Existem poucos smartphones que reúnem o melhor (ou quase) dos recursos disponíveis em hardware e software. É o caso do Samsung Galaxy S II, que em uma só peça muito fina oferece uma tela enorme, câmera excelente, sistema operacional de última geração e uma interface muito bem afinada.
1) Hardware
Processador Cortex A9 dual-core de 1,2 GHz, 16 GB de armazenamento interno e tela de 4,27″ (800 x 480, protegida por Gorilla Glass) já deixam o Galaxy S II no topo da cadeia alimentar dos smartphones à venda no Brasil (na linha com dois núcleos, dá para contar ainda o Motorola Atrix e o LG Optimus 2X). Junte a ele Android 2.3 e um design ultrafino e leve (116 gramas, 125 x 66 x 8.5 mm) e o aparelho fica irresistível.
Na frente, apenas o botão central e duas opções: menu e voltar. Atrás, a câmera de 8 megapixels com flash LED e o conector 3,5 mm para fone de ouvido. Embaixo, o conector micro-USB 2.0 para carregar a bateria (e que pode ser dispensado para trocar dados com o computador).
Na lateral esquerda, controles de volume….
E ao lado direito, o botão de liga/desliga/trava a tela:
Removendo a tampa da bateria (extremamente fina também), vemos o slot para o SIM card (o Galaxy S II é quad-band em GSM e HSDPA) e a entrada para cartão microSD adicional (até 32 GB).
E, sem a bateria, informações gerais sobre o aparelho.
2) Interface e aplicativos pré-instalados:
O Samsung Galaxy S II é vendido com a versão 2.3 “Gingerbread” do sistema operacional Android. É a mais recente para smartphones, e conta com a customização “TouchWiz” (e que ainda vai render resultados de uma briga judicial com a Apple pela similaridade entre o TouchWiz e o iOS). Os aplicativos pré-instalados incluem o básico do Google (Talk/Market/Gmail/Mapas), os “hubs” Leitura, Games, Social da Samsung (que solenemente ignoro por fazerem coisas que outros apps fazem melhor sozinhos – como gerenciar redes sociais).
E outros extras bacanas – uma demo de Hero of Sparta HD, um gravador de voz, apps de livros e jornais (Livraria Cultura, Folha de S.Paulo).
Como é comum nos Androids mais novos, as telas iniciais (eu nunca passo de três) estão ali.
E recursos antes comuns apenas em widgets de terceiros, como o controle de acesso à rede de dados e o gerenciamento de arquivos, aparecem integrados ao sistema. Ponto pra Samsung.
Merece destaque também o Editor de Fotografias (não é um Photoshop, mas quebra um galho quando se está com pressa para faze ajustes básicos em fotos).
E o Roteador Wi-Fi, com direito a ícone no menu de aplicativos (nada de novo, mas mostra que a Samsung, pelo menos na versão desbloqueada do Galaxy S II, não quer esconder o recurso do consumidor – mas não dá para garantir que alguma customização de operadora – alô, Claro – não vá omitir o roteador). Vale sempre lembrar que, ao usar o roteador, é bom ter o carregador de bateria por perto.
Outro recurso bacana que vi aqui (e já estava presente de forma similar em aparelhos da Motorola, como o Milestone 2 e o Atrix) é o Kies Air. Por Wi-Fi, ele compartilha dados com o computador via navegador…
E mostra, no browser, todos os arquivos e registros recentes do smartphone. Não é mais rápido que usar o cabo miniUSB para trocar dados, mas traz informação rápida sobre o que está ocupando espaço ali.
3) Câmera e multimídia.
Para multimídia, o Samsung Galaxy S II é a máquina. Tenho uma certa obsessão com aparelhos que rodam de maneira decente arquivos DivXe, bem, o aparelho entrega direitinho, tanto AVI:
Quanto DivX 720p sem engasgar (yay! e yay! para os fãs de Fringe).
