@jack no Brasil (só para assinantes da newsletter Interfaces; já assinou?), Google I/O, o que acontece em tecnologia esta semana e muito mais.
Leia o conteúdo exclusivo da newsletter da semana passada.
O que acontece em tecnologia esta semana?
OnePlus e Asus vão dividir os holofotes na terça e na quinta. OnePlus 7 Pro vai ter uma câmera com zoom de 3x. Já para saber quase tudo do modelo da Asus basta visitar o Instagram do Tio Marcel para ver fotos feitas com a nova câmera do já vazado Zenfone 6 (e mensagens em código Morse tiradas do Manual do Escoteiro Mirim).
Tem novos smartphones da Motorola na quarta. One Vision, é você?
E nosso Samir vai participar do Fórum de Internet de Estocolmo para falar de liberdades em uma internet aberta e segura (veja a agenda). Mais detalhes na próxima semana.
Eletrônicos de Consumo
Um set-top box de TV pirata estava à venda no Carrefour, em São Paulo.
Por ser uma semana de Google I/O, alguém “vazou” para a Bloomberg o filé de software que será anunciado no WWDC da Apple, que acontece em junho. Assim como “vazou” que tem um novo chip A13 a caminho. Adoramos esses “vazamentos”.
No Google I/O, os novos smartphones Pixel 3a e Pixel 3a XL. Mas, óbvio, não virão ao Brasil. Além disso, algumas novidades foram anunciadas, como mais funcionalidades no Assistente e em controles de voz. Um analista questiona se a Apple “vai descer ao nível” dos Pixel 3a.
Se tiver tempo, leia as 100 coisas que o Google anunciou no evento, incluindo detalhes do novo sistema operacional Fuchsia. E veja um easter egg do Android Q.
A Samsung vai cancelar os pedidos do Galaxy Fold se não conseguir entregá-los até 31 de maio. Uma nova data de lançamento, claro, está sendo estudada (e a empolgação com smartphones dobráveis continua). Mas o Fold não é o único produto Samsung que está atrasado: o alto-falante inteligente Galaxy Home deveria ter sido lançado em abril – e não foi (não existe explicação para o atraso).
A mesma Samsung está cortando gastos com fabricação na Coreia do Sul, seguindo os passos da LG. A HTC deixou de vender smartphones em lojas na China.
Um vibrador inteligente que ganhou um prêmio na CES (e depois teve o prêmio removido) ganhou o direito de ser reconhecido como um vibrador premiado.
A Exame testou o Huawei P30 Pro… um pouco depois de todo mundo.
A Xiaomi/DL vai lançar um patinete elétrico no Brasil. Em breve saberemos mais sobre a estratégia deles para o mercado local – uma coletiva está marcada para o próximo dia 21.
Surface Sight é um experimento que une Amazon Alexa a um LIDAR e dá poderes de visão a um sistema de AI. Esperamos os usos que paranóicos e conspiradores (como nós) vão imaginar para isso.
A nova startup de Elon Musk quer ligar computadores ao seu cérebro.
Internet
A Nike finalmente deu utilidade a um app de realidade aumentada: dizer o tamanho certo do seu tênis.
Uma streamer chinesa queria ficar famosa online. Foi atacada por um polvo e conseguiu o que queria 😉
Ainda na China, você pode pagar para alguém entrar numa discussão online por você.
As mudanças no Instagram já preocupam influenciadores no Brasil. O mesmo Instagram que foi acusado de não se importar com o triste e deprimente movimento anti-vacina disse que usará AI para combater essas postagens. E vítimas de fake news se encontraram nos EUA com o Twitter e o Facebook.
Um dos co-fundadores do Facebook pediu a divisão da empresa em editorial do NYT – a resposta do FB não foi muito amigável.
História maravilhosa da semana: como engenheiros do YouTube mataram o Internet Explorer 6.
O Snapchat voltou a ser tema de discussão por conta dos filtros de bebê/homem/mulher/coisa.
Uber e apps de transporte não podem ser proibidos no Brasil, de acordo com decisão do STF. E uma paralisação de motoristas não parece ter surtido muito efeito….
Como acabar com um ciberataque de forma física e definitiva? Basta soltar bombas no QG de hackers!
Personalidade da semana: Jeff Dean, o Chuck Norris do Google.
A vontade de conseguir um desconto e colocar a marca no seu nome do Facebook: jogada de marketing ou burrice do consumidor? (áudio)
TechBiz
O governo brasileiro zerou a tarifa de importação de máquinas e bens de informática. Não é novo e é voltado para a indústria – o Tecnoblog tem uma boa explicação.
A Totvs vendeu sua unidade de hardware, a Bematech, para a Elgin. Pagou caro e vendeu barato. No dia seguinte, a mesma Totvs anunciou uma joint-venture com a VTEX por “transformação digital”.
8 mil “pessoas de interesse” foram reconhecidas por software durante o carnaval do Rio de Janeiro. Dez pessoas foram presas.
A indústria fonográfica quer dar sua mordida no TikTok (demorou!). É bom lembrar que estamos às portas do lançamento do serviço de streaming de música da ByteDance, dona do app.
A Apple anda em uma temporada de compras (foram de 20 a 25 no último semestre). Tim Cook discutiu privacidade no SAPPHIRE, evento anual da SAP em Orlando. E o Apple Campus tem um palco nas cores do arco-íris na laje do prédio.
Arquivar em “coisas que Steve Jobs não aprovaria“: a Apple desenvolveu um game sobre o investidor Warren Buffett.
O Nubank iniciou sua expansão internacional pelo México. Em notas relacionadas, já são 550 fintechs no Brasil e elas seguem contratando muito, a peso de ouro, os bons desenvolvedores de software, gerando reclamações de estarem inflacionando o mercado de tecnologia, segundo a concorrência de outros setores.
O lado corporativo/telecom da Huawei quer expandir os serviços de cloud computing no país. O The Information (firewall) diz que bancos de dados são a nova meta dos chineses, e que a Oracle tem motivos para ficar preocupada. E a Foreign Affairs insiste na questão de que o Brasil é o grande teste da Huawei contra os EUA.
A Amazon demitiu um monte de mulheres grávidas, que processaram a empresa.
O IPO do Uber criou mais bilionários em uma cidade que tem uma taxa altíssima de super ricos na população – e vai deixar San Francisco ainda mais cara. Porém quem investiu na ideia lá atrás ganhou muito.
A Ericsson tem 45% de mercado de 4G no Brasil, segundo a própria Ericsson.
No Build 2019, a Microsoft anunciou para os devs que vai integrar um kernel do Linux no Windows 10. O Windows Terminal também ganhou uma nova versão.
Previsão do tempo por bairro? É o que a Pluvi.on quer fazer em São Paulo.
E o Wal-Mart fechou suas operações online no Brasil (que triste ver o andar vazio).