A Samsung deixou claro em diversos momentos do Samsung Forum 2011, que acontece no dia de hoje em Santiago (Chile), que quer ser a primeira em tudo. E entendeu que para perseguir sua meta em TVs 3D precisará correr no desenvolvimento de novas telas capazes de reproduzir a tecnologia 3D sem óculos – seus concorrentes LG e Philips anunciaram recentemente modelos com óculos passivos, iguais aos do cinema.
“Não temos dúvidas de que a necessidade dos óculos é hoje o maior impeditivo para que esse mercado de conteúdo em terceira dimensão se desenvolva ainda mais rápido. Sua vida é em terceira dimensão e só com ela você consegue uma experiência mais realista”, defendeu a este ZTOP José Fuentes Molinero Jr, vice-presidente da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung no Brasil.
A corrida, segundo o executivo, promete resultados para logo – mas “não ainda em 2011”. Hoje, os painéis da Samsung ainda não permitem a migração do atual uso de óculos ativos (usada por permitir a exibição em Full HD, diz) para sem óculos at all. “Precisamos trabalhar com cones infinitos para viabilizar a não-descontinuidade da imagem. Precisamos ter elementos tão pequenos que não haja a separação de imagens em segmentos, explica – acrescentando que isso tornaria muito melhor a visualização de 3D por pessoas com problemas de visão como astigmatismo, por exemplo.
Enquanto esse desenvolvimento não se conclui, a Samsung aposta firme na volta do crescimento da venda de TVs de plasma – mercado no qual obteve a liderança no Brasil em janeiro último, de acordo com Fuentes. “Estamos crescendo uma polegada em nossas telas para melhorar a sensação visual. Assim, os modelos de 42 polegadas passam a ter 43 polegadas; os de 50 ficam com 51 polegadas e os modelos de 63, com 64 polegadas. “A experiência 3D no plasma também é muito melhor – tanto que já oferecemos nove modelos com a tecnologia. Isso sem falar na oferta do Smart TV e no fato de os produtos de plasma serem mais acessíveis para o consumidor”, diz o executivo.
E como a Samsung lida com o atual deserto de conteúdo 3D? “Queremos ajudar a disseminar a tecnologia. Por isso, nos aproximamos cada vez mais dos estúdios para oferecer conteúdo aos nossos consumidores. Hoje, quem compra um aparelho Blu-Ray já leva gratuitamente três títulos em Blu-Ray 3D”, vende Fuentes. Outra estratégia é a inclusão, nos aparelhos, de conversores – basta apertar uma tecla no controle remoto para assistir sua programação em terceira dimensão, mesmo que ela tenha sido filmada décadas atrás.
Onde estão as fotos dessas novas TVs? No site da Samsung ainda não há nada.
A Samsung já trouxe plamas 3D pro Brasil???
Ainda não as vi pelo mercado. Apenas Panasonic.
Mas, não imagino essa tecnologia vingando, pois o efeito precisa de um ponto focal, e se muitas pessoas forem assistir um filmes, nem todos obterão o mesmo efeito.
É esperar pra ver.
P.S.: Não esqueça de aproveitar um filé de chouriço no restaurante giratório!!!! Comer um carangueijo gigante no mercado municipal e um Pastel de Jaiva (ou raiba?) no shopping Pq Arauco.
P.S.2: Nova integrante do Zumo???
QUERO UMA