A câmera? Imagens de 8 megapixels impecáveis sem flash. Ainda sou mais a câmera e os controles do Sony Ericsson Xperia Arc, sem muito o que reclamar da câmera do Galaxy S II. Tem uma galeria de fotos no meu Flickr. E faz vídeos em 1080p – mais que exagerado/necessário para um smartphone hoje em dia (se instalar o Google+, não esqueça de configurar o upload automático apenas para Wi-Fi, ou seu plano de dados… vai para o espaço).
4) Tela
Outro dia fiz (e já corrigi) uma injustiça com a tela do Galaxy S II, por culpa do próprio aparelho. Por mais que você deixe as configurações de brilho do aparelho no máximo, o navegador reajusta o brilho de modo (aparentemente) automático. E isso deixou a tela do Galaxy mais escura que os concorrentes. Como o Optimus Black e o Xperia Arc já foram embora, fiz novas fotos comparando o brilho da tela do Galaxy S II (à direita) com o LG Optimus 2X(à esquerda). E, bem, a história é outra.
Sim, a tela AMOLED é bastante brilhante.
A tela grande – e a largura do aparelho -, porém, podem ser um problema para usar o aparelho com uma mão só. Eu (1,83 m de altura) tenho mãos grandes e o Galaxy S II ficou “sobrando” ao manipular (a ponta do dedão não alcança o topo da tela!). Então, a dimensão do aparelho pode ser um fator limitante para quem tem mãos pequenas. E a sensibilidade da tela é, sem dúvida, a melhor que a Samsung já desenvolveu/instalou em um aparelho: dedos deslizam muito bem sobre a tela multitoque.
5) Desempenho:
Nos benchmarks padrão do Android, o Galaxy S II mostrou todo seu poder de processamento, com números altos e que servem de referência para futuros testes neste ZTOP.
Resultados:
– Vellamo Browser: 968 pontos
– Quadrant Standard Edition: 2.959 pontos
– AnTuTu Benchmark: 5.660 pontos
– NenaMark 1: 59,8 quadros por segundo
– NenaMark 2: 44,1 quadros por segundo
Na comparação com o LG Optimus 2X em benchmarks (review em breve por aqui), o Galaxy S II bate o modelo da LG em todos os testes, completando tarefas quase um minuto à frente (notadamente no Vellamo Browser).
Vale lembrar que o Optimus 2X tem um processador dual-core de 1 GHz (e alguns outros atrativos que o Galaxy não tem, como saída HDMI nativa):
– Vellamo Browser: 626 pontos
– Quadrant Standard Edition: 2.480 pontos
– AnTuTu Benchmark: 4.118 pontos
– NenaMark 1: 54,3 quadros por segundo
– NenaMark 2: 26,3 quadros por segundo
Veja os dois lado a lado rodando os testes em vídeo (na ordem, Vellamo, Quadrant Standard, NenaMark 1, NenaMark 2 e AnTuTu):
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=MqnNE8hT6U0]Bateria: em um dia de uso intenso (3G, GPS, e-mail, ligações, roaming, Twitter, Foursquare, Facebook, Internet, SMS), a bateria levou 11 horas para atingir o nível de 14%. Número bastante interessante para um aparelho que tem um ótimo sistema de gerenciamento de energia (abaixo de 50% você pode desligar 3G, Wi-Fi, sincronizações, brilho etc.). Ainda não é o mundo ideal em que a bateria de um smartphone atinja um dia inteiro -no meu ponto de vista, das 8h às 22h – sem pedir recarga.
Conclusões:
O Samsung Galaxy S II é mais um acerto dos coreanos no mercado de smartphones. Com hardware excelente que faz de tudo um pouco, gerenciamento inteligente da bateria, câmera boa e o Android mais recente, vale o investimento de R$ 1.999 (preço sugerido desbloqueado). Roda rápido, tira boas fotos, tem o melhor do Android. Precisa de mais?
Se hoje alguém me pergunta qual tablet comprar, a resposta é iPad 2. Para smartphones Android, o título fica com o Samsung Galaxy S II.
Resumo: Samsung Galaxy S II (GT-i9100)
O que é isso? Smartphone com sistema operacional Android.
O que é legal? Tela grande, bom desempenho, excelente suporte para vídeos e fotos.
O que é imoral? GPS demora a responder, tamanho do aparelho pode incomodar.
