iPhone 14 no Feriado | Cambly | Internet e Eleições
Início » NEWSLETTER » iPhone 14 no Feriado | Cambly | Internet e Eleições

iPhone 14 no Feriado | Cambly | Internet e Eleições

RESUMO

Edição enviada em 19 de agosto de 2022 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

oferecimento:

Bom dia, interfacers.

Esta edição volta a ter o apoio incrível do Cambly, plataforma de ensino de inglês – usamos e adoramos o método.  Nesta semana temos a vinda dos iPhones, notebooks caros da Samsung (um tablet 5G) também e a Qualcomm mostrando sua estratégia para o Brasil. Boa leitura e até semana que vem!

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

APPLE…

7 de setembro, feriado no Brasil, vai ser dia de trabalho nas redações de tecnologia: a Apple – diz o guru Mark Gurman, da Bloomberg – vai anunciar o iPhone 14 (e afins) nesse dia. Gurman costuma acertar essas coisas.

…e MOTOROLA

Estamos curiosos para ver o que a Motorola, com evento marcado e convites enviados para o começo de setembro em Buenos Aires, vai fazer. Remarcar? Fingir que não tem nada mais importante acontecendo?

A ERA DO 5G

A Qualcomm, na sua eterna tentativa de ter um branding mais sólido (como a Intel) e falhando como sempre (porque o consumidor médio de smartphone se importa com preço, não desempenho), fez um evento em São Paulo recheado de pequenas notícias, como:

  • A chegada da Acer ao mercado brasileiro de smartphones, com um grupo mexicano licenciando a marca, tudo para tentar barrar o crescimento da MediaTek, principalmente nos celulares de entrada.
  • O lançamento de um Chromebook da Acer (a empresa grande).
  • E o anúncio de um modem doméstico 5G com a Intelbras.

UM BOM REVIEW

O Verge levou fones de ouvido sem fio – esses “true wireless” – para testar em uma balsa em Nova York. Em São Paulo ou Rio de Janeiro teria que levar um guarda-costas junto. 

VAI SER CARO

O povo fica falando de metaverso, só esquece que o futuro – leia-se: aparelhos básicos – são caros. Ou vão ser, no caso.

O Gartner soltou seu clássico gráfico de previsões tecnológicas. O metaverso, bem, vai demorar para acontecer, se acontecer.

MORREU

Pixy, o drone fotográfico do Snap, já encontrou seu destino inevitável: o cemitério dos gadgets.

OUVIDO

Nos EUA, uma decisão muito importante e que esperamos ecoar no resto do mundo em breve: a FDA, a Anvisa deles, liberou a venda de aparelhos auditivos em farmácias e drogarias, não mais em lojas especializadas. Deve derrubar o preço e dar acesso a muito mais gente que precisa, mas não conseguia pagar (não sabemos ainda como os fabricantes de fones de ouvido não usam o modo “ambiente”, que amplifica o som do local, como um auxiliar auditivo básico).

LANÇAMENTOS DA SEMANA

  • Novos smartwatch e smartband da Amazfit chegam ao Brasil.
  • Samsung traz dois notebooks (Galaxy Book2 Pro e Book2 360) e tablets com 5G da linha Tab S8.
  • Brastemp e Consul lançaram mais de 30 produtos – de fogões e refrigeradores a purificadores de água e lava-louças. Destaque para a lavadora de roupas que tem dois cestos, permitindo lavar roupa branca e colorida ao mesmo tempo.
Com preços entre R$ 8 mil e R$ 12 mil, a linha de notebooks tem processadores Intel (Samsung/Divulgação)

SOL

Típico produto da Adidas que nunca deve ser lançado no Brasil, mas despertou nosso interesse: fones de ouvido com carregamento solar.

iPhone 14 no Feriado | Cambly | Internet e Eleições

Além do carregamento solar, os fones contam com uso de materiais reciclados em sua estrutura (Adidas/Divulgação)

TESTAMOS O INGLÊS COM TUTORES NATIVOS

por Cambly

Outro dia falamos do Cambly, plataforma para aprender inglês com tutores nativos e aprender mais sobre a cultura de outros países – tem professores dos EUA, do Reino Unido, da Irlanda e muito mais.  Agora botamos em prática e gostamos muito da plataforma: o corpo docente está espalhado pelo mundo e disponível para aulas em horários diversos, numa conversação simples, descontraída e que ajuda bastante a aprender. 

