Apague dados do Google | Elon & Twitter | Snap voador
Snap Pixy
Início » NEWSLETTER » Apague dados do Google | Elon & Twitter | Snap voador

Apague dados do Google | Elon & Twitter | Snap voador

RESUMO

Edição enviada em 29 de abril de 2022 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Bom dia, na semana em que o inesperado aconteceu: Elon Musk comprou o Twitter para valer.

Mas tem também o drone de bolso da Snap, o 5G dando sinais de que chega logo (mas não em todo lugar) e uma TV da Samsung dando defeito em massa. Ótima leitura, indique Interfaces para os amigos e até a semana que vem – Henrique.

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

PAU DE SELFIE QUE VOA

O Snap (ex-Snapchat) diz que é uma empresa de câmeras, não uma rede social. E lançou uma câmera-drone (ou um drone-câmera?), a Pixy – que decola e pousa usando sua mão como referência. Que ideia legal, estávamos com saudades de um gadget lindo e meio inútil como esses, mas que causa aquele efeito de “meu deus que coisa legal” nas pessoas (nossa lista da categoria ainda inclui iPod shuffle, câmeras Flip e smartphones dobráveis).

A Pixy custa US$ 230 e já está à venda nos EUA e na França. As imagens têm qualidade duvidosa e a bateria não dura nada, mas isso não importa, certo?

https://youtu.be/_k_z64TZquI

OFICINA

Nos EUA, a Apple liberou a venda dos kits de reparo doméstico para iPhones SE, 12 e 13 – se a tela quebra ou a bateria dá sinais de falha, você pode se aventurar e trocar em casa – e pode até alugar as ferramentas para fazer isso.

MANUFATURA

A mesma Apple volta a fabricar, quer dizer, montar smartphones com a Foxconn no Brasil – só o iPhone 13 mesmo, nada de 13 mini ou 13 Pro. Mas claro que isso não significa mudança no preço ao consumidor – só um aumento na margem da empresa mesmo.

OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA

Alguns modelos de TVs da Samsung lançados em 2020 – da linha Crystal – simplesmente começam a dar defeito após o fim da garantia. Henrique chegou a ter uma TU8000, mas vendeu um tempo depois para um amigo (após checagem, tudo segue OK com o televisor, ainda bem).

MELHOROU, MAS NÃO MUITO

Falando em qualidade de imagem, a Apple liberou uma atualização de software para melhorar a webcam do novo monitor Studio Display. Pelo que entendemos, não tem mais qualidade de batata, o que já é um avanço.

SEM FIO MESMO

Expectativa: usar tecnologia de recarga elétrica pelo ar em smartphones e tablets. Realidade: a tecnologia vai ser popular em etiqueta de preço no supermercado e em carregador de escova de dente elétrica.

UM ENGENHEIRO ENTRA EM UM BAR…

O Pixel Watch, próximo smartwatch do Google, “esquecido” em um bar. Claro, claro…

E VAZOU TAMBÉM

A próxima versão dos melhores fones com cancelamento de ruído, os Sony WH-1000XM5.

UMA THREAD FELIZ NO TWITTER

Com vários protótipos de dispositivos Nokia que viram ou não viram a luz do dia – tem até e-reader e uns Androids que a HMD Global deveria aproveitar a inspiração para o futuro.

COLORIDO

A E-Ink mostrou um potencial para dispositivos com telas de tinta eletrônica coloridas. Alô Amazon, cadê o Kindle com cores?

A tela para o Kindle colorido já existe – só falta a Amazon lançar um produto assim (E-Ink/Divulgação).

FUNDO DO MAR

O Microsoft Ocean Plastic Mouse é feito, como diz seu nome, com plástico retirado do oceano. Acabou de ser lançado por aqui por R$ 169.

Limpando os oceanos, um mouse de cada vez (Microsoft/Divulgação)

ROÇA

Povo aí falando de inteligência artificial em smartphone e câmera – e é surpreendente descobrir que uma fabricante de tratores, a John Deere, investe um monte na tecnologia. Além da linha de brinquedos para seu ruralistinha.

5G A CAMINHO

A Huawei inaugurou uma fábrica para dispositivos de infraestrutura de rede 5G em Sorocaba, no interior de SP.

Mas as cidades brasileiras ainda não estão prontas para o 5G – só 10 capitais e o DF já estão preparados (uma novela que já vimos com redes Edge, 3G e 4G). As redes 5G devem estrear em 3 meses, aguardamos a fanfarra das operadoras com preços malucos fora da realidade.

ACHADOS AMAZON DA SEMANA

CULTURA DIGITAL

ELON MUSK COMPROU O TWITTER

Elon Musk se endividou, conseguiu a grana e levou o Twitter.

Agora tem o desafio de entregar suas promessas de campanha: liberdade de expressão (que é complicado), abrir o código do algoritmo (ótima ideia para mostrar como a salsicha é fabricada), acabar com bots de spam (hahahaha) e verificar todos os humanos (algo igualmente complexo).

Musk ainda fala em mensagens diretas criptografadas e seguras, o que também faz sentido.

Um comentário curioso (que agora esquecemos onde lemos ou ouvimos, mil desculpas por isso) é que Musk é um cara da Web 1.0, onde a cultura digital pregava liberdade de expressão para que existisse pornografia e se pudesse falar de tudo em uma rede aberta.

Agora o debate da cultura digital é se está tudo bem matar minorias ou defender o fim das vacinas – que não tem nada a ver com a briga contra moralistas mais de 20 anos atrás. Engraçado pensar também que o Twitter hoje é o novo Tumblr, lotado de gente sem roupa anunciando seus serviços do OnlyFans e que, de certo modo, Elon Musk leva de brinde um grande acervo de pessoas peladas se exibindo/se divertindo.

