Piscamos e março acabou. Semana mais tranquila – sem grandes lançamentos, mas com toda a treta do Telegram rolando em um final de semana meio dramático. Esta edição tem ainda novos rumores de Apple e Samsung, reações online na guerra da Ucrânia e LinkedIn fazendo lambança.
E em notícias que não importam a ninguém, mas são um número curioso, esta é a edição 150 da Interfaces 😉 Obrigado pela companhia nesse tempo todo. Boa leitura e até semana que vem.
ELETRÔNICOS DE CONSUMO
HORA DO BOATO
Rumor Apple da semana é aquele que indica que, em vez de pagar – em dólar, lá fora – milhares de dinheiros todo ano em um iPhone novo, você paga uma mensalidade integrada a outras assinaturas de produtos Apple. Faz sentido em mercados que smartphones não são roubados com tanta facilidade, certo? Tem também a fofoca de um novo MacBook Air de 15 polegadas.
DOBRE DE NOVO
E o rumor Samsung da semana é o que indica que teremos um terceiro smartphone dobrável na linha premium da fabricante. Sem muitos detalhes, mas pode ser algo que a própria Samsung já mostrou… na CES, em janeiro.
Falando em CES, começaram a sair os reviews do projetor Freestyle – que achamos ótimo na época, mas agora parece estar muito abaixo da expectativa.
SEM NADA PARA MOSTRAR
Phone 1 vai ser o primeiro smartphone da Nothing – a marca nova de Carl Pei, fundador da One Plus. Nada de design por enquanto, apenas conceitos de como o Android customizado vai ficar.
TEM POCO FONE, MANDA MAIS
A Xiaomi segue com seus lançamentos por aqui, agora com os Poco X4 Pro 5G e Poco M4 Pro, ambos com pegada gamer.
MAS TEM MUITO CHIP
A mesma Xiaomi – a matriz, no caso – diz que a crise de chips vai “melhorar” no segundo semestre. A conferir.
FOME DE 5G
Redes 5G vêm aí e, como ocorreu quando fomos do 3G para o 4G, a migração causa um problema sensível para o consumidor: os smartphones consomem muito mais bateria.
NÚMEROS ENORMES (1)
A Smart, fabricante de memórias, investiu R$ 150 milhões em uma nova planta em Manaus.
NÚMEROS ENORMES (2)
A NVidia mostrou o que pode ser o chip para inteligência artificial mais rápido do mundo.
CULTURA DIGITAL
VIGIAR E PUNIR
A lição de moral do banimento do Telegram no Brasil numa sexta-feira e sua volta dois dias depois (sem que operadoras e provedores tenham barrado o acesso) mostra duas coisas para a gente:
- não existe empresa de tecnologia acima da lei (mesmo as que se fingem de cool demais para isso, como Telegram)
- seguimos com dúvidas sobre as eleições de 2022 – a semente do caos digital foi plantada faz tempo e não é um banimento de app que vai parar o trem da desinformação assim do nada.
WHATSAPP BANINDO GERAL
O Zap foi trending topic no Twitter pelo motivo errado: aparentemente pessoas estão baixando um tal WhatsApp GB, que não tem nada a ver com o app oficial, e sendo banidas da rede.
O QUE O LINKEDIN FEZ ERRADO ESTA SEMANA
Resolveu barrar anúncios de vagas afirmativas – exclusivas para negros, indígenas – no Brasil, e está sendo processado (claro).
IRONIAS DO DESTINO
Adoramos ver empresas que, errrr, aproveitaram muito dinheiro do BNDES reclamando de consumidor final importando coisa barata da China.
O QUE O INSTAGRAM FEZ CERTO UMA VEZ NA VIDA
Finalmente voltou com o modo cronológico no feed, prometido faz tempo.
GUERRA DIGITAL
- Na falta de Facebook e Twitter, um herói improvável segue sem ser banido: o Clubhouse.
- Um perfil do ministério da guerra cibernética na Ucrânia.
- Elon Musk (claro) tretou com a Chechênia. Porque sim, claro.
- Os russos estão baixando a Wikipedia como se não houvesse amanhã.
- E os russos que trabalham com tecnologia estão fugindo.
ENQUANTO ISSO NO STREAMING
Vem aí a fusão de HBO Max com Discovery Plus. Mas, antes disso, um botão de ver episódios aleatórios na HBO Max.
NEWSLETTER OU BOLO?
Temos que amar a audácia dos produtores da Netflix em identificar rapidamente tendências da internet e transformar em reality show de culinária. “Isso é um Bolo?” (de cozinheiros que, bem, criam coisas que não deveriam ser bolo, mas são) e “Escola de Chocolate” (com o chef que faz escultura de chocolate no TikTok) são ótimos exemplos disso.
Aceitamos doações dessa caneta comestível, por sinal. Nada como ter dinheiro, jogar em alguém e ter resultados muito divertidos.
ATÉ O BILL MURRAY….
Entrou na onda do NFT. E ele ainda tem um Blackberry bem velho – e que funciona.
GAMES
SINAIS DE UMA INDÚSTRIA DOENTE
A investigação do canal People Make Games sobre três estúdios indie de games é triste, mas só mais um retrato da realidade.
TCHAU FIFA
Os jogos da EA Sports vão mudar mesmo de nome – vai virar EA Sports FC, agora sem a FIFA como parceira.
PELUDINHO E ANTI-HIGIÊNICO
Falta uma semana para o 1o de abril, mas a Microsoft já nos premiou com essa realidade paralela de controles peludos inspirados no… Sonic.
LEITURAS LONGAS
POR QUE SUA ENCOMENDA DEMORA?
No Wall Street Journal, um documentário sobre a crise global na cadeia de suprimentos – e por que ela nunca mais pode ser a mesma
GERENCIAMENTO
Na HBR, como ajudar alguém que tem um ataque de pânico no meio do expediente – essencial em tempos de volta aos escritórios.
XOVENS
Na CNN, como o Discord também tem um lado obscuro.
GANG
Na Vice, quem é o Lapsus$, grupo de hackers famoso do momento.
PAPA-LÉGUAS
E no Tecnoblog, um pouco sobre o futuro da carga rápida nos smartphones.
IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã
Para assinar, clique aqui.