[sobras do MWC2014] Os fãs de sistemas operacionais alternativos (oi Firefox! oi Ubuntu!) ficam na espera de que algum deles consiga vingar como terceira ou quarta alternativa aos grandes (Android, iOS, Windows Phone) do mercado. E tem a Jolla, mais uma que tenta fazer algo diferente por aí.
No MWC 2013, a Jolla tinha uma sala de reunião minúscula. No MWC 2014, um estande completo, com seu smartphone em demonstração (e garrafinhas d’água para os visitantes). Aproveitei para ver de perto e entender o que eles chamam de “other half” (não é nada demais).
O que é interessante, legal, diferente e divertido aqui é a interface do Sailfish OS.
Quantos telefones com tela igual ou maior a 4,5″ você consegue manipular com uma mão só? Aqui, o dedão é o rei, e vai para cima, para os lados, para baixo. Pense no que a Blackberry fez (e não deu muito certo, mas por outros motivos) com o BB10. Viva os gestos – e os apps Android que rodam nessa plataforma do Sailfish OS.
Ou no que a Nokia fez no finado N9 – que, como hardware, serviu de base para o Sailfish por algum tempo até a chegada do aparelho oficial da Jolla.
É tudo simples, claro, direto ao ponto. O Jolla por enquanto só é vendido na Europa (e nem em todos os países) e não deve sair desses mercados tão cedo. E está tudo lá, fácil de achar: configurações…
Ajustes do sistema…
E multitarefa…
Fisicamente, o Jolla parece qualquer outro telefone quadrado “sabonete” do mercado…
… com exceção feita à sua lateral, com botões de controle e um pequeno desnível que dá a estranha sensação de que são duas partes de um sanduíche-telefone conectadas.
Na verdade, “a outra metade” que a Jolla faz tanto barulho é apenas uma capinha traseira removível e com NFC habilitado que ativa “recursos escondidos” no telefone. Basicamente, uma mudança no wallpaper/ringtone e novos sons. Exemplo claro: Angry Birds. Você compra um Jolla normal… e uma capinha dos passarinhos:
Instala no aparelho e fica com uma traseira sensacional…
E um “novo” Jolla totalmente angry-birdizado. E essa é a “outra metade”.
De qualquer modo, é gratificante ver um Jolla em ação – mesmo que nunca venha para o Brasil. Vale lembrar equipe que faz parte da empresa finlandesa veio da Nokia (era o time do Meego) e, bem, quem sabe um dia a ~velha Nokia~ (a parte que não foi vendida para a Microsoft e não pode vender smartphones por alguns tempos) volte a falar com a Jolla (já que a Jolla foi criada com investimento da Nokia também).
[jolla]
lah vou eu com minha perguntinha: Upgrade pro N9 vai existir???
tah bom, tah bom, N9 já esta ultrapassado, muita coisa nova saiu… mas ainda eh um belo equipamento… o meu ainda esta em pleno funcionamento e uso diário, inclusive para fotos, jogos (antigo e simples, claro), e sem engasgos… pessoal do facebook ainda me pergunta: que tablet é esse que você mandou essa foto?
não, porque Jolla é Jolla, N9 é Nokia… 🙁
Pode sim… http://www.nokiatividade.com/meego/tutorial-instalando-sailfishos-no-nokia-n9-com-dualboot/
Vc pode instalar em dual boot: http://www.nokiatividade.com/meego/tutorial-instalando-sailfishos-no-nokia-n9-com-dualboot/
Muito obrigado… parei de acompanhar as atualizações… vou rever tudo pro N9…. aproveitando: viram a “inflacionada” que deu no preço dele no mercadolivre… assustei eheheh
“Na verdade, “a outra metade” que a Jolla faz tanto barulho é apenas uma
capinha traseira removível e com NFC habilitado que ativa “recursos
escondidos” no telefone”.
Ai que tristeza ler isso. Alguns exemplos:
Teclado físico (WIP)
http://www.jollausers.com/2014/01/work-in-progress-jollas-self-made-qwerty-keyboard-shown-on-a-teaser-video/
OLED screen (WIP)
http://www.jollausers.com/2014/01/pics-info-oled-otherhalf-concept-being-worked-on/
Outras ideias
http://www.jollatides.com/2013/10/03/other-half-lets-prioritise/
Cá entre nós, a ideia do Other Half não é só uma capinha que muda a UI – é muito mais do que isso.
Você está um pouco desinformado.
A capinha não serve apenas para aquilo, tem um baramento extra no corpo do telefone para adicionar extras. Praticamente qualquer coisa pode ser adicionada ali e os entusiastas que pegaram o aparelho primeiro já estão criando várias coisas. Desde simples bateria extra (e solar) até teclado físico e painel led.
OK, mas quanto desses modelos de ~entusiastas~ são comerciais/reais? Nas demos no estande não tinha nada disso, e a própria Jolla vende apenas duas capinhas…