O pessoal da Claro acabou de enviar o seguinte comunicado, curto e básico:
“MÉXICO, DISTRITO FEDERAL, MÉXICO, 7 de maio de 2008 – A América Móvil anunciou hoje que firmou acordo com a Apple para trazer o iPhone para suas operações na América Latina este ano.”
Vamos por partes:
1) a Claro é controlada pela América Móvil. OK.
2) América Latina nem sempre significa “Brasil” no vocabulário corporativo de empresas que lidam com a região.
3) A grande questão não respondida ainda é: vai ser exclusivo? Ao que tudo indica, não. O contrato anunciado ontem da Apple com a Vodafone não inclui exclusividade nos 10 países que vai atuar, e isso pode valer para o contrato da América Móvil na região. (A Itália terá iPhones da Vodafone e da Telecom Italia, por exemplo)
4) Já ouvi rumores de TIM e Vivo, além da própria Claro com o iPhone no Brasil. A conclusão óbvia é que, se o contrato realmente não for de exclusividade (fora o jailbreak do iPhone pra qualquer operadora), as outras ainda estão no páreo. Aguardo que a Claro/América Móvil esclareça isso em breve.
5) Finalmente, tem o lance do 3G. Com a Claro alardeando que foi a “primeira” em 3G, de que adianta trazer ao Brasil um iPhone ainda com Edge? Aguardemos o iPhone 3G, então…
6) E a questão do desbloqueio requisitada pela Anatel?
7) E o preço? Vai ter subsídio da operadora?
Concordo. Principalmente com o tópico 5…
Infelizmente o item 2 é verdade, mas não acredito que a America Movil perderia a chance de vender o iPhone por aqui, já que o Brasil tem um bom mercado para celulares.
E acho que as três grandes (TIM, Vivo e Claro) podem trazer o iPhone pra cá.
A America Movil era a única que não tinha nenhuma relação com a Apple, tanto a Telefônica (pela O2) como a TIM já tem contratos…
Já disse e repito: só acredito vendo.
Concordo com o Tiago. Até hoje, nunca vi um acordo feito pela America Móvil valer para o Brasil. Vamos torcer para que eu esteja errada. (Se bem que não faço questão nenhuma de ter um iPhone, mas isso são outros 500…)
Esses dias aqui em Salvador, andei percebendo que a operadora claro continua praticando o bloqueio dos aparelhos! Eles diminuem R$50,00 reais no preço dos aparelhos com relação as suas concorrentes e prendem o cliente ao famoso contrato de subsÃdio! Mesmo sem o cliente assinar nada! Já notifiquei a Anatel via telefone e a mesma informou que isso é válido! Pois ela esta oferecendo um produto mais barato que esta sendo subsidiado por ela (claro)! Francamente, tudo bem… Agora pergunto ao vendedor: "-então eu quero ele no pré-pago!"… O vendedor irfoma: "-Senhor, não vendemos esses aparelhos no pré-pago!"… Parece piada não!!?? Mas é a nova pratica da operadora!
Era isso!
Confesso que ontem fiquei irritado com a quantidade de notÃcias vagas em vários sites, blogs e portais de notÃcias. Falando sobre isso.
Se for verdade ótimo, mas o comunicado da América Móvil é muito resumido para especularem assim.