Gadgets enroláveis, dobráveis e descartáveis
Início » NEWSLETTER » Gadgets enroláveis, dobráveis e descartáveis

Gadgets enroláveis, dobráveis e descartáveis

RESUMO

Edição enviada em 21 de outubro de 2022 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Bom dia! Edição 180 da Interfaces na área. Não costumamos contar muito os números, mas parece ser um marco interessante na nossa breve história 😉

É uma maratona, não uma corrida de 100 metros, e estamos muito felizes com o que conseguimos fazer até agora.

E pedimos um favor: indiquem a Interfaces como melhor newsletter de tecnologia na lista dos mais admirados da imprensa de tecnologia em 2022 🙂 Obrigado! Boa leitura e até a semana que vem!

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

DÊ UM TOQUE E ELE CRESCE EM SUAS MÃOS

A Motorola demonstrou no Lenovo Tech World esta semana um protótipo de smartphone com tela enrolável. É um conceito muito legal, já que ocupa menos espaço que uma tela dobrável, deixando o aparelho mais fino.

O protótipo tem uma tela de 4″ que, a um toque de botão, cresce para 6,5″. Usou e precisa guardar? Outro toque e o bicho encolhe.

Mas também não é novidade: a Oppo já mostrou algo assim no passado. No mesmo evento, a Lenovo mostrou um protótipo de notebook com uma tela que também estica e cresce.

Um smartphone, vários tamanhos, muitas possibilidades (Motorola/Reprodução)

DOBRÁVEIS

Mas no mundo real – e ainda sem preço divulgado – tanto Asus quanto Lenovo lançaram seus notebooks com tela dobrável no Brasil. Vai ser caro…

IPADS NOVOS

Sem keynote ou aviso prévio (errr, Mark Gurman já tinha dado a dica no fim de semana anterior), a Apple anunciou novas gerações do iPad, iPad Pro e Apple TV 4K.

As grandes novidades? O fim dos conectores de fone de ouvido e Lightning e a chegada do sensor de digitais no botão de liga-desliga ao lado do tablet no iPad básico – que agora segue os irmãos maiores com conector USB-C.

Para o iPad Pro, ele segue com os chips mais recentes da Apple, agora com o superpoderoso M2 e armazenamento de até 2 TB. O comentário geral é que, para ser perfeito, o iPad Pro só precisa de uma coisa: rodar Mac OS.

Gadgets enroláveis, dobráveis e descartáveis

A BLU VOLTOU (NINGUÉM SE IMPORTA)

A Blu está de volta (paywall). Marca de Miami liderada por brasileiros e focada no mercado de pré-pagos nos EUA, a Blu já “chegou” ao Brasil umas três vezes, lançou três smartphones genéricos, baratos e agora vem com a promessa de fabricação local. Temos diversas restrições à marca, começando pelo histórico nada confiável de vai-e-vem. E, no passado, pelo fato de os executivos criticarem em público, ao vivo e em cores, os processos caros de homologação e certificação pela Anatel no Brasil – como se fosse uma injustiça horrível contra o coitado do senhor feudal (garantir que o celular funciona e é seguro ao consumidor, ao ver deles, não era algo importante). Era cringe antes do termo ser modinha – e muita gente (incluindo nós) ficava sem vontade de falar da marca. Pura vergonha alheia.

Aparelho novo da Blu: design genérico, especificações de 2017, preço barato. Vai encarar? (Blu/Divulgação)

BRASILEIRINHO

A Dell anunciou que o Latitude 3520, notebook de 15 polegadas voltado para o mercado corporativo, será produzido no Brasil.

SOBE A PRESSÃO

Um review interessante do smartwatch da Huawei que mede a pressão arterial de seu usuário.

ACHADOS AMAZON DA SEMANA

CULTURA DIGITAL

CORRE QUE OS HOME TÃO VINDO

A Netflix já começou a movimentação para evitar o compartilhamento de senhas, que deve começar a valer em janeiro.

Em resumo, se você mora em um lugar e sua irmã em outro, mas ambos usam a mesma conta, ela vai ter que pagar pelo serviço também. O Spotify já fez isso, com sucesso.

Agora o streaming começa a ventilar a ideia da “transferência de perfil” em e-mails muito esquisitos – meio que “olha, é bom você saber que se criar uma conta nova, vai levar todo seu histórico junto”.

Fato é que a Netflix foi a pioneira no streaming (fomos ver aqui e temos conta desde abril de 2012, mais de 10 anos pagando o negócio). Hoje é uma maçaroca de conteúdo aleatório – tem coisas muito boas, mas o geral parece dispensável (Jogo da Lava é divertido, mas podemos viver sem, para ficar em um exemplo).

