Bom dia! Agora que a linha Galaxy S22 saiu, começa o burburinho em torno do Mobile World Congress – que segue presencial ainda.
É a primeira vez que percebemos que as empresas de tecnologia (ou ao menos suas subsidiárias locais) entenderam que antecipar informação para jornalista ajuda demais – temos um monte de NDAs assinados por aqui já 😉
Ir para Barcelona? Nem em sonho – a pandemia ainda não acabou. De resto, semana tranquila – destaque para o levantamento sobre o fenômeno das grandes demissões chegando ao Brasil. Não são as companhias cortando gastos, são funcionários cansados das suas chefias (entre outros problemas capitalistas). Até a semana que vem!
ELETRÔNICOS DE CONSUMO
GALAXY S22 ULTRA, QUE CÂMERA INCRÍVEL
Começaram a sair os primeiros reviews em português do Galaxy S22 Ultra – que agora tem preços em reais, olha só que rápido.
Foi uma nota 10 para o Tecnoblog e um lançamento que vai se manter relevante por todo o ano para o Escolha Segura.
Para a Interfaces, que passou uns dias com o bonitão, ele leva a outro nível a foto noturna feita com smartphone/inteligência artificial. E também prova que a Samsung fi-nal-men-te chegou na consistência de imagem que só a Apple tinha: sensores distintos tirando fotos com a mesma qualidade, cor, luz, sombras.
O zoom óptico de 10x é excepcional e, mesmo de dia, o híbrido de 30x tira grandes fotos. O de 100x continua uma brincadeira, mas agora um pouco mais nítida.
E, bem, depois de a Huawei ter levado o ato de fotografar a Lua com o P30 Pro em 2019 a um novo patamar, a Samsung joga a qualidade de imagem para… os céus e tira a melhor foto do astro que já vimos até então.
Ainda não é que nem câmera profissional, mas impressiona demais.
A canetinha? Adoramos, mas nem lembramos de usar com uma câmera tão boa.
Como a gente mesmo já disse, é o Galaxy Note 22 com outro nome. Decisão mais que acertada da Samsung – mas não existe produto nota 10 na nossa escola de reviews. Essa nota só vale para produtos revolucionários e excepcionais. O S22 Ultra só é muito bom mesmo.
HISTORINHAS
Falando em Samsung, o GSM Arena reconta a história da TouchWiz, a interface original dos Galaxy S que evoluiu e virou One UI. E o NeoFeed mostra como a Avell, fabricante de notebooks gamer, virou um fenômeno de vendas de máquinas para uso profissional.
FEIO ARRUMADO
Lá fora, a Sony botou ordem na casa e lançou fones de ouvido de formato duvidoso com nome de produto decente: Linkbuds. E parece que são bons, viu?
PENDURADO
Ideias geniais que resolvem problemas que nem imaginávamos ter: a Motorola lançou com a operadora Verizon, nos EUA, um colar 5G que fornece conectividade e processamento para um dispositivo de realidade virtual.
LAMPADINHA
O Google criou uma smart-lâmpada/smart-abajur. Mas é só para funcionários da casa.
QUAL A NECESSIDADE?
O pessoal da Home Theater levanta a questão sobre a TV 3.0 no Brasil. Mas… pergunta honesta: precisa disso?
FÁBRICA
A Intel comprou a Tower Semiconductor por quase US$ 6 bilhões. Anota aí que a Intel vai nos salvar da crise global de chips…
CULTURA DIGITAL
COBRA MORDE O RABO
Meta-Facebook não quis responder perguntas sobre moderação no metaverso, o Buzzfeed foi lá e cometeu todas as transgressões possíveis em um metaverso próprio. O Facebook não fez nada até que foi avisado pelo seu departamento de comunicação.
O QUE O FACEBOOK FEZ ERRADO ESTA SEMANA
Segue sem combater coisas básicas como fechar grupos em português que incentivam abuso e exploração de crianças. Quer dizer, tirou os grupos do ar depois que o Núcleo Jornalismo fez a denúncia.
