A HP lançou hoje o Slate 21, sua primeira máquina com Android que não é um tablet, mas sim um PC tudo-em-um pra usar em cima da mesa, ligado na tomada.
É um bom primeiro passo da HP nesse mundo novo pós-computador/pós-Windows. É uma máquina poderosa em hardware – e um dos primeiros modelos a vir com um processador Nvidia Tegra 4 a ser vendido por aqui – voltada ao uso familiar.
Mas não é esquisito usar o Android em tela grande? Acredito que não: o Slate 21 vem com uma tela IPS de 21,5″ Full HD sensível ao toque, teclado e mouse com fio. Se estiver rodando o Chrome ou Angry Birds, não dá pra dizer que é algo sem Windows.
A configuração do HP Slate 21 inclui Android 4.2.2, processador Nvidia Tegra 4 quad-core de 1,66 GHz (teoricamente o modelo da HP é o primeiro com Tegra 4 no Brasil, já que o estranho e curioso tablet da Gradiente tem lançamento previsto para dezembro apenas), apenas 8 GB de armazenamento interno (expansível com cartões SD) e 1 GB de RAM. O modelo chega às lojas na primeira quinzena de novembro.
E é uma máquina bem simpática pra jogar (tem um Tegra 4 poderoso ali dentro, afinal) e navegar na internet e redes sociais. O modelo não tem bateria interna e precisa estar ligado à tomada o tempo todo.
O acabamento em plástico branco e alumínio é bem feito, e a HP diz que quer conquistar o público jovem com esse design. Do lado direito, o botão de liga-desliga, controle de brilho e volume…
Do outro, saída para headphones, porta USB 2.0 e leitor de cartões SD. O apoio traseiro é móvel – para reclinar o Slate 21, basta empurrar o topo da tela para baixo (entretanto, não é possível baixar a tela até deixá-la paralela à mesa – varia de 15 a 70 graus de inclinação).
Atrás, a fonte de energia, uma porta Ethernet (o que faz sentido, já que é uma máquina estacionária) e mais duas USB 2.0.
O teclado e mouse com fios se justificam pelo preço do produto (a HP vai vender a máquina pelo valor sugerido de R$ 1.899; com fabricação local).
Mas note o pequeno detalhe: já que ele roda Android, tem um botão “Menu” no teclado. Bem pensado.
Ainda no hardware, o topo da tela tem uma webcam integrada com resolução 720p para vídeochamadas.
E o que eu disse: abra o Chrome e vai achar que está em um PC com Windows.
A HP incluiu alguns apps adicionais – gerenciamento de arquivos…
… e de mídia no produto. Além disso, é possível criar múltiplos perfis de usuário no tudo-em-um.
Nos detalhes de software, nada muito diferente do que estamos acostumados a ver no Android 4.2 – tirando o fato de que as notificações ficam apenas nos cantos superiores da tela.
Ah sim, você pode ter uma das maiores calculadoras do mundo no seu escritório também. Alguns apps na vertical (como Instagram) não rodam ainda, e a HP diz que vai resolver isso em breve. Atualizações para futuras versões do Android também estão na promessa da fabricante.
Aproveitei rápido para rodar um benchmark padrão (Vellamo) no HP Slate 2 e ver como o Nvidia Tegra 4 se comporta: bateu 3.153 pontos no teste de HTML5 e 1.170 no Metal – um pouco mais rápido que o tablet Sony Xperia Z Ultra com processador Qualcomm Snapdragon 800.