A próxima versão do Cadillac Escalade Platinum terá um item de fábrica bem diferente dos demais carros (e SUVs): todo seu sistema de iluminação será baseado em LEDs – tudo, dos faróis í s lanternas, será feito sem o uso de lâmpadas tradicionais. Até então, os carros – tirando edições especiais, como uma versão do Audi R8 – não usavam LEDs (eu odeio ir ao auto-elétrico trocar luz de freio queimada…)
Cada “lâmpada” (ou cabeça de iluminação) no farol acima tem sete LEDs modelo Ostar Headlamp, desenvolvidos pela Osram. Cinco deles geram luz baixa e dois ajudam a complementar a iluminação mais clara, para uso noturno. Os LEDs também ajudam a manter a segurança no trânsito durante o dia, sendo possível manter uma iluminação baixa e constante – que só é possível com esse tipo de tecnologia, segundo a Osram.
As lanternas laterais terão ainda dois LEDs amarelos, para sinalização. O sistema funciona em temperaturas que variam de -40ºC a 125ºC, nas luzes instaladas mais perto do calor do motor.
Mal posso esperar para que a novidade chegue aos populares. Dia desses fui trocar uma lâmpada do carro por conta própria – e provoquei o “shutdown” de todas as luzes do carro. O motivo: a tal lâmpada que queimou tinha 2 filamentos e 2 contatos (era uma 2 em 1) e a que coloquei era do tipo simples. Não poderia dar outra coisa: curto e queima de fusÃvel.