Sim, devemos agradecer profundamente à criação do projeto One Laptop per Child, de Nicholas Negroponte: sem ele não teríamos netbooks hoje, certo? Sei que criancinhas carentes de algumas partes do mundo já têm seus XO 1.0, e hoje tio Negroponte liberou informações sobre as próximas gerações do laptop XO.
Diz o comunicado oficial da OLPC sobre os futuros XO, em resumo:
– XO 1.5: mesmo design do XO 1.0, com processador VIA (em vez de AMD), 2x mais veloz, 4x memória DRAM, 4x memória Flash (não entendi se 4x a mais ou 4x mais rápido). Roda Windows ou Linux, disponível em janeiro de 2010 por 200 dólares a unidade, com preço que varia de acordo com o mercado de memória DRAM e Flash.
– XO 1.75: sai no começo de 2011, com mesmo design, proteção emborrachada por fora e tela sensível ao toque de 8,9″. Baseado em processador ARM da Marvell com 2x mais velocidade a 1/4 do consumo de energia. Preço: 150 dólares ou menos. Vai ser um complemento ao XO 1.5, que continuará sendo produzido.
– XO 3.0: tudo novo. Sai em 2012, com meta de preço abaixo de 100 dólares. Novo design, uma única peça de plástico flexível inquebrável e sem buracos. Substitui o XO 2.0 (anunciado em maio de 2008), com duas telas como páginas e que não será produzido. Hardware: parecido com o do XO 1.75. Negroponte se diz visionário: “Espero que a indústria nos copie“.
Imagens-conceito do XO 3.0 (parece ter uma câmera e tudo touchscreen mesmo):
[…] This post was mentioned on Twitter by henrique e nagano, LiveJornal. LiveJornal said: XO 3.0: Negroponte viaja no netbook de 2012 http://bit.ly/7xt5oF […]
[…] Fonte: UOL Tecnologia – RSS Leia o restante do artigo XO 3.0: Negroponte viaja no netbook de 2012 […]
<ironic mode on>
espera aí! esse é o itablet da Apple que a mídia tanto fala nos ultimos meses…
<ironic mode off>
Social comments and analytics for this post…
This post was mentioned on Twitter by zumoblog: XO 3.0: Negroponte viaja no netbook de 2012 http://goo.gl/fb/Fn2x…
“Espero que a indústria nos copie“ foi um convite. Só sendo copiado vai conseguir custar algo em torno de 100 dólares.
espero que a industria copie, lance no mercado mundial e chegue ao brasil custando 100 dolares…
simplesmente uma ideia fantastica e genial!
E se não fosse o OLPC, não teriamos o ASUS EEE 701 – o pioneiro
é, mas os pequenos da Asus estão longe de custar 100 dólares…
Eu me lembro de ter lido em algum lugar que até Negroponte reconheceu que seu "note de 100 dólares" nunca custou mesmo 100 dólares. Ele explicou que o desejo dele era de criar um notebook barato para educação e que o valor de "100 dólares" foi escolhido mais por uma questão de retórica — para fazer barulho — do que um objetivo propriamente dito.
Lembre-se que quando ele soltou essa idéia (maluca na época), ele só tinha uma frase de efeito (note de 100 dólares), boas intenções e punhado de especificações mas não um produto final propriamente dito. De um certo modo, é impressionante até onde ele conseguiu chegar apenas com papo.
Imagine esta belezinha rodando ubuntu 😉
O conceito lançado por ele é o mais importante. A industria concerteza vai por em fabricaçao em breve um modelo de netbook baseado no protótipo acima. Mas o produto não saiu do nada ficou uma mistura do kindle com tablet.
[…] (via zumo.com.br) […]
[…] “Sai em 2012, com meta de preço abaixo de 100 dólares. Novo design, uma única peça de plástico flexível inquebrável e sem buracos. Substitui o XO 2.0 anunciado em maio de 2008, com duas telas como páginas e que não será produzido. Hardware: parecido com o do XO 1.75. Negroponte se diz visionário: “Espero que a indústria nos copie“. via zumo.com.br” […]
O que uma lábia não faz.
Se funcionar, vai ser uma idéia interessante.
Espero que aguente umas porradas.
Lauro Faria
http://www.bdibbs.com.br
sem viajar na maionese, só quando os tablets baixarem de preço é que teremos algo PROXIMO a isso..