Olhando a lista que o pessoal do Nokia Conversations fez para os assuntos “quentes” de 2009, os primeiros dois itens eram mais que previsíveis (lançamento do N97 e chegada a demais mercados do 5800, ambos com tela sensível ao toque), mas o terceiro me surpreendeu: em nome de embalagens menores, que ocupam menos espaço, a Nokia pode vir a vender celulares sem o carregador de bateria.
A ideia (ah, a reforma ortográfica) não está errada não.
Parte do ponto de vista que a empresa é líder mundial em telefonia e que estamos num ponto hoje (salvo exceções, claro) em que muita gente só troca de celular – e por isso já tem o carregador. Eu mesmo tenho uns três carregadores distintos em casa (um fica no trabalho, por sinal), então não tem muita lógica comprar um celular novo com carregador novo, certo?
Claro que isso é só um conceito a ser explorado em 2009, e não necessariamente deve entrar em prática. Mas que é uma boa ideia é, com certeza.
Entre as outras “tendências” para o ano estão os demais serviços de internet da companhia (OVI, música, e-mail etc) e um “pensamento” um tanto curioso, que eu amplio para as demais fabricantes de celular: já atingimos o ponto em que existe um celular ideal? Eu acredito que estamos próximos disso, mas ainda não.
Nagano comenta: pode até parecer uma ideia (é assim que se escreve agora?) meio estranha, mas acho que faz muito sentido. Mas para isso bem que os fabricantes poderiam facilitar a vida da gente padronizando a voltagem de saída e o formato dos conectores de seus adaptadores de energia, permitindo assim que as pessoas possam usar o mesmo carregador que nem precisa ser do mesmo fabricante ou mesmo feito especificamente para celular. Até onde eu saiba, a Nokia é uma das empresas que fazem um celular novo que pode ser usado com um carregador antigo (com adaptador) e vice-versa. Outros fazem isso por tabela, permitindo que seus aparelhos sejam recarregados via porta USB o que por sinal, pode ser até uma ótima solução, diga-se de passagem.
No ano passado os principais fabricantes aprovaram a padronização dos conectores, o padrão escolhido foi o mini-USB.
Se a eliminação do carregador se refletir em diminuição do preço final do celular pro consumidor, tudo bem. No entanto, se for uma maneira das empresas simplesmente diminuirem os custos de produção e aumentarem seus lucros, farei questão do meu carregador novinho.
Parece uma ideia interessante a princípio. Mas deve sim ser diminuído o custo e ser adotado um padrão de entrada para os carregadores, uma vez que o carregador costuma durar mais que os celulares. Mas não seria nada inteligente se fosse produzido a mesma quantidade de carregadores que a quantidade de celulares, pois aí teríamos DUAS embalagens!!
é… é uma boa ideia, se abaixar o custo para o consumidor, muito melhor!
agora praticamente todos os celulares vem com um cabo USB, sendo possivel recarregar o celular por ele… o que já é uma alternativa!
Não será Celular com Bateria Solar???
Tenho a impressão que é uma alternativa para manter o preço elevado dos aparelhos já que poucas novidades estarão à disposição neste ano.
Mas justamente a Nokia é a unica que nao permite carregar o celular pelo cabo USB. Ao contrario, com o cel ligado ao PC a bateria até gasta mais rápido.
E como estamos no Brasil, duvido que a queda de uns 20 dolares no preço final do aparelho reflita aqui na hora de converter o preço ao real.
Eugenio, a questão não é o preço final por si só, mas o que O SEU mundo acumulo de lixo com o carregador novinho. E não entendo pq a Nokia está querendo dar uma de bozinha quando como já citado ela faz questão do celular não ser carregado na USB…
Yeah! Parece, mas nem tanto. Ah! Quem se importa com o tamanho das embalagens, realmente!?
De todo jeito vamos ter que comprar um carregador porque quem pode garantir que a nokia e os outros fabricantes não vão mudar a “tomada” do mesmo. Daí você compra o celular… e ainda vai comprar o carregador em separado. Que nem deve custar isso tudo para o fabricante.
A ideia de vir sem carregador é muito boa. A embalagem do Nokia já pequena, agora vai ficar menor ainda. Como trabalho direto com computador, dispenso o carregador e recarrego o meu Motorola com o cabo usb. Acredito no potencial de convergência de utilizar as entradas usb como fontes de energia, além de troca de dados.
Não se vocês entenderam, mas a idéia é causar menos impacto ao ambiente. Exatamente por isso a diminuição do número de embalagens (e das suas dimensões) e cacarecos poluentes que podem tornar-se dispensáveis (como um carregador) é importante.
Sei lá. Quando vendo um celular velho para comprar um novo vendo completo e com o caregador.
BOA NOITE,ESTÃO VENDENDO UM CELULAR NOKIA E 71 COM TV CAMERA 8,0 MGPX,EU PROCUREI NA INTERNET E Ñ ENCONTREI ESSE MODELO,ESSE MODELO Ñ SERIA DO PARAGUAY? TIREM MINHA DUVIDA,POR FAVOR,OBRIGADO
@ana lu
sim, é falsificado. não existe E71 com câmera de 8 megapixels
[…] Ideias da Nokia para 2009: celular sem carregador […]