A Nokia anunciou hoje em Londres de novo seu smartphone Lumia 1020, agora pra contar pro resto do mundo (que não é Estados Unidos) quando o superfone será lançado. No Brasil, o câmera-fone chega em outubro pela operadora Vivo em uma versão exclusiva com 64 GB de armazenamento interno.
O Lumia 1020, pra quem não foi apresentado, é o irmão superpoderoso com Windows Phone do já aposentado Nokia 808 Pureview, que deixou meio mundo fotográfico de queixo caído ao vir com uma resolução monstro de 41 megapixels. Com o 1020, a Nokia (agora uma companhia Microsoft) diz que “reinventou o zoom”.
No final de 2012, o Lumia 920 foi o primeiro a adotar a tecnologia Pureview no sistema da Microsoft, mas de forma limitada: apenas 8 megapixels (e com qualidade incrível para um smartphone), assim como o Lumia 925.
Nesta semana, durante a IFA 2013, vi um Lumia 1020 de perto no estande da operadora alemã T-Mobile. O aparelho, já com a versão mais recente do software da Nokia para Windows Phone (codinome “Amber”) estava sob supervisão de uma Fräulein dedicada que não permitiu tirar muitas fotos do software utilizado – principalmente o da câmera.
Na parte “smartphone”, nada de muito diferente do que já vimos nos Lumia 920 ou Lumia 925: tela grande de 4,5″ AMOLED (1280 x 768) com tecnologia Clear Black (ótima pra ver à luz do sol), processador Qualcomm Snapdragon S4 Dual-Core de 1,5 GHz, compatibilidade com redes 4G, 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno.
Me deu a sensação de ser mais rápido que meu Lumia 920 (que está superlotado com “outros arquivos” que não somem nem com reza braba; vou seguir a velha máxima de que “Windows precisa reformatar de tempos em tempos” e ver se melhora – e se atualiza pro tal Amber também). O design segue a linha corpo único do Lumia 920/925, só que com acabamento fosco na traseira (o branco brilhante do 920 risca que é uma beleza! :)).
Atrás, a saliência da câmera que captura imagens em 7712 x 5360 pixels (modo Pureview) ou menor definição para compartilhar em redes sociais. A câmera usa um conjunto óptico de seis lentes Carl Zeiss…
…e o Lumia 1020 conta com um novo app para controlar a câmera: o Nokia Pro Cam (esse que não queriam que eu mostrasse). Segundo a Telefônica, a versão de 64 GB permite guardar mais de 3 mil fotos em “alta resolução” e mais de seis horas de vídeo em Full HD.
O Lumia 1020 fica mais completo com o Camera Grip, um acessório que amplia a duração da bateria e deixa o telefone com cara de câmera amadora:
E que tem um botão disparador adicional para a câmera (lado esquerdo)…
E um interessante nível de bateria na lateral (pressione para ver a carga).
Infelizmente, a Telefônica não informou os preços que a Vivo vai praticar para o Lumia 1020 no Brasil (mas é para incentivar o uso da rede 4G), e que as versões do aparelho em branco, preto e amarelo serão comercializadas.