SÓ PARA GRINGOS
O desejo do tuiteiro se torna realidade: poder votar no Oscar. Pena que não vale para tuiteiros que moram fora dos EUA.
SEM MARVEL
O divórcio do conteúdo da Marvel na Netflix com a Disney começou. Chega de Demolidor, Justiceiro, Jessica Jones…
E QUEM PRECISA DE MARVEL?
Quando super-heróis japoneses criam seu próprio universo cinemático. Quer dizer, os estúdios por trás deles. Godzilla, Ultraman, Kamen Rider e Evangelion já se alistaram.
QUEREMOS VER
Estreia hoje na Netflix a versão animada de Cuphead, vinda dos games para o streaming.
E finalmente a temporada nova (e final) de Stranger Things chega em 27 de maio (parte 1) e 1 de julho (parte 2). Aguardamos ansiosamente os adolescentes de 2016 combatendo monstros na faculdade e pedindo demissão dos seus primeiros empregos corporativos 😉
NÃO QUEREMOS VER
O filme de Baby Shark (doo doo doo doo).
BOA IDEIA DE SITE
Do criador do Chuvisco (o agregador/fórum de notícias de tecnologia em português, baseado no HackerNews), temos também o temcrase.com – para resolver a grande dúvida de nossa gramática.
NÃO NÃO NÃO
A modinha de dar nome aos funcionários de empresa evoluiu agora com os facebookers se tornando em metamates. Ah gente, tenha santa paciência, né? Se a moda pega, os “colaboradores” do LinkedIn são o que, InMates (presidiários em inglês)?
Outro nome… peculiar é o que a gestora de saúde Alice da aos seus empregados… Pitaya.
PEGA LADRÃO
Tem uma galera especializada em roubar item de personagem no Roblox. Mas quem é o desgraçado que rouba uma criancinha?
DIA DOS NAMORADOS
O dia de São Valentim nos EUA levantou a lembrança de que amar online é sempre estar sujeito a ser vítima de um golpe. Mas esta Interfaces acredita que o amor verdadeiro pode ser encontrado na rede social de sua preferência.
TROLL DA SEMANA
Foi o operador de drone em Kiev, Ucrânia, que ficou zoando a câmera ao vivo da Reuters – que acabou saindo do ar.
PSICÓLOGAMER
Gamers profissionais são como atletas de alto desempenho e também requerem acompanhamento psicológico.
LEITURAS LONGAS
QUENTE OU FRIO, NUNCA MORNO
O NY Times traz um perfil quase bíblico de Pat Gelsinger, o CEO que está levando a Intel para um velho e conhecido caminho.
PAULADA
O mesmo NYT também conta bastidores da grana milionária que Joe Rogan leva do Spotify e o caso bizarro do casal golpista de Bitcoin.
SEM LUCRO (1)
Cory Doctorow comenta como o Uber é uma espécie de enganação capitalista pós-moderna. A gente voltou para o táxi mesmo.
SEM LUCRO (2)
Na Vox, como as mudanças de privacidade da Apple causaram prejuízos ao Facebook/Meta. E na Time, toda a treta tenebrosa já conhecida de moderação de conteúdo, agora com novidades da África.
TRISTEZA
Essa história da BBC sobre uma mãe que fala com o filho falecido pelo Twitter.
TECHBIZ
CHAMARIZ DE GATO
Cripto-coisas foram o destaque dos anúncios do Super Bowl nos EUA semana passada, com a CoinBase mostrando um QR code como se fosse tela de espera de DVD. Se durasse mais tempo, meus gatos adorariam caçar aquilo na TV. O Verge resume bem a história: os cripto-ads serviram apenas para deixar as pessoas comuns com medo de estarem perdendo algo excepcional (o velho e bom FOMO). Será?
NFT NÃO É PARA TUDO
Cripto coisas não servem para tudo – a Wikipedia é um grande exemplo.
CANSEI
Um fenômeno pandêmico: o aumento do número de pedidos de demissão. As pessoas se cansam dos empregos e pedem para sair – começou nos EUA e já chegou ao Este dossiê da Você/SA analisa o que está acontecendo.
IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã
Para assinar, clique aqui.