Brasil descobre o Koo | Copa Tech | Dabloons
Início » NEWSLETTER » Brasil descobre o Koo | Copa Tech | Dabloons

Brasil descobre o Koo | Copa Tech | Dabloons

RESUMO

Edição enviada em 25 de novembro de 2022 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Bom dia, Semana fraca em notícias em geral – euforia geral pela Black Friday e Copa do Mundo –, mas Elon Musk segue como pedra no sapato, incomodando a cada dia mais. Enfim, vida que segue. Boa leitura e até a próxima edição – e boas compras conscientes durante o dia.

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

CONCORRÊNCIA PARA O FOLD

A Honor disse que vai lançar o seu segundo smartphone dobrável, chamado Magic VS, na Europa. É uma ótima notícia para o consumidor, que começa aos poucos ver concorrência decente para o Samsung Galaxy Z Fold4 no mundo ocidental.

Algum dia o mercado de dobráveis se estabelece… vai levar tempo (Honor/Divulgação)

LANÇAMENTOS NO BRASIL

A Amazon lançou o novo Kindle por aqui. Caso queira comprar, segue o link. E a LG, uma atualização da linha de caixas de som XBoom.

JOGANDO DINHEIRO NA TELA

E nada acontece ao ver o carregador USB-C com visual de Mac original ou a empresa que pega iBooks (o velho “tampa de privada”) e transforma em capas chiques (e caras) de iPad.

A tomadinha Mac é a mais nova tranqueira que queremos (Divulgação)

FALANDO EM DINHEIRO

Tim Cook, sempre reservado, apareceuno show da Adele em Las Vegas. E foi ver o Diplo tocar também. Enquanto isso, as fábricas da Foxconn na China – que produzem os iPhones – lidam com trabalhadores inquietos por vários motivos (principalmente a política sanitária relacionada a Covid por lá).

NOSSO AMIGO ASTRO

Astro, o robô com Alexa, a assistente digital com rodas, sobreviveu ao corte de funcionários na Amazon – mas a divisão da assistente mais famosa do mundosegue dando prejuízo.

5G DE VERDADE

A Globo negocia para ter garantia de banda 5G nas transmissões ao vivo – ou seja, se algum canal da rede for transmitir um show usando 5G, não vai precisar compartilhar a rede com a galera tirando foto e postando no Instagram.

COPA TECH

De bolas com sensores a um estado de vigilância, a Copa do Qatar está cheia de tecnologia.

ACHADOS AMAZON DA BLACK FRIDAY

CULTURA DIGITAL

4 COISAS DO TIKTOK

  • Para evitar cair na moderação, um novo idioma começa a surgir dentro do app (paywall)
  • O TikTok Brasil vai ter uma operação de comércio eletrônico local.
  • Dabloons. É, dabloons. Um bom motivo para acreditar na internet ainda.
  • Campanha do Serasa no TikTok ajudou a fechar 164 mil acordos de pessoas com nome sujo só em outubro. No ano, são quase 500 mil.

O FILME QUE NÃO FOI

Ainda em coisas incríveis da web, o povo do Tumblr (que vem passando por um renascimento) criou o pôster de novo filme de Martin Scorsese… que nunca existiu.

E 3 COISAS DE IA

ISSO É MUITO BLACK MIRROR

A polícia de San Francisco começa a estudar a possibilidade de liberar a letalidade de robôs-patrulhadores da polícia em casos específicos e situações perigosas. Com o modo tucano de eufemismo desligado, isso quer dizer que tem gente cogitando permitir robôs matarem gente.

AGORA VÁ PARA A CADEIA

Elizabeth Holmes, promessa de novo Steve Jobs e realidade de anão do orçamento, vai mesmo para a cadeia nos EUA – a sentença saiu esta semana, será de 11 anos e a penitenciária é bem light, pelo que deu a entender.

UM BOM TESTE

O Tecnoblog assinou o plano com anúncios da Netflix.

NÚMEROS NADA ENORMES

A compra da Activision por US$ 69 bilhões pela Microsoft pode ir pro buraco – já que a FTC pode entrar com processo antitruste (mais um para a história da Microsoft, vale lembrar).

ERA MUSK NO TWITTER

RESUMO DA SEMANA 5

A nossa teoria de que o Twitter vai acabar aos poucos começa a fazer mais sentido agora.

Basta lembrar do caso Gawker e como a empresa de mídia morreu: por conta de um bilionário.

Longa história curta, o site publicou um vídeo proibidão do Hulk Hogan, ele processou a Gawker durante o processo veio à tona o envolvimento do investidor Peter Thiel, amigão do sr. Elon Musk.

