Bom dia, Sexta-feira 13 em uma semana de ressaca da CES e as edições diárias – leia os dias 1, 2, 3 e 4.
Seguimos com rumores da Apple (que não dependem de sazonalidade), da Samsung (o S23 vem aí em fevereiro) e com o novo governo do Brasil lidando (ou aprendendo como) a ter pulso forte na internet.
Boa leitura e até a próxima edição.
ELETRÔNICOS DE CONSUMO
ERA DO TOUCH
Rumores do Natal futuro: a Bloomberg diz que lá em 2025 os MacBook Pro terão, finalmente, telas sensíveis ao toque, algo que os notebooks com Windows têm desde meados dos 2000 (não falamos, porém, que era uma boa experiência – para marcar um bom exemplo, Microsoft Surface está aí desde 2012).
Em 2008, Steve Jobs era contra – mas era uma época em que ele precisava defender o território do iPad (Ainda não lançado, apenas um rumor) entre os tablets.
A mesma Bloomberg também diz que a Apple planeja largar seus fornecedores de tela e usar seus próprios displays – começando pelo Apple Watch. A conferir.
INFORMATIONSLECK
O Samsung Galaxy S23 e família serão apresentados em 1o de fevereiro e, bem, como sempre acontece, já vazou quase tudo (em alemão, vale ressaltar) em imagens de divulgação de marketing. Serão quatro cores do produto – Phantom Black, Botanic Green Mystic Lilac e Cotton Flower (preto, verde, lilás, branco).
OBJETO DE DESEJO
Câmeras digitais são o novo item necessário na mochila de jovens da geração Z. De qualquer forma, sempre tem alguma coisa boa para aprender a ser um fotógrafo melhor na era do smartphone.
ECO DA CES
Pode ser real – ou não – o controle remoto para Fire TV, da Amazon, com carregamento solar. A tecnologia não é nova (vide os controles das TVs da Samsung mais caras), mas a ideia é sempre boa.
NÚMEROS ENORMES
A Intel quebrou a barreira de 6 GHz em um novo chip Core i9 de 13a. geração para desktop, sem precisar fazer overclock.
POLIGLOTA
Grandes ideias foram postas em prática: a Lenovo incluiu as línguas indígenas Kaingang e Nheengatu em notebooks com sistema operacional Linux.
AH, QUE É ISSO, TESLAS ESTÃO DESCONTROLADOS
O piloto automático pirou e causou engavetamento – e outro Tesla decidiu que era hora de tomar um banho e pulou na piscina.
ACHADOS AMAZON DA SEMANA
- Balança Digital de Cozinha
- Copo térmico de cerveja Stanley
- Chinelo Havaianas adulto
- Mop Spray com Dispenser
- Kit com 12 Cuecas Boxer
CULTURA DIGITAL
ESPORTS SÃO ESPORTES?
Ministra Ana Moser, dos esportes, causou esta semana ao dizer – sem imaginar a repercussão – de que eSports não são esportes.
Para a gente, podem e não podem ser.
SIM: é reconhecido pelo Movimento Olímpico. Ponto. O Casimiro também acha que a ministra falou bobagem.
NÃO: nem é pela questão da disputa. Mas é por não ser algo que precise de incentivo do governo para as pessoas praticarem – diferente de esportes em geral, que ainda requerem um empurrãozinho do Estado. E, apesar do comando das federações, os esportes não têm um dono. Já todo game jogado em campeonatos de eSports é propriedade intelectual de uma corporação.
A SAGA TWITTER
A pausa de Natal e começo de ano não significou que o Twitter de Elon Musk ficou mais tranquilo – Musk só deixou de ser o personagem principal do Twitter todo dia. Fato é que vários escritórios mundo afora estão sendo despejados por falta de pagamento e o app para iOS ganhou uma aba que copia… o TikTok.
BRASIL-SIL-SIL
Sim, as redes sociais todas – Facebook, Twitter (com zero moderação), Kwai, TikTok, WhatsApp, Koo e Telegram – têm um dedo (ou uma mão inteira) de responsabilidade no terrorismo de Brasília no dia 8 de janeiro.
Um dos temas em pauta agora é a regulação de redes sociais (além da regulação da mídia), algo que já vem sendo discutido pelo governo Lula. E uma coisa interessante já aconteceu nestes primeiros 13 dias de governo: o CPF será o único registro de identificação do brasileiro em todo o território nacional.
QUER TC? TC DE ONDE?
OpenAI e ChatGPT seguem em alta – seja com a Microsoft planejando integrar o bot esperto ao pacote Office, professores reclamando, escrevendo redação do Enem e até respondendo paquera em app de namoro.
VIGIA DIGITAL
Falando em inteligência artificial, a NVidia anunciou esta semana uma solução para ajudar o varejo físico a evitar roubo de mercadorias.
SOBROU PRA ELE
O rombo no balanço das Lojas Americanas tem um super herói de plantão: o ex-CTO/atual chefe de RH, que tem carreira em TI e acabou virando o novo CEO interino.
LEITURAS LONGAS
MONOCROMÁTICO
Na RadioTimes, a discussão sobre colorizar ou não os episódios originais de Dr. Who.
OBSESSÃO
Menus de DVD são “mania” na internet, diz o Guardian. Sentimos faltas dos extras, que morreram em tempos de streaming.
VIGILANTE
Na sempre excelente Rest of World, um perfil dos youtubers que fazem pegadinhas em golpistas online.
FAKE
Na Wired, como uma imagem em anúncios de produtos levou à repórter achar que era ela. Será?
IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã
Para assinar, clique aqui.
Este post contém links de associados para a Amazon Brasil.
Caso você compre algo, Interfaces pode receber uma comissão.