Quando você acha que mais nada pode surpreender no mundo dos celulares, Nokia e Intel vão unificar as plataformas Maemo e Moblin, ambas open source, em um único sistema operacional móvel, o MeeGo. É o primeiro grande anúncio que sai de Barcelona, no Mobile World Congress (apesar de a Nokia não estar no evento…)
Na definição oficial, o MeeGo é “uma plataforma de software baseada em Linux compatível com múltiplas arquiteturas de hardware entre diversos segmentos de dispositivos, incluindo computadores móveis, netbooks, tablets, mediaphones, TVs conectadas e sistemas de infotainment veicular”.
Na prática, vão usar o ambiente de desenvolvimento Qt para criar aplicativos (já usado pela Nokia para integrar o desenvolvimento para Symbian e Maemo), que serão vendidos via Nokia Ovi Store e Intel AppUpp Center. Quem vai cuidar da bagunça é a Linux Foundation “com as melhores práticas do modelo de desenvolvimento open source”. Poder de fogo as duas empresas têm – Intel de novo interessada no mundo dos celulares (Atom! Atom! Atom!) e Nokia tendo que descobrir um modo de se reinventar para brigar com iPhone e Android.
O primeiro dispositivo com MeeGo sai no segundo trimestre. Depois do anúncio do MeeGo (miguxo!), a Nokia vai mostrar algumas outras novidades. Fiquem ligados.
By the way, o site da iniciativa MeeGo já está no ar.
Interessante a resposta de quais as arquiteturas compatíveis no Q&A…
Já que os aparelhos com Maemo são ARM até agora, é curioso ver uma iniciativa Intel em uma arquitetura que ela desprezou (com a venda do XScale em favor da estratégia x86 em tudo quanto é caixa).
Claro que vai rodar em x86 também, mas pelos segmentos, a maioria ainda é ARM ou MIPS. Isso até a próxima redução no processo de fabricação.
Apesar de interessante, o Moblin não ia pra lugar nenhum mesmo enquanto o Maemo estava meio perdido no ânimo que o Symbian ganhou, e a sobreposição de objetivos e recursos torna as coisas mais fáceis (mesmo que inesperado).
Eu sempre pensei ue o moblin nao ia para luagar nenhum, apenas um sistema de teste da intel, mas quem mancou abandonar as platformas moveis…
Espero que eles sejam retrocompativeis, podendo instalar no n8x0 e n900, permitindo uma maior difusão do sistema. Não vai adiantar nada lançar outro sistema em outro aparelho, como foi o n900 e maemo5 – qu necessita recompilar programas do maemo 4!!!
[…] Fonte: UOL Tecnologia – RSS Leia o restante do artigo MeeGo: Moblin + Maemo (!) […]
[…] o Zumo Blog, a definição oficial para o MeeGo é “uma plataforma de software baseada em Linux compatível […]
[…] A Samsung fez barulho no Mobile World Congress com o Wave, seu primeiro celular com a plataforma Bada. Na prática, é mais uma alternativa para desenvolvedores – resta saber se eles irão adotar esse novo mundo ou continuar no modo iPhone/Android/Symbian/Windows Phone/MeeGo. […]
Esse sistema "Sim" pode salvar a Nokia…
[…] falar disso, mas achei que já poderia ter alguma ideia do que virá a ser o sistema operacional Meego aqui no Bossa Conference 2010, em Manaus – ledo engano. Pra quem não sabe/lembra, Meego é a […]
só para atualizar o post.
Saiu uma versão beta do Meego para n900 (via http://www.geek.com.br)
http://meego.com/downloads
[…] carros principalmente depois do anúncio de sua parceria com a Nokia e o co-desenvolvimento do SO Meego. A previsão é que o Moorestown entre em produção até a metade deste […]
[…] Elop de lançar um aparelho “disruptivo” ainda em 2011 com o sistema operacional MeeGo, desenvolvido em parceria com a Intel e do qual os finlandeses já pularam fora.Não tem nada de […]
[…] do Sr. Stephen Elop de lançar um aparelho “disruptivo” ainda em 2011 com o sistema operacional MeeGo, desenvolvido em parceria com a Intel e do qual os finlandeses já pularam […]