E aí, tudo bem?
Semana com feriado (para alguns), um monte de coisa rolando: iPhone SE 5G a caminho, a discussão do 5G no Brasil chegando a conclusões óbvias e picaretas fazendo picaretagem com NFT, claro. Boa leitura, indiquem a newsletter para os amigos e até semana que vem!
ELETRÔNICOS DE CONSUMO
VEM AÍ
Mark Gurman, o vidente de lançamentos da Apple, diz que o primeiro evento da marca em 2022 deve ocorrer entre março e abril. Uma nova versão do iPhone SE, com mesmo design e conectividade 5G, e um possível iPad Air renovado estão entre os produtos que devem aparecer nesse evento.
Em notas relacionadas, mas não muito, o CEO Tim Cook tem uma stalker, armada e perigosa.
NÃO VAI ROLAR
O megazord corporativo de ARM e NVidia não deve se completar, com a NVidia preparando uma saída “silenciosa” da aquisição e a ARM arrumando a casa para uma oferta pública de ações.
DESEMPACOTOU
A Samsung marcou datas para o anúncio da linha Galaxy S22: 9 de fevereiro é o anúncio global, 15 de fevereiro no Brasil – repetindo o padrão do Galaxy S21 FE no começo de janeiro.
O smartphone, porém, segue vazando – mas agora a Samsung consegue derrubar imagens no Twitter ao pedir remoção por direitos autorais. Nada como confirmar uma coisa ao pedir que ela saia do ar, correto?
AINDA NOS VAZAMENTOS
Vem aí também um novo Google Chromecast com Google TV, codinome Boreal.
ACENE E SORRIA
Com dúvidas sobre como usar gestos no smartphone Android? Tem um monte de dicas aqui.
PACOTÃO
Enquanto grandes nomes dos eletrônicos anunciam seus produtos aos poucos durante o ano, a Philips mostrou tudo de uma vez só esta semana – destaque para as TVs OLED, caixas e fones de ouvido da linha Fidelio e um monte de caixinhas de som portáteis.
ALERTA DE CRISE
A Peloton, das bicicletas ergométricas conectadas, vive uma fase péssima de relações públicas: duas séries grandes do streaming (não clique para evitar spoiler) mostraram personagens infartando ao usar o equipamento. Em uma situação o personagem sobrevive, na outra não.
QUEM DIRIA….
Que todas as discussões geopolíticas (alô Huawei!) do 5G no Brasil seriam uma perda de tempo “técnico”, hein, hein?
BEACH TENNIS, MÊO!
Henrique segue descobrindo novos nichos de produtos para testar: agora foram os copos Stanley (e afins).
CULTURA DIGITAL
ZEITGEIST
Novos emojis estão a caminho para iOS 15.4 e, bem, o smiley derretendo já é nosso emoji-espírito-animal para 2022. E olha que janeiro nem acabou ainda.
O QUE O SPOTIFY FEZ PARA COMBATER ANTIVACINA? NADA
Neil Young, herói das guitarras, cansou de ver as mentiras e o negacionismo de COVID rolando soltos no podcast do Joe Rogan no Spotify. Rogan tem um contrato milionário para hospedar seu programa na plataforma. Young não quer suas músicas dividindo espaço com fake news.
Em atitude mais que previsível, o Spotify não fez nada além de atender aos pedidos de Neil Young e tirou as músicas do catálogo. O movimento de Young foi acompanhado de boicote de usuários e uma queda nas ações da empresa.
É mais um caso de empresa de tecnologia servindo de plataforma para discursos que causam estragos catastróficos – e mortes – sob o manto da liberdade de expressão (e a velha desculpa que ela não produz conteúdo).
CASIMITO
Nosso herói improvável de 2022 bateu recorde na Twitch ao comentar ao vivo o documentário de Neymar (argh) na Netflix.
NO LIMITE
Vida que segue: depois de ser comprada pela Microsoft, a Blizzard na surdina começou a contratar profissionais para um novo game de sobrevivência.
O METAVERSO QUE QUEREMOS
The Sims, o metaverso original, ganhou um novo pacote de expansão de Carnaval com Pabllo Vittar. Aí sim.
MELHORES AMIGOS
O Twitter trabalha para lançar o Flock, recurso para mandar nudes (ops, tweets) para grupos de até 150 amigos. Mas segue lento para combater desinformação.
DEU RUIM
O anúncio de que velhos usuários do GSuite perderiam acesso a contas gratuitas e teriam de pagar começou a mover montanhas – seja no formato de processinhos em ações coletivas ou métodos alternativos para os usuários.
Temos conhecidos com domínios pessoais, que fizeram compras de jogos para os filhos e agora correm o risco de ir para o buraco – já que ficaria impossível pagar uma licença de Google Workspace para todos da família como pessoa física. Manter o uso do domínio e integrar com o serviço pago Google One ninguém pensou, né?
LEITURA LONGA
CRIATIVIDADE PARA SUGAR INCAUTOS
Cory Doctorow explica a pequena falha conceitual no licenciamento Creative Commons que permite surgir uma nova “espécie” de parasitas predadores de direitos autorais.
TECHBIZ
NFT, WEB 3, PICARETAS
- o YouTube quer surfar essa onda da Web 3. A Apple talvez queira o metaverso.
- tem um filme longo sobre NFT, cheio de palavras vazias e bolsos cheios
- O prêmio oportunista da semana vai para o médico francês que tentou vender raios-x de vítimas do atentado à casa de shows Bataclan como NFT.
FALANDO EM DINHEIRO DE MENTIRA
A Diem – aquela criptomoeda do Facebook/Meta, antes conhecida por Libra –, está prestes a encontrar o caminho do dodô (ou ser comprada por algum desavisado).
IMPRESSÃO NOSSA…
…ou o iFood solta essa notícia das entregas por drone com um formato novo a cada seis meses?
SUGARCUBES
Nas aquisições da semana, o banco Neon comprou a financeira Biorc (sem relação com a cantora islandesa, vale notar). E a Take Blip levou a Stilingue, de monitoramento de mídias sociais.
IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã
Para assinar, clique aqui.