Este ZTOP já está devidamente instalado e derretendo sob o sol de Abu Dhabi, onde acontece amanhã (11h horário local, 5h no Brasil) o Nokia World 2013.
E é um ano bem curioso – talvez o mais interessante desde 2006, quando o mítico Nokia N95 foi anunciado – para estar em um evento desse porte.
Primeiro, por que escolheram Abu Dhabi? A primeira resposta – ainda extra-oficial – é porque o mercado do Oriente Médio para smartphones é bastante importante (dá para entender fácil: um ímã de geladeira simples custa de R$ 5 a R$ 30. Um ímã de geladeira!).
Segundo, porque é o último Nokia World da Nokia como a conhecemos, como uma companhia finlandesa independente que revolucionou o mercado de telefonia celular, foi líder por anos, perdeu espaço (e demorou a entender) como era o smartphone moderno e hoje, após adotar o Windows Phone como plataforma principal, começa uma retomada.
E, claro, porque a Microsoft comprou a divisão de mobilidade da Nokia, ainda com aprovação pendente – e aí será outra vida.
Então, amanhã vou fazer a análise completa do que vem por aí para essa nova Nokia.
Os rumores falam em tablets, foblets e até novos modelos da linha Asha – a conferir. Adaptando o que disseram os colegas argentinos na van do aeroporto para o hotel, se você não sabe que a Nokia passou por uma crise e vê o Nokia World 2013, parece que os tempos são bastante prósperos.
Update: voltei pro quarto do hotel e tinha essa mensagem no espelho. “Existem dois modos de espalhar a luz: ser a vela ou o espelho que a reflete”. Edith Wharton) Nokia filosófica agora? 🙂
Disclaimer: ZTOP viajou a convite da Nokia Brasil. Todas as opiniões e fotos são nossas (o protetor solar e o método contra jet lag também).