O mais legal, para a gente, foi ver que é possível filtrar os temas das aulas por currículo – dá para começar pela conversação básica, passar por inglês para negócios (algo necessário para ler a Interfaces com muitos links para a gringa), temas acadêmicos e assuntos cotidianos, como cozinhar ou discutir a vida na era da internet.  E bater papo com os professores, que foi bem legal para destravar nosso inglês. E ainda existem aulas específicas para proficiência em inglês, com prática para TOEFL e IELTS. 

Aos leitores da Interfaces, uma boa notícia: conseguimos 30 minutos de aula grátis com o cupom INTERFACES30MIN. Clica aqui para começar a conversar. 

O cupom de 30 minutos pode ser usado em uma aula completa (30 min) ou duas rápidas (15 minutos) e é válido pelas próximas 72 horas. Além disso, quem assinar o Cambly pelo cupom também ganha um desconto especial, incluindo planos para crianças entre 4 e 15 anos de idade.

CULTURA DIGITAL

LIKE$

A Meta fez uma coisa certa: processou empresas que vendem seguidores no Facebook e Instagram.

BRANDING

Se você pode agenciar suas próprias celebridades na internet, para que deixá-las nas mãos de terceiros? É o que a Globo começa a testar com Tadeu Schmidt.

PORQUE NÃO BOTAMOS FÉ NO METAVERSO

Só olhar para o ~ design ~ que o próprio Zuckerberg tem do seu próprio avatar. 

Ah sim, e porque o Facebook/Meta decidiu agora que as pessoas a serem demitidas são escolhidas por… algoritmo. Black Mirror da vida real.

Pelo menos algumas empresas entendem que o conceito de metaverso é descentralizado e que existem diversos metaversos, como o Fortnite – e a Samsung parece ter entendido isso.

SABE O PLANO COM PUBLICIDADE DA NETFLIX?

Então, não vai ter possibilidade de download de vídeos para ver offline.

SÓ NA ZOEIRA

O lado sério de Elon Musk quer negociar com Pequim, mas seu lado moleque (rico) segue em ação – o Manchester United foi alvo da última “brincadeira” do “garoto”.

FUNDO VERDE

TikTok segue na vanguarda da viagem psicodélica com uso de IA: um filtro cria imagens com o que você escrever para usar de fundo dos vídeos. Simples e eficiente, na onda dos Dall-E da vida.

URNA

Lá fora, o Facebook segue dizendo que Donald Trump não vai voltar à rede – ainda bem

Por aqui, a rede de Zuckerberg diz que está preparada para as eleições, mas as ONGs já dizem que nem tanto.

E temos o primeiro grande fake em vídeo dessas eleições: a apresentadora Renata Vasconcelos lê uma pesquisa falsa para dar “credibilidade” à notícia inventada (ainda não foi um deepfake, com o rosto emulando o da apresentadora, mas sim uma montagem).

SEM FESTA

Notícia distópica da semana, direto da fonte: o AirBnB lançou uma tecnologia anti-festas (sim, você não leu errado) nos EUA e Canadá.

SEM SEO

O Google começa a acordar, finalmente, para indexar conteúdo útil, feito para pessoas e por pessoas, e não apenas aquele baseado em técnicas de SEO que falam apenas para o algoritmo.

Exemplo simples: é o que leva ofertas de certa loja a virarem “notícia” no Google News porque são muito bem preparadas para SEO – oferta de iPhone é comércio, não notícia. Ou fake news que se popularizam na busca do Google por usar as “palavras certas” na sua estrutura.

Que a versão em português venha logo.

ACHADOS AMAZON DA SEMANA

LEITURAS LONGAS

EM LISTA, QUE É MAIS DIVERTIDO

  • Na Bloomberg, a arquitetura de Westworld é uma cópia (aham!) do mundo real.
  • No Núcleo, na ausência do Proerd e políticas públicas claras sobre drogas, as redes sociais são a principal fonte de informação.
  • Na CNN, como as redes sociais ajudaram Beyoncé e Lizzo trocarem as letras de músicas. E vale ler esse post curtinho sobre como as canções de Janet Jackson podiam destruir discos rígidos na era do Windows XP.
  • Na sempre excelente Rest of World, as marcas chinesas de smartphone (oi Oppo!) estão brigando com… a receita federal da Índia.
  • Na NYTimes Magazine, os sons-meme do TikTok.
  • E no Gizmodo americano, uma lembrança de quando o blog era o mais relevante do mundo.

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.

Este post contém links de associados para a Amazon Brasil. 
Caso você compre algo, Interfaces pode receber uma comissão.