Do primeiro protótipo do Asus PadFone que vi ano passado para o produto final, anunciado durante o Mobile World Congress 2012, existe uma grande diferença. O design do smartphone mudou e evoluiu, e o tablet/teclado também mudou.
Mas o que é o Asus PadFone? É um produto híbrido que reúne smartphone, tablet e teclado: o telefone pode ser usado separado, se encaixa na base atrás do tablet e, ligado ao teclado, se torna em um notebook com Android 4.0 “Ice Cream Sandwich”.
Primeiro, o telefone, que é a parte principal do produto: as configurações do Asus PadFone incluem um processador Qualcomm Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHz, GPU Adreno 225, câmera de 8 megapixels com flash LED e lente com abertura f/2.2, gravação de vídeo HD a 1080p, versões com armazenamento de 16, 32 ou 64 GB, 1 GB de RAM, Wi-Fi, GPS, Bluetooth 4.0 e uma tela de 4,3″ Super AMOLED (960 x 540) protegida por Gorilla Glass.
O acabamento traseiro é com uma textura que lembra o tablet Transformer original.
Acima, o conector para fones de ouvido padrão 3,5 mm e o botão de liga/desliga do PadFone.
Na direita, o controle de volume. Note o design angular do telefone – na mão, dá a impressão de que ele é mais fino embaixo.
E do outro lado, três conectores: um contato para carregar a bateria (à esquerda) e a dupla microUSB e microHDMI para conexão ao tablet.
O sistema operacional usado é o Android 4.0 e, pelo que notei, não existe nenhuma modificação especial da Asus para o telefone. Veja que nas abas superiores da tela, além de apps e widgets, existe a opção PAD ONLY.
E este é o tablet ligado ao teclado. Lembra muito o design do Asus Transformer original (de novo). Perguntei pro representante da Asus sobre o design e ele disse que, nesse caso, não foi possível trabalhar com um design ultrafino: como o smartphone fica atrás da tela, a base precisa ser mais robusta para o conjunto não tombar para trás.
Atrás da tela do tablet, um pequeno compartimento com superfície emborrachada se abre…
E permite encaixar o PadFone, ampliando os recursos do produto.
O conjunto tem uma tela de 10,1 polegadas (1280 x 800) sensível ao toque, também protegida por Gorilla Glass. O teclado tem ainda duas portas USB e um leitor de cartões microSD.
Vale lembrar que o tablet/tela se destacam do teclado, permitindo levar o PadFone no formato tablet para qualquer lugar. E aí você faz a pergunta do milhão: se o fone estiver conectado ao dock, como atender ligações? Existe a opção do viva-voz… e existe a opção da caneta-stylus-fone: é um dispositivo (que funciona, claro, como caneta para a tela) com alto-falante e microfone. Ativado por Bluetooth, permite atender chamadas direto.
Tem até controle de volume! Diz a Asus que, se você esquecer a caneta sobre a mesa e sair andando com o resto do PadFone, o tablet começa a vibrar, para alertar o esquecimento.
Nada de preço do PadFone ainda, mas a Asus disse que quer lançar o gadget no mercado brasileiro ainda este ano. Esperemos!
(Mais MWC ao vivo no Facebook)
É uma boa proposta essa solução da Asus, precisa ver se na prática não vira um pato.
Gostei
Muito legal, essa caneta é um show a parte… PENA que não é quad… pois pelo preço que vai vir com certeza vai ser o preço de um celular quad no exterior + um netbook
Chuto que 50% a mais (tudo) que o preço de um tablet.
O Transformer por exemplo, com o Dock é ainda ligeiramente mais barato que os tablets da concorrência.
Valeria a pena se o preço for na casa dos 1k e meio (Sonho?).Pois ja ira chegar defasado pela nova tendencia dos quad cores. E fico imaginando se o cara for roubado ou perder o celular sera que ele conseguira comprar em separado o celular =)
A ideia da ASUS foi genial, mas como sempre chega pelo "preçinho" por aqui.
Realmente muito bom!!! Uma inovação que irá otimizar mais ainda nossas vidas. Como sokohol falou é uma pena que entrará no nosso mercado a preços absurdos como tantas outras coisas, onde se vale mais a pena viajar para comprar no exterior do que dentro do nosso país.
Gostei mas podia ser um quadcore….preço chuto uns 2 mil reais….Ou seja mais barato que um Ipad ou um Iphone 4s sem operadora
é um 3 em 1 legal
adoro os produtos asus
mas se um atrix com lapdock era quase 2 mil
o padfone deve chegar por 2300
Por um momento eu pensei no seguinte: encaixar o telefone no lugarl do trackpad, com a tela virada para cima, assim podendo usar o touch do próprio telefone, podendo usar mais algum recurso, com sliders e tal. Isso possibilitaria uma tela bem fininha, já que o peso estaria na base. Mas depois lembrei do lance de usar apenas a tela, sem teclado, como tablet, dai não daria certo, pois o telefone estaria na base :S
A idéia é parecida com a do celular Atrix, que possui notebook, porém esse método de colocar dentro do notebook é diferente, e bem mais comodo, mas ainda estou com a preferencia de comprar um tablet, eles estão vindo cada dia com preços mais interessantes
inclusive inicio dessa semana vi promoção de tablet xoom nesta loja. http://www.lojasmm.com/ch/vit_c/8/Informatica.asp…
Abraço!