Samsung Galaxy S4 e Galaxy Note II, LG Optimus G e Nexus 4 e Sony Xperia ZQ fazem parte de uma nova geração de smartphones Android (e por que não foblets?) poderosa, eficiente e que torna a vida do consumidor mais completa.
É complicada escolha em meio a tantas boas opções.
Se a geração inicial de foblets (smartphones+tablets) tinha como o mote era “ame ou odeie” por conta do aparelho grande com tela grande, a miniaturização de componentes acompanhou o crescimento das telas – todas acima de 4,7″ neste review – e isso não significa mais um trambolho/substituto de raquete de ping-pong no seu bolso.
Significa mais área útil para trabalhar/ler/jogar em altas resoluções de tela, mesmo que isso seja compensado com um consumo maior de energia e você tenha que andar com uma bateria portátil sempre. São aparelhos leves, finos e no geral elegantes, o que é ótimo.
A maioria deles foi anunciada este ano – exceção feita ao Samsung Galaxy Note II, à venda no Brasil desde o final do ano passado (e com um sucessor em vista, o Note 3, previsto para anúncio mês que vem durante a IFA Berlin). Ele entra na lista porque é uma enorme evolução ao produto original, anunciado em 2011.
E este não é um review convencional do ZTOP, com detalhes de cada aparelho. Começamos pelo desempenho – que é a parte técnica de um review, porém necessária, para entender como cada um deles funciona, passamos pelo consumo de bateria, uso de design e interfaces, câmera e aplicativos – cada área com seu destaque.