O QUE VEM POR AÍ? NINGUÉM SABE

Fato é que a coisa não é tão simples assim sobre o futuro da plataforma. Existem humanos e nuances entre humanos (e o próprio Musk, ao falar o que pensa, já errou bastante).

Dentro do Twitter, o temor é de que a era dos trolls esteja a caminho – curiosamente, perfis de direita cresceram demais nos últimos dias. Coincidência ou não, já bloqueamos mais de uma dezena de seguidores recém-criados que nos seguiram no @interfacesnews – todos com bandeirinha e mensagem igual falando bem de certo presidente da República.

Fora do Twitter, comunidades oprimidas já preveem que vai se tornar um local assustador. E já surgiram vários “guias” de como Elon Musk deve tratar o Twitter como seu novo dono e o que deve sair disso.

Com tudo isso em mente, seguimos céticos em relação ao futuro do Twitter.

TRUMP NÃO QUER

Não adianta vir com papinho de liberdade de expressão pensando apenas na constituição dos EUA. O Twitter é uma plataforma global e cada país tem seu jeito de lidar com isso.

Pelo menos Donald Trump já disse que não volta para o Twitter (duvidamos) e representantes do governo brasileiro “celebraram” (que cafona) a compra da rede de microblogs por Musk.

MAS A UNIÃO EUROPEIA DEVE ENCRENCAR

A liberação de “liberdade de expressão” vai bater de frente com a União Europeia – ainda mais em um momento em que os EUA são vistos como atrasados na regulação de empresas de tecnologia em comparação ao resto do mundo.

ADVOGADOS GENIAIS

O time jurídico do Twitter colocou um gatilho interessante no contrato da venda para Musk: ele não pode falar mal dos funcionários atuais da empresa (algo que já aconteceu) ou o negócio pode azedar.

TIROU O QORPO FORA

Ano passado, o Twitter proibiu a veiculação de publicidade da série/documentário “Q: No Olho da Tempestade” (tem na HBO Max, assistam para ver como é fácil criar uma teoria da conspiração – e um dos responsáveis é candidato ao congresso dos EUA).

Motivos? Bem, o Twitter foi um dos berços do movimento Q-Anon… e aparentemente queria tirar sua responsabilidade da reta.

SÓ ADD COM SCRAP

O Orkut já sentiu o sangue na água e prometeu voltar.

PARA NÃO FALAR QUE NÃO FALAMOS DO FACEBOOK…

A coisa errada da semana foram engenheiros admitirem (de forma anônima) que a empresa não sabe muito bem o que faz com os dados dos seus usuários.

O QUE O GOOGLE FEZ CERTO ESTA SEMANA

O Google ampliou as opções para remoção de conteúdo pessoal do índice de buscas, como CPF e outros dados que podem levar a doxxing e roubo de identidade. Para pedir a retirada, basta seguir os passos da ajuda do Google.

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

Movimentos bonitos, que dão esperança, mas não devem ter muito potencial: EUA, UE e vários outros países (Brasil não está na lista) assinaram uma declaração pensando no futuro da internet.

A VERDADE INCOMODA

Há um bom tempo nosso amigo e parceiro Guilherme Felitti (lembra do TechTubers que elaboramos com a Novelo?) vem monitorando canais de extrema direita no YouTube e sinalizando quando algum material é apagado.

Eis que há algum tempo expoentes dessa galera passaram a atacá-lo, em mais uma dessas manobras para agitar a militância agressiva, ganhar views e aparecer em ano eleitoral. A gente não só dá todo apoio ao Guilherme – nosso amigo e velho parceiro de jornalismo & dados – e convidamos todo mundo a conhecer o trabalho dele na Novelo.

CONSOLIDAÇÃO

O modelo de negócios de investidores/venture capital em empresas de mídia dá mais um exemplo de que nem sempre se sustenta – agora é o ótimo noticiário Quartz, que chega ao quarto dono em dez anos: a G/O Media, dona atual do Gizmodo americano.

GRINGOS IMITANDO

Olha só, os norte-americanos terão um pix em 2023: é o FedNow.

GAMES

RACHADINHA

A Twitch segue querendo inovar e diminuir ainda mais o quanto paga para os criadores de conteúdo.

INDO PARA O HALO

Relacionamentos e videogames, um namoro que quase acabou por causa de Halo.

SIMPLESMENTE O MAIOR DO ENTRETENIMENTO

Casimiro é o streamer que mais tem assinantes (pessoas que dão dinheiro) no mundo. O brasileiro é uma máquina de engajamento.

O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO

A nova atualização do Ricochet, sistema anti-cheat de Call of Duty, sacaneia quem tentar trapacear. Os desonestos passam a não conseguir mais ver oponentes, o que torna a jogabilidade impossível.

LEITURAS LONGAS

PARA LOTAR AS ABAS DO SEU BROWSER

  • Na Renascença, de Portugal, a reportagem pediu seus dados pessoais a 70 empresas de tecnologia.
  • No NYT, o japonês que casou com um personagem de ficção.
  • Na Technology Review, um recurso novo do WeChat mostrou bastidores que não deveriam aparecer do polêmico lockdown de Shanghai em abril.
  • Na NBC, o tráfico de substâncias ilegais no Snapchat levou à morte de jovens.
  • O Manual do Usuário tentou conseguir um emprego de meio período que paga 5 mil por dia, mas não deu certo.

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.