Aparelhos que transformam a TV em smart TV não faltam: Google Chromecast, Apple TV e as próprias TVs inteligentes prontas de fábrica, cada vez mais comuns. A Comtac SmartTV Box é mais uma, rodando Android e com um ou outro truque na manga.
Primeira observação: a SmartTV Box é linda. Sim, design e projeto chinês feito e adaptado para o mercado brasileiro pela Comtac (uma das poucas empresas que não têm só fachada em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais). É um aparelho de plástico preto e laranja com uma base metálica em formato oval, quase um treco alienígena que fica na frente da televisão.
Por ser um dispositivo rodando Android (4.2.2), não tem “cara” de Android, e roda um hardware básico para fazer o necessário em TVs espertas: ler arquivos de pen drives, acessar a internet e permitir instalar um ou outro app de streaming.
Dentro da caixa tem um processador A7 dual-core de 1,2 GHz, 1 GB de RAM, 4 GB de armazenamento interno e um monte de entradas e saídas: uma porta Ethernet, um conector AV, uma saída HDMI 1.4, duas portas USB 2.0… (mais Wi-Fi b/g/n interno)
E um leitor de cartões SD no topo:
Nagano comenta: Quando vi a primeira imagem acima pensei comigo mesmo — “URRA MEU QUE BACANA!!! Um media box na forma de pote!” — Só que ai vejo que além de estreito, essa abertura não tem fundo (BOO!)
Eu não achei esse design ruim, mas acho que ele poderia ser ainda mais valorizado se adicionasse alguma funcionalidade inesperada, como a possibilidade de acomodar pequenos objetos como chaves, moedas ou até mesmo o controle remoto que acompanha o produto.
E vem com um controle remoto simples e básico (ignore-o: o app é mais interessante. Mas você vai precisar dele para digitar a senha do Wi-Fi doméstico, o que pode ser um processo enervante).
O aparelho da Comtac pode ser controlado pelo smartphone ou tablet. O único grande erro do produto foi a fabricante não ter adaptado/localizado o app: já que o dispositivo é baseado em um OEM chinês, o app para iOS e Android… tem a marca do fabricante original – e algumas coisas escritas no idioma oriental.
De qualquer modo, funciona como controle remoto (usei no Android):
E como um Chromecast simplificado – em uma comparação simples – mandando arquivos de foto, vídeo e música do telefone para a TV, sem fios.
A interface da Comtac SmartTV Box é simples e direta – se o felino não entrar na frente da tela, claro.
Tem uma interface “escondendo” o Android, mas dá até pra ver seu Gmail ali, caso seja interessante ver emails na TV (não se aplica a mim). Ou Twitter. Ou fuçar nessa loja The Apps City e baixar alguma coisa – Netflix, alguém? No fim das contas, recorri aos arquivos locais plugados na porta USB (e navegar por esse File Manager pra chegar neles).
E é só entrar nas configurações que o velho e bom Android mostra a cara:
Na prática, baixei alguns arquivos num pen drive e pluguei na traseira da caixa. Deu para ver fotos…
…vídeos em MP4…
… e MKV com legendas (yay!)
alô Nagano: não vi o documentário dos zumbis ainda, tá?
Resumo: a Comtac SmartTV Box é um bom gadget para quem não tem (ou não quer investir) em uma SmartTV ou cortou o cabo e usa métodos oficiais (como Netflix) ou alternativos (e não recomendados por este ZTOP) para ver TV quando quer. Tem um preço razoavelmente alto (seu valor sugerido é de R$ 429), é bonito e funciona direito, fazendo o que promete: ser um mídia center conectado.
[Comtac]Em tempo: fotos desse post foram feitas com o Moto Maxx
Em tempo II:
Por ser uma empresa da área de eletrônica, a Contac possui um catálogo de produtos bem diversificado, o que inclui alguns itens bem curiosos — em especial para os entusiastas de hardware — que fogem um pouco do vulgus que costumamos ver nas lojas de cacarecos para PCs.
Por exemplo:
- OTG Sync (Leitor de cartão micro SD com conector USB Padrão + mini compatível com o padrão OTG).
- Conversor Micro SDHC para Disco SATA 2.5” (adaptador que transforma até 4 cartões micro SD num disco SATA de 2,5″)
- Placa Adaptadora PCI para PCI-Express
- Adaptador de conector Lightning para USB micro
- Plug adaptador USB OTG para Smartphone Android
- Receptor de TV digital iDTV para iPhone /iPad /iPod
- Placa PCI-Express com 2 Portas SATA III / RAID + Suporte para 2 HDDs de 2.5
- Placa PCI Express com 2 portas seriais + 1 Paralela
- Cabo Extensor USB através de um cabo Ethernet
Vale a pena dar uma olhada.
Sabe se esse aparelho tem root?
nem tenho ideia 😛
mas é Android, né
Tem como fazer o root usando o KingRoot 4.8.2
Fiz o root no meu e corrompeu firmware. Ja procurei no site da comtac mais não estã disponivel (nao tem suporte). Instalei outro firmware de outro box mais o controle dele não funcionou. Alguem tem algum firmware que funcione? O meu ta parado.
Netflix funciona bem nesse troço?
Como é Android e Netflix, pra resoluções decentes precisa de DRM e o escambau, e não sei se um hardware desses atende todos os requisitos.
O Netflix roda normalmente com esse equipamento, eu ja instalei ate o Angry Birds nele! o/
Com um preço destes é melhor comprar um Chromecast.
O problema de guardar o controle remoto no “pote” é que ele deve esquentar bastante. Se for como outros similares, como a WDTV até recentemente, mesmo desligado ele continua cozinhando. Logo a pilha poderia até explodir.
Tenho duas WDTVs e as duas sempre tem um ou outro problema. Gostaria de substituí-las por algo igualmente flexível, mas me parece mais lógico esperar o padrão h.265 ser finalizado e suportado pelos novos equipamentos.
O SmartTV BOX não esquenta, uso com jogos, filmes, faço stream pelo app e ele responde imediatamente. A arquitetura dele foi bem projetada para rodar o que propõe.
Fiz o root no meu e corrompeu firmware. Ja procurei no site da comtac mais não estã disponivel (nao tem suporte). Instalei outro firmware de outro box mais o controle dele não funcionou. Alguem tem algum firmware que funcione? O meu ta parado