Talvez o futuro do streaming seja alternar assinaturas pelo ano, conforme o calendário das séries “quentes” de cada plataforma, tornando o ato de de “ver TV” cada vez mais aleatório.

HBO Max e Apple TV+, ao menos, são mais cirúrgicas (e precisas) em boas séries e filmes. E até o Prime Video, da Amazon, está com um catálogo mais refinado – “Os Anéis do Poder” é uma das melhores coisas do ano (se você é fã de Tolkien, claro). .

GIGABYTE

A Globo está avançando no streaming e testando a popularidade das novelas, que agora estreiam antes na plataforma.

SINDINFLU

Após a renascença, os aquedutos e o calendário juliano, a Itália nos brinda com o primeiro sindicato de influenciadores digitais.

FIADO

OnlyFans atrasou pagamentos por um mês. Esperamos que a contabilidade se normalize.

HACKORD

A invasão de hackers à Record segue rendendo… vazaram até passaporte de apresentadora.

UBERCONHA

Maconha em Toronto agora pode ser encomendada pelo Uber Eats.

E a empresa agora se vê como uma plataforma de anúncios – imagina ter de ver banners enquanto espera o carro (já rola com supermercados em São Paulo, pelo menos). Quando o consumidor vê um problema na espera cada vez mais longa pelo carro, a plataforma vê oportunidade.

NINGUEM LIGA

A Meta anunciou o fim dos Instant Articles do Facebook. Mais uma função alardeada como uma salvação do jornalismo na plataforma há alguns anos e que não deu em nada. E avança com uma campanha de WhatsApp mirando usuários do iPhone nos EUA.

TIKCORP

Trabalhar já não é gostoso – problema são os boletos. Trabalhar com um pentelho fazendo diário de um detento trabalhador dentro do escritório da startup ou empresa de tecnologia da moda deveria garantir insalubridade – ou pelo menos justa causa para o vlogueiro/tiktoker corporativo.

VIDA DA FIRMA

Nem só a Microsoft demitiu algumas pessoas essa semana.

No Brasil, a Hotmart cortou 12% de seu staff.

Vale sempre lembrar aos colegas jornalistas: empresas têm orçamentos separados por áreas – e não é porque a Hotmart fez um evento para milhares de pessoas (que pagaram ingresso, vale lembrar) mês passado em Belo Horizonte que ela demitiu agora. A vida corporativa é assim – vimos algo parecido quando o QuintoAndar patrocinou o BBB e passou o facão depois.

Se bobear a grana do BBB foi separada meses antes de pensarem em demitir – meio inocente achar que cortou porque acabou a grana com o anúncio na Globo. Uma coisa não levou a outra. Mas lambança na gestão e planejamento levam a demissões, porém.

E um vazamento indica que o Musk quer passar o facão no Twitter, cortando 75% dos empregados caso assuma a empresa. É incrível a audácia desse homem: fala que vai comprar, desiste, é processado, diz de novo que vai fechar o negócio, nada aconteceu ainda… e ele já ameaça os funcionários do Twitter. Deve ser infernal estar ao lado dele. O governo dos EUA está preocupado (paywall), com razão.

REI MORTO, REI POSTO

Não, não comentaremos Charles III.

O sucesso do pix foi tão grande que uma outra instituição nacional, mais brasileira que o guaraná, começa a dar sinais de que vai morrer… o boleto não consegue tankar e vai de base.

LEITURAS LONGAS

NOT-SO-QUIET QUITTING

Na Fast Company, um texto sobre a – nada baixa – taxa de demissões de engenheiros de software no Twitter. Imagina agora com as ameaças do Elon Musk…

SELINHO AZUL

No Verge, o apelo de ter um verificado leva pessoas a cair em golpe.

TABULEIRO

No 9 to 5 Mac, um texto nada tendencioso sobre como a Apple está ganhando mercado da Samsung e levando a uma movimentação do Google e sua linha Pixel.

NOSSO MALVADO FAVORITO

Peter Thiel, da máfia do PayPal, matador de Gawker e bilionário com cara de malvado (existe outro tipo?), conseguiu um passaporte de Malta, diz o NYT. Mas ele já tem passaporte americano (é cidadâo) e neozelandês, o que é um tanto curioso.

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.

Este post contém links de associados para a Amazon Brasil. 
Caso você compre algo, Interfaces pode receber uma comissão.