Bom dia! Semana lenta, todo mundo se preparando para Black Friday. Pelo menos tem Techtubers novo saindo do forno. Tem umas mudanças em teste aqui, não estranhem – boa leitura e até semana que vem 😉
ELETRÔNICOS DE CONSUMO
SEM LIMITE
A Sony Mobile conseguiu aquilo que todo fabricante de smartphone sonha: em colocar um sensor grande de câmera de adulto em um telefone. O Xperia Pro I (US$ 1.800) foi anunciado esta semana e usa o mesmo sensor de 1 polegada da câmera (e objeto de desejo nosso) RX100 VII. O smartphone é voltado para ricos, vloggers e entusiastas da fotografia (com um monte de acessórios, incluindo tripé e tela externa) dispostos a gastar tanto dinheiro em algo que cabe no bolso.
NATAL VEM AÍ
Uma boa indicação de presentes ligados ao K-pop, mas não deve ser fácil de achar por aqui. Tem também um smartwatch da OnePlus com tema de Harry Potter.
PRO DE VERDADE
O novo MacBook Pro visto por um fotógrafo profissional que consegue tirar o máximo dos novo processador M1 Max. Vale mais que 30 reviews de youtubers de tecnologia.
Falando em Apple, o mundo real descobriu que os Macbooks Pro não lidam muito bem com software que ocupa o topo da tela, interrompido pelo notch/franja. Tem solução? Sim. Também temos novos rumores sobre a próxima geração dos MacBook Air previstos para 2022, cortesia de Jon Prosser.
ZUMBI
Já que é tempo de Halloween, a Palm volta a dar sinais de vida, agora com os fones Buds Pro, com cancelamento de ruído e promessa de graves fortes. O pessoal do Verge fez um mini documentário sobre a Handspring, empresa visionária que inventou o smartphone antes de todo mundo e foi engolida pela Palm. Que foi engolida pela HP, pela LG…
PEDRAS DO INFINITO
Todo mundo quer um pedaço da LG no mercado de smartphones brasileiro. Depois da realme, Nokia e TCL dando passos cuidadosos, agora é a vez da Infinix chegar ao país, em parceria com a Positivo Tecnologia.
ÁREA CINZA
Uma boa reportagem na Folha de S.Paulo para falar sobre o mercado cinza de smartphones. Ou um ótimo pretexto para a Positivo falar da marca nova e desbancar o concorrente?
NO FUTURO TEREMOS SMARTPHONES COM O NOME COMPLETO DE D. PEDRO I
Xiaomi 11 Lite 5G NE é o nome (super fácil de lembrar) do novo smartphone 5G da marca no Brasil, que também lançou seu primeiro tablet por aqui.
Fez a gente lembrar do Samsung Galaxy Grand 2 Duos TV (sim, existiu).
FUTURO DO PRETÉRITO
2021 e o Google, com o Android 12 L, volta a pensar em um sistema operacional que possa ser usado também em tablets (ou melhor, smartphones dobráveis de tela grande).
ANTES DE COMPRAR
Pense Bem é o nome do novo videoporteiro da TecToy, que nada tem a ver com o brinquedo pseudo-tech dos anos 80.
VIVA O USB-C
Os novos Amazon Kindle começaram a ser vendidos, e as primeiras críticas seguem confirmando que é nosso modelo favorito, agora com tela maior – mas que a versão Signature Edition, com mais armazenamento, é melhor para quem ouve muitos audiolivros.
MAIS RÁPIDO
A Intel anunciou sua 12a geração de processadores Core, com mais núcleos, velocidade e até fabricante de hardware brasileiro dizendo que lança produto já em novembro.
TECHTUBERS 2021
O relatório Techtubers 2021, produzido pela equipe de inteligência da Interfaces e pela Novelo, traz dados inéditos sobre o mercado brasileiro de criadores de tecnologia no YouTube nos primeiros seis meses do ano.
Também faz um levantamento sobre a criação – temas, produtos – de conteúdo no período, e traz um ranking com os 20 principais nomes que, seguindo nossa metodologia única, são os mais importantes no Brasil. Para comprar, fale com a gente (ou responda a este email).
CULTURA DIGITAL
DIGITAL & ALTERADO
A Adobe mostrou suas grandes novidades para o futuro do Photoshop (e demais programas de foto, vídeo e arte) – destaques para o Project Morpheus, para criar deepfakes usando redes neurais para processar o vídeo, e para o Project In Between, que cria animações de fotos estáticas (preenchendo espaços e gerando imagens sem que elas existam).
ALTERADO & CORPORATIVO
Rephrase.ai, startup indiana, criou um sistema de gerar deepfakes e quer vender para corporações. Se tem CEO robótico, nada mais correto do que substituir sua aparência pública por um vídeo falsificado.