O site da Gawker comentava política, tecnologia e, na sua seção Valleywag, trazia fofocas – mesmo – dos poderosos do vale do silício. E o Valleywag tirou Thiel do armário à força. Ele não gostou, mas tinha dinheiro.

A Gawker morreu, os títulos da empresa (muitos blogs pioneiros, como Gizmodo, Kotaku, Jezebel, entre outros) foram vendidos. A grande vitória de Thiel, usando o Hulk Hogan de cavalo de tróia, foi que muita informação questionando poderosos deixou de ser apurada depois disso.

O site nem era dos maiores em notícias, mas fazia perguntas incômodas. E gente poderosa não gosta disso. Com o Twitter é a mesma coisa. Era um lugar de liberdade de expressão – com moderação na medida do possível –, em que qualquer um poderia dar informações, se organizar, questionar. Para citar um exemplo, a primavera árabe.

Entram Elon Musk e seus apoiadores, com muito dinheiro de gente que não gosta desse tipo de coisa, sem nada velado, tudo visível: demissões, cortes, fim de recursos, perda de anunciantes, insanidade corporativa. Aí, se não deu certo, que pena. A empresa era ruim. Esperamos estar errados.

É o mundo de Elon Musk, com o show de Elon Musk. Uma coisa é certa: pobre ele não fica.

Outra alternativa na qual apostaríamos um pouco é um comprador gigante (alô, Microsoft!!!) resolvendo o problema – sempre bom lembrar que o LinkedIin é razoavelmente bem moderado (precisa só do filtro para acabar com o entusiasmo de CEO de MEI).

A última de Musk – já que a semana foi mais curta por causa do feriado nos EUA – é preocupante, já que o cara disse que vai reverter contas suspensas – como a de Donald Trump, que segue sem falar nada. Pelo menos, em relação ao Brasil, parece que a lei e ordem dos banidos pela Justiça será mantida.

Semana que vem tem grande chance de ser show de horror, anotem.

SEU AMIGUINHO

O calote já está a caminho para fornecedores do Twitter (paywall).

Os anunciantes seguem pulando fora.

E a questão das contas verificadas também segue em andamento – um esquema de cores para diferenciar os tipos de contas pode se tornar realidade (provavelmente todo mundo de UX foi demitido e a ideia sai da cabeça de quem sobrou e não entende nada disso).

E SEGUE O PASSARALHO

O engenheiro que possibilitou aumentar o número de caracteres de 140 para 280 foi demitido do Twitter. Mas Elon Musk diz que vai voltar a contratar (!), mas também que vai continuar a demitir (!).

Fato é que parece que só sobrou gente no Twitter que depende do emprego para visto de trabalho nos EUA. Pelo menos outras empresas de tech estão animadas com o aumento súbito de mão de obra.

PIADA PRONTA

Se você lê Interfaces, sabe que já falamos do Koo algumas vezes já em 2021 – e alertamos que era perigoso e cheio de gente de extrema direita.

Óbvio que, com a debandada (ou não) do Twitter e uma rede social de nome propício a piadas em português, o Brasil descobriu o Koo – e invadiu o Koo.

Tanto que os caras começaram a tuitar em português, viraram noite e ganharam 2 milhões de usuários por aqui. Claro que temos nossa conta, mas não deu tempo de mexer direito no Koo. Porém, já vimos essa história: brasileiros invadem algo pela zoeira, quando aparece algo mais real/factível partem para outra. O Koo é rústico demais para usar, precisa de uma boa limpeza (tecnológica, design, usabilidade).

OUTROS CAVALOS NO PÁREO

Hive é o Twitter que tomou banho e passou perfume. Parece uma boa apostar nesse aqui.

O Mastodon segue esquisito, mas está passando por um bom momento, como o Koo.

O Tumblr pode, talvez, adotar os protocolos públicos do Mastodon – e aí sim a coisa vai ficar muito interessante.

LEITURAS LONGAS

SÓ CONFIA

O NYT publicou um de seus famosos editoriais de opinião, com Yoel Roth, ex-chefe de confiança e segurança do Twitter, com o ponto de vista de quem esteve no olho do furacão.

SINTA

Na Inference, um ensaio sobre o sabor.

PASSARALHANDO

Após essa última leva de demissões em massa na indústria da tecnologia, a Rest of World especula qual será a próxima vítima (ou algoz).

GUIA DE PRODUTOS

Henrique listou e testou os principais aparelhos topo de linha com 5G no G1. E airfryers, fornos com airfryer e até aspiradores.

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.

Este post contém links de associados para a Amazon Brasil. 
Caso você compre algo, Interfaces pode receber uma comissão.