O principal, grande e barulhento anúncio da Sony no Mobile World Congress 2014 é o smartphone Sony Xperia Z2, evolução rápida do modelo Z1 (de setembro de 2013). Permanece o design à prova d’água, aumentam a tela e os recursos.
Já que o stand Sony estava mais vazio na hora do almoço aqui em Barcelona, tem mais unidades do telefone em demonstração e oferece alguns detalhes adicionais sobre as tecnologias utilizadas, vamos ver mais de perto o Xperia Z2?
O Xperia Z2 virá em três cores: roxo, preto e branco, com o mesmo acabamento de vidro na parte traseira.
A estrutura do aparelho é feita em um único quadro de alumínio, o que aumenta a resistência e proteção do dispositivo.
O Sony Xperia Z2 mede 146,8 x 73,3 x 8,2 mm e pesa apenas 158 gramas. E uma coisa interessante ao pegá-lo pela primeira vez: ele não parece maior do que o Z1, apesar de ter a tela e ser poucos milímetros maior que o antecessor.
Uma peça só de alumínio, estilo Macbook Air? É isso aí – e a Sony mostra o processo no estande. Da esquerda para a direita, o telefone completo e o quadro/estrutura sendo “desconstruído” até chegar à peça de alumínio inteira (e me pergunto se a rapidez entre o Z1 e o Z2 não está na suposta falha de design do primeiro modelo)
Vendo de perto:
Outro modo de dizer “ei, veja meus detalhes” é botar uma lente de aumento ao lado do smartphone. E dá para ver bem cada botãozinho do Z2:
Na lateral direita, temos o slot para microSIM card da operadora/microSD, o botão de liga/desliga, o controle de volume e o disparador da câmera.
Note a pequena e suave faixa em verde: é a luz de notificação. O Z2 também vem com alto-falantes estéreo embutidos – um no topo e um na base da tela-, algo também raro de ver em smartphones hoje em dia.
Falando na tela, a Sony adotou uma de 5,2″ no Z2 com tecnologia Triluminos (o tablet Z2, também anunciado hoje, usa o mesmo recurso). Na teoria, imagens mais nítidas e brilhantes. Na prática, uma tela muito muito nítida.
Isso é preciso, principalmente, para um dos recursos principais de venda do Xperia Z2: o smartphone faz vídeos em resolução 4K. Como a Sony quer vender suas TVs 4K em ano de Copa do Mundo (e ela é patrocinadora), precisa botar na mão do consumidor uma feramenta para produzir conteúdo nesse formato, e o Z2 é o primeiro da marca a fazer isso (o Samsung Galaxy Note 3 faz vídeos em 4K também, mas é algo a ser esquecido/despercebido pelo usuário).
Apesar de a tela ter resolução 1080p, os vídeos rodam muito bem (agradeça aos 3GB de RAM interna e ao processador Qualcomm Snapdragon 801 de 2,3 GHz com GPU Adreno 330). E para que diabos fazer um vídeo em 4K se eu não tenho uma TV compatível?
Bem, a coisa mais divertida é… dar zoom com altíssimo nível de detalhe nos vídeos.
Como dá para ver no vídeo abaixo. Pinça, zoom in, zoom out, no mesmo modo de super detalhes de fotos em um Nokia Lumia 1020.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ew84OoHcIFQ]A versão do Android usada no Sony Xperia Z2 é a 4.4 “Kit Kat”. A interface segue o padrão Sony usado faz algum tempo, com opções pessoais no menu de apps (mais usados, alfabético etc.).
A câmera de 20,7 megapixels do Xperia Z2 segue o mesmo modo de uso esquisito do Z1 – mas pelo menos agora a Sony tinha gente treinada para explicar isso de forma decente.
Explico: o sensor usado na câmera do Z2 é um Exmor RS for Mobile de 1/2.3, do canto esquerdo na foto abaixo comparado com sensores de 1″, APS-C e 35 mm Full-Frame usados em outras câmeras dedicadas.
E por que os 20,7 megapixels são “esquisitos”? Simplesmente porque não são o padrão de resolução da câmera. A justificativa (que até faz sentido) é que, para o consumidor médio, não compensa fotografar (e encher o armazenamento de 16 GB interno) com fotos em resolução completa. Então o padrão da câmera é fotografar em resoluções menores com o modo automático e, se quiser, fotografe em resolução total no modo manual.
Ah sim, voltando ao vídeo 4K: prepare o cartão microSD para armazenar vídeos ou veja seus 16 GB internos irem embora rápido. Fiz um teste sem compromissos e, em 11 segundos de gravação 4K…
O Xperia Z2 usou 74,3 MB.
Repito: quase 75 MB para 11 segundos.
Com uma câmera aprimorada (ainda que limitada para usar seus recursos por completo), hardware de última geração, à prova d’água e com capacidade de fazer vídeos 4K (tem ainda um sistema de som de cancelamento de ruídos digital integrado, o que me parece ótimo para usar o Z2 para ouvir música em aviões), o Xperia Z2 mostra que a Sony entendeu que foco é necessário no mundo ultracompetitivo dos smartphones topo de linha.
O Z2 me parece uma boa evolução do Z1 (que eu achei que seria muito bom, mas é um aparelho OK), pelo menos. Nada de preço ainda, só que o Sony Xperia Z2 chega às “lojas de todo o mundo” em março. [especificações completas na Sony]
ZTOP está a Barcelona a convite da Nokia e conectado com um SIM card da Vivo (E o 4G funciona!). Todas as opiniões são nossas, as fotos bacanas também.
É, acho que meu S4 vai dar lugar a esse Sony Z2, me decepcionei com as imagens do S5 vazadas, a Samsung não quer saber de investir em design então está na hora de cair fora
ZQ, Z e Z1 foram só reclamações. E agora sai o z2 antes de 6 meses do z1 e para assinar, nós erramos. Coitado de quem comprou os outros no lançamento. E a tela dos anteriores eram bem ruins, é a maior reclamação de todos
O Z2 tem uma bateria incrível, que pelo menos justifica o tamanho do aparelho. Parabéns para Sony pelo ótimo produto, terai como perguntar se na versão brasileira vai vir com a TV Digital Full seg.