorido.
NÚMEROS ENORMES
A Adobe vai gastar US$ 20 bilhões na compra da Figma (designers choram mundo afora). Se você não consegue fazer um produto adorado, compre os concorrentes.
O PRESIDENTE
Lil Nas X é o novo presidente (?) de League of Legends, seja lá o que isso signifique. Devemos esperar cada vez mais parcerias midiáticas.
EM BREVE…
Sai o Botox, vem aí seu substituto mais poderoso: Daxxify, com aplicação que dura mais tempo. Logo mais no seu beauty influencer favorito.
LEITURAS LONGAS
EM LISTA
- No novo Verge (que quer trazer o conceito de blog de volta à moda), uma visita aos doidos que seguem a SpaceX (e Elon Musk) e um papo sobre o futuro do YouTube.
- O mundo cripto passou por uma grande mudança – a fusão do Ethereum – e o g1 explica (não, não é um filme de ficção).
- No Eye on Design, uma entrevista com o dono da última loja de disquetes do mundo.
- No Rest of World, a excelente iniciativa das mulheres que compram na Shein e vendem em lojas no México… com a marca Shein.
- Na Wired inglesa, uma tentativa de explicar porque ainda existem “covirgens”, pessoas que não pegaram Covid ainda.
- Na Atlantic, a miopia segue crescendo em todo o planeta.
- E na GQ, o futuro dos homens inseguros com sua altura: esticar as pernas em cirurgia (doeu só de pensar).
- Finalmente, na New Yorker, um perfil de David Bowie (à luz do documentário recém-lançado Moonage Daydream).
IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã
Para assinar, clique aqui.
Este post contém links de associados para a Amazon Brasil.
Caso você compre algo, Interfaces pode receber uma comissão.