BATEU A META
O novo nome da empresa Facebook é Meta.
Nada muda na estrutura corporativa, mas ela passa a ter um foco maior na coisa toda do metaverso – ou a internet dos ricos de amanhã. As redes seguem com seus nomes originais – Facebook, Instagram, WhatsApp, em uma unidade de negócios de apps e a meta de se descolar de Zuckerberg (não vai colar).
A outra unidade é a de hardware de realidade virtual (Oculus e afins), com muito investimento no metaverso. Os produtos da Oculus passam a ter o nome Meta também.
Empresas globais costumam pagar alguma consultoria para ver se o nome não ofende ou pode virar alvo de piadinhas em algum lugar do planeta. O Twitter está cheio de exemplos em português mesmo (até vimos alguém dizer que em hebraico meta significa morte, o que não confere). Meio óbvio esperar brasileiros tirando sarro do nome.
Entendemos a troca de nome da empresa-mãe para algo que Mark Zuckerberg quer para o futuro. Mas mudar uma marca não significa esquecer todos os problemas do passado (e presente).
A gente não vai deixar para trás todo o mal que o Facebook (e as outras redes sociais) causaram ao mundo com desinformação e propagação do discurso de ódio alimentado pelo algoritmo, e o que acontece agora é só uma isca para chamar atenção. Ou melhor, desviar atenção. Como foi neste texto quase até agora. Nada contra o metaverso. Mas seria legal (e consciente) ser um metaverso sem a influência negativa do Facebook, quer dizer, Meta.
Alguém já foi atrás do pessoal que fez o Second Life para ver o que eles acham da Meta?
PAPELADA
Mais uma semana, mais denúncias contra o descontrole do Facebook – agora foram os Facebook Papers, sequência dos vazamentos de Frances Haugen. Os documentos dizem, entre outras coisas, que o emoji de raiva ajudou a engajar ódio na rede, que sumir com o feed de notícias aumentou o lucro do Facebook e muito mais.
Tem destaques no Nieman Lab, para quem tiver interesse.
O PROBLEMA
Nossa musa Kara Swisher deu uma entrevista para falar sobre Mark Zuckerberg, com grandes conclusões – como “o problema é ele”.
ESCOLA DA VIDA
Reza a lenda que estudar cálculo é algo muito difícil, para sermos educados. Então um professor de Taiwan resolveu publicar suas aulas de cálculo no… P-rnHub. Sim, cálculo. Mas sem gente pelada no meio das lições (além dos anúncios).
NÚMEROS ENORMES
Verdades Secretas 2, com prévias bem quentes, estreou na Globoplay batendo recordes de audiência: 2 milhões de horas de consumo apenas no primeiro dia (21/10).
GAMES
X-DUNA
Antes da fama a estrela de Duna, Timothée Chalamet era conhecido em um nicho muito… específico de vídeos. Não pense em Only Fans, pense em mod de Xbox.
BLIZZCON
O evento foi cancelado, em meio aos escândalos de abuso sexual, mas a desculpa da empresa é de que vai remodelar o evento pensando no futuro.
PIKMIN GO
Mais um jogo para as pessoas se divertirem enquanto andam por aí, Pikmin Bloom chegou essa semana.
FOI DADA A LARGADA
A Heineken vai realizar um torneio de e-sports coincidindo com o retorno da Fórmula 1 a São Paulo, mais um sinal enorme do crescimento da categoria.
LEITURAS LONGAS
CUIDADO COM O SOFTWARE
A estrelinha azul, o Windows XP e um técnico de suporte muito paciente nessa história recontada pelo Tecnoblog.
LEITURAS ALEATÓRIAS
- Na New Yorker, uma resenha sobre a biografia de Joe Coloumbe, fundador do mercado Trader Joe’s
- No Medium, como encontrar o número correto do seu sapato social.
- No NYT, o ator B.J. Novak (conhecido por The Office) virou rosto global de produtos – mas não autorizou o uso da imagem. É um caso que envolve gente famosa, mas não é a primeira vez que acontece.
FANTASMINHA
Sabe aquele produto legal que aparece em anúncio no Instagram? Muitas vezes é algum oportunista vendendo inventário da Shein ou AliExpress com lucro, diz a Vox.
TECHBIZ
DINHEIRO (1)
O Ebanx comprou a Juno, que faz o processamento de pagamentos para pequenas e médias empresas no Brasil.
DINHEIRO (2)
E vem aí a oferta pública de ações (IPO) do Nubank, com pedidos feitos nos Estados Unidos e no Brasil.
DINHEIRO (3)
Da série “cripto vale para tudo”, até a carteira digital da 99 – sim, de transportes – vai dar cashback em bitcoin no 99Pay.
IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã
Para assinar, clique aqui.