O que mais? Design ultrafino, boa câmera.
Avaliação: 8,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.999 (operadoras podem ter ofertas com planos de dados e voz melhores)
Onde encontrar: Samsung
Depois de usar o Galaxy S, o Defy e o SII, realmente o SII impressiona.
A primeira surpresa é ao pegar o aparelho, até uma criança consegue segurá-lo pinçando com dois dedos em uma das extremidades…
E o desempenho do Mali 400 impressiona. E deixa claro que a GeForce do Tegra2 tem diversas limitações. (Tô curioso com o PowerVR no Omap4 do Droid 3).
Não ter os bugs do Gal.S ajuda também, mas por que diabos eles têm tanta dificuldade com o GPS?
Olá!
Só uma correção. O aparelho da esquerda no comparativo das telas, que você diz ser um iPhone 3GS, não é.
dãa. é o LG Optimus 2X, a besta aqui colocou a foto errada.
Queria saber se o S2 tem aquele led de informações. Se não como faz pra saber que tem sms, sem ter que ficar desbloqueando a tela.
opa, não tem não (nisso a Nokia ainda é campeã)
Motorola também tem isso!!!
Aproveitando o tema samsung… cadê o Galaxy Tab de 10.1 e 8.9? A samsung prometeu pra junho, foi empurrado pra julho, pra agosto e agora e já vi notícia recente em outro lugar falando em "até o final do ano". É isso mesmo? Essa espera é por causa da produção nacional?
sim, a culpa é da produção nacional. mas logo mais saem o Asus Transformer e o ThinkPad Tablet também
Parabens pelo review!
Um otimo aparelho, mas… (posso falar que ta caro? Nao quero outro castigo).
No meu plano da Tim, sai por 1300, e portando pra Vivo, 550.
Qdo o htc Kaiser foi lancado no Brasil oficialmente, ele chegou por 2300 – eh algo muito caro pra um aparelho facil de ser roubado, pois nao se discute a qualidade do aparelho.
Aproveitando o cometario do @Rubens, venho lendo bastante sobre a qualidade desse processador, ele esta melhor implementado que o tegra. E já vejo Atrix a venda no Mercado Livre e Foruns, para comprarem o GS2!
Agora, eu aprecio fotos casuais (por causa da filha), e gostaria de saber se esse aparelho substitui uma satio (com symbian e todas as suas limitacoes), mesmo que seja apenas pra fotos diurnas?
Pois um flash xenon é imbativel a noite!
o nagano te explicou o castigo? vou colocá-lo no canto da sala 😛
sobre a câmera, sim, é mais rápida que a do satio. manda bala! 🙂
ei, eu perguntei antes!
ta caro sim! Na fastshop o aparelho a vista sai por 1762. o preco mais baixo sem plano e sem amarras. como o investimento é no minimo alto e a tecnologia sempre nos prega pecas, comprei com 2 plus. Com uma garantia estendida (tive uma bela surpresa com meu antigo 3gs, apos 2 aninhos ele morreu e nenhuma assistencia tecnica da apple é autorizada a avaliar o problema. bacana, nao?!) e tambem comprei com o seguro. confio na samsung, mas como diz o ditado, seguro morreu de velho.. ahhh.. so pra ilustrar.. nem lembro mais que um dia usei um iphone 3gs e nem preciso dizer o quanto o gadget da apple é qualificado. sem duvida é uma excelente aquisicao!
Vi o aparelho in loco outro dia, na casa de uns amigos e, se eu fosse trocar de smart hoje (tenho um N8), o SII seria minha escolha. Como vou ficar com o meu até 2013, talvez compre o SIII… ah, aproveitando a viagem, Pedro Burgos mostrou toda sua infantilidade profissional bloqueando minhas postagens depois que eu mostrei que ele não sabia do que estava falando quando fez a review do N9 no Gizmodo. Estou divulgando…
Realmente o aparelho é impressionante, muito rápido e leve. TouchWiz 4.0 é muito agradável para usar e a tela Super AMOLED+ é incrivel, mesmo quando comparada a um Super AMOLED. Achei uma pena o Say’n’Go não estar disponível (mesmo que fosse em inglês), e algumas apps como Google Goggles não instalam.
[…] – NenaMark 2: 18,3 quadros por segundoSão números, na prática, inferiores aos do smartphone Galaxy S II (que tem processador mais rápido e, bem, é um telefone com outros recursos). A comparação com o […]
Alguém sabe por que a Samsung tirou a TV digital do Galaxy S II? Excelente review, como sempre no Ztop.
@cesarrb, por um simples motivo: tempo de desenvolvimento. a resposta é que, se fossem integrar TV digital, o produto levaria mais tempo para ser lançado
[…] concorrentes. O Xperia Arc S, evolução do Xperia Arc, usa um chip de 1,4 GHz (contra 1,2 GHz do Samsung Galaxy S II). É a guerra dos gigahertz agora no mundo dos […]
[…] lembrar que smartphones topo de linha com tela grande, como o Samsung Galaxy S II, são vendidos desbloqueados por preços bastante altos. A ZTE não costuma trabalhar muito com […]
cara a interface dele no geral eh bem futurista ou fica atras do iphone 4?
[…] atualizado e sem restrições ou cortes das operadoras e não pensa em gastar R$ 1.999 em um Samsung Galaxy S II ou um Motorola Milestone 3, ou até um pouco menos em um Sony Ericsson Xperia […]
[…] 3. No lado multimídia, o aparelho não traz codecs nativos para AVI/DivX, como os concorrentes Galaxy S II, por exemplo – é preciso baixar um video player (como o Dice Player, nosso favorito) para […]
é possível baixar um aplicativo android para ver tv digital neste samsung Galaxy S II ?
não
[…] Market etc.). Nos benchmarks, seu desempenho é comparável ao do Optimus 2X, mas fica abaixo do Samsung Galaxy S II, que tem processador dual-core mais […]
Quando a samsung vai liberar a ICS pro Galaxy SII?
[…] e, nas configurações iniciais, é um smartphone com processador dual-core de 1,2 GHz (como o Samsung Galaxy S II), 1 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno, tela Super AMOLED de 4,3 polegadas (qHD) e […]
Samsung confirma, no seu SAC, que o Galaxy SII nacional, não tem Gorilla Glass.
Meu Gallaxy 2 ficou com a tela preta, esta ligado mais nao vejo nada, ja desliguei, tirei a bateria e nada. Tava usando a internet quando travou??????????? O que eu faço, tem algum jeito de resolver sem ter que levar na assistencia, ele tem 4 dias de uso. 🙁
Na primeira foto, o Widget de controle de energia aparece em 1 linha, eu tenho o Galaxy S2 2.3.4 e não consigo colocá-lo em 1 linha, o Widget sempre ocupa 2 linhas, alguém poderia me dizer como fazer isso? Obrigado!
[…] local. Sim, existem excelentes concorrentes nas outras plataformas – mais notadamente o Samsung Galaxy S II, com Android, e o HTC Ultimate, com Windows […]
[…] certa – a própria Samsung tem aparelhos com formatos mais amigáveis à mão humana (como o Galaxy S II, por exemplo). Não vou me alongar aqui na descrição do hardware do Galaxy Note: já fiz um […]
Solicito informar como apagar endereço inserido no GPS por estar com pequeno erro. Grato.
[…] S Advance: é o meio irmão entre o Galaxy S e o Galaxy S II. Parece muito o S, mas tem processador dual-core de 1 GHz, tela espaçosa de 4″ Super Amoled, […]
De novo vejo a reclamação sobre "usar o aparelho com uma mão só".
O autor não deve ser adepto de toques múltiplos. haha
É a única explicação. Na maior parte do tempo a maioria usa as duas mãos quando se vai usar REALMENTE a tela para navegar, ler, etc.
Talvez para vídeos de reviews para o Youtube isso não seja lá muito usado.
Aqueles típicos onde o sujeito começa a tocar rapidamente para mostrar a "fluidez" hehehe
Ou seja, não se vê nada, não se lê nada, não se faz nada. Apenas se toca "com uma mão" apenas muito rapidamente e se diz "reparem como ele é rápido"…
hahahaha Eu me divirto…