O Dash Express é o típico equipamento que poderia ser mais um na multidão dos inúmeros aparelhos de mapas e GPS (ainda mais no mercado norte-americano). Se pensar por esse lado, sim, é. Mas o Dash Express tem como base a plataforma OpenMoko – sim, aquela do celular Neo 1973 com software open source, sendo assim o primeiro hardware a usar o projeto de referência GTA0X. Faz todo sentido inserir um sistema operacional móvel no dispositivo GPS, já que o Dash Express consegue se conectar í internet para atualizar informações de trânsito e rotas.
Os aplicativos que rodam no Dash Express foram desenvolvidos pela própria Dash Navigation. O aparelho vai usar o kernel e o carregadr de boot da OpenMoko. O hardware do GPS foi feito seguindo as orientações da fabricante pela OpenMoko e pela FIC Mobility, que irá produzir o aparelho. O Dash Express começa a ser vendido ainda este semestre nos EUA por US$ 599 (mais o serviço de dados, cobrado após três meses) e vai ser um destaque bacana da CES 2008, que começa na semana que vem.
Em tempo: a OpenMoko é empresa irmã da FIC (First International Computer), de Taiwan, que produz desktops, notebooks, celulares e outros produtos em regime de OEM para diversos outros fabricantes.
[…] segundo é o Dash Express. Outro que está atrasado, mas continua sendo um interessante navegador